Nesse episódio da CCM Cast, o convidado da vez foi Roberto Mira Junior, diretor geral da Mira Transportes. E o assunto central foi a transformação digital, impulsionada ou não pelo período mais agudo da pandemia da Covid-19.

O tema, que ainda gera debate e segue em pauta para empresas não só do setor de transportes, deve ser analisado com mais atenção. Afinal de contas, a necessidade de isolamento social no período acelerou a transformação digital para muitos comércios e indústrias.

A Mira Transportes não foi exceção e a seguir você pode conferir alguns dos principais pontos discutidos na CCM Cast. Boa leitura!


Quem é a Mira Transportes?

A empresa familiar se consolidou em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 1978. Desde então, o negócio expandiu para a capital paulista, mas manteve um foco logístico de atuação nos setores Centro-Oeste e Norte do país.

Mira, que hoje assume a direção que seu pai ocupou anteriormente, já destaca os desafios logísticos de entrega na região — com infraestrutura menor se comparar com grandes centros urbanos do país. E que o alinhamento tecnológico com as atuais tendências do mercado são determinantes para o crescimento da empresa.

Especialmente, durante a pandemia. Afinal de contas, o home office e outras soluções pipocaram na sociedade para manter negócios essenciais em atividade e promovendo segurança a todos os membros da cadeia produtiva até chegar ao consumidor final.


Qual é o valor da transformação digital no setor de transportes?

A Mira Transportes tem atuação destacada no setor farmacêutico — seu diretor destaca que cerca de 50% de toda a distribuição do segmento, no país, é representada pela Mira —, mas também em e-commerce e em todo tipo de mercadoria de valor agregado.

Para tanto, foi necessário digitalizar o processo por dois motivos: agregar benefícios à rotina produtiva e para alinhar-se ao novo perfil do consumidor.

Até por isso, Roberto Mira destaca o quanto a integração de informações, hoje em dia, é tão crucial quanto a entrega em si. O cliente quer saber, exatamente, onde está o seu pedido e em qual etapa ele se encontra, e isso passa diretamente pelo conhecimento do perfil de cada consumidor e do uso de tecnologias integradas para possibilitar esse diferencial.

E os resultados desse alinhamento, fortalecido pelo período de pandemia no país, renderam resultados impactantes para a empresa. Anteriormente ao ano de 2020, a média de crescimento da Mira girava em torno de 14 e 15%. Isso aumentou para 20%, entre 2020 e 2021, e a projeção para 2022 está entre 22 e 25%.


Quais tecnologias são determinantes para o segmento?

No geral, Mira alerta que algumas soluções são imprescindíveis tanto para o seu setor de atuação quanto para o mercado brasileiro:

  • rastreamento dos caminhões;
  • roteirização automática de todas as entregas e processos de logística;
  • cerca eletrônica para os veículos;
  • digitalização de comprovantes;
  • sistemas com informações integradas da cadeia produtiva.

Além disso, a inteligência artificial tem sido amplamente usada no mercado e em alinhamento com um tipo de tecnologia que já enraizou na sociedade: os dispositivos móveis.

Quando as ferramentas e recursos da empresa são adaptáveis para o uso de dispositivos (como tablets e smartphones), a empresa só tem a lucrar. “Quanto mais mobile, melhor”, reflete o diretor da Mira, que acredita no poder da gestão na palma da mão e seus serviços integrados e com informações atualizadas em tempo real.

Mas ele também acredita em alguns pilares fundamentais para a implementação assertiva da transformação digital nas empresas: muito treinamento, mudança de pensamento e comportamento e, por fim, na apresentação dos benefícios dessas mudanças para as equipes. O que gera mais engajamento, comprometimento e motivação para abraçar a transformação.

Quer saber o que mais foi discutido de maneira frutífera dentro desse assunto? Clique aqui e confira o episódio da CCM Cast na íntegra!