Com o crescimento da computação em nuvem, cada vez mais se torna inviável manter a qualidade dos softwares realizando apenas testes manuais. Isso acontece porque os sistemas estão cada vez mais robustos e complexos e os prazos de entrega mais curtos. Portanto, manter uma equipe para validar cada funcionalidade está cada vez mais caro e nesse cenário a automação de testes chega como otimizadora de processos.

Essa nova solução garante mais eficiência na entrega, proporcionando uma qualidade maior ao produto final. Os testes poderão ser executados múltiplas vezes com o máximo de precisão, mudando a maneira como a equipe trabalha.

Para que você entenda melhor o impacto positivo da automação de testes, fizemos este texto com algumas das principais vantagens. Confira!

O que é automação de testes?

Podemos resumir a automação de testes como um processo que utiliza um software para executar testes em um aplicativo em desenvolvimento por meio da aplicação de ferramentas e estratégias que permitem a comparação dos resultados com o objetivo do produto, sendo fator preponderante em relação à qualidade do que será produzido.

Os testes de regressão costumam ser maçantes, pois estamos falando de repetições após cada modificação de um programa a fim de identificar qualquer inconformidade. A automação chega para agilizar e tirar peso de ação repetitiva que um teste manual tem.

Quais são as principais vantagens da automação de testes?

Feedbacks mais rápidos

A automação de testes agiliza a validação das fases de um projeto de software, pois otimiza a comunicação entre os desenvolvedores, designers, testadores etc. Qualquer bug em potencial, graças a essa integração, poderá ser identificado e tratado previamente.

Maior segurança dos dados

Não é incomum que em uma equipe de testes manuais os profissionais virem a noite para tentar descobrir um erro ou corrigir um bug que foi para a produção — principalmente em sistemas com alto nível de segurança.

A automação de testes faz verificações constantes, evitando as brechas de segurança e reduzindo os riscos de uma possível invasão ou outros tipos de ataques cibernéticos. Um vazamento de um dado sigiloso de um protótipo pode custar caro.

Redução de custos com TI

Com a ferramenta de testes em nuvem não há a necessidade de instalações ou atualizações, pois tudo já é pré-projetado. Isso reflete em um tempo de configuração bastante reduzido, diminuindo também os custos devido à facilidade que há na integração de ferramentas de testes em uma única solução — que reúne várias soluções de gerenciamento de projetos, como:

• gerenciamento de versão;
• gerenciamento de requisitos; 
• gerenciamento de casos de teste; 
• gerenciamento de ambiente de execução; 
• gerenciamento de equipe;
• relatórios de teste. 


Maior eficiência

Quando falamos de testes manuais, sabemos que eles demandam um tempo grande do ciclo de desenvolvimento de um software. Os testes automatizados, apesar do tempo de setup, necessitam de um tempo bem menor para a sua execução, pois as ferramentas estão integradas e os processos são revisados inúmeras vezes em tempo real. Isso significa que, além da redução dos custos, há um ganho em eficiência.

Facilidade de acesso aos recursos

Como os testes poderão ser executados a qualquer momento, independentemente do local, você terá processos de desenvolvimento e deploy da aplicação muito mais otimizados. A única coisa que precisará fazer para começar a operar é acessar a ferramenta.

Em uma época em que estamos conectados 24 horas por dia nos mais variados dispositivos, essa mobilidade só traz ganhos. Você poderá desenvolver um aplicativo trabalhando com profissionais do mundo todo de forma integrada e no horário mais adequando a cada um.

Neste texto você entendeu um pouco mais sobre os processos de automação de testes, seu conceito e quais são as suas principais vantagens em relação ao teste manual. Se gostou, nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais.