O backup em nuvem é um tipo de serviço por meio do qual os recursos da computação que são usados para executar algum tipo de tarefa — como criar, editar, gerenciar e restaurar dados e/ou aplicações — são gravados remotamente na internet, permitindo que as informações não sejam perdidas.

Manter esses dados salvos é fundamental para qualquer empresa. Portanto, se você ainda não contratou esse tipo de serviço, continue com a leitura deste artigo e entenda a sua importância. Aqui, mostraremos como ele funciona e como pode ser implementado no seu negócio. Confira!  

Por que as empresas devem adotar o backup em nuvem?

A proteção de dados é um dos maiores desafios das organizações. Para muitas das pequenas e médias, por exemplo, fazer backup usando armazenamento de conexão direta ainda é uma preferência. São poucas as que têm em seus planos a migração dessa estratégia para a nuvem.

Acontece que, em um contexto de transformação digital, o backup em nuvem é primordial. Nesse movimento em que negócios de todos os tamanhos e portes têm investido em soluções inovadoras para ganhar diferenciação no mercado, aprimorar processos, reduzir custos, entre outras vantagens, essa prática ganha cada vez mais relevância.

Se olharmos somente para a questão da segurança da informação, vemos claramente a importância do backup em nuvem. De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o número de ataques de negação de serviços — quando criminosos tiram sistemas e redes empresariais de operação — cresceu quatro vezes em 2017 no país.

As empresas que contam com uma estratégia de backup em nuvem bem estruturada reduzem suas preocupações com o tema. Elas também têm a certeza de que não terão prejuízos financeiros e de imagem caso algo aconteça com seus arquivos e documentos. Afinal, tudo estará disponível no datacenter do provedor de cloud computing.


Como funciona o backup em nuvem?

O backup em nuvem é usado, principalmente, nos dados das organizações por meio de uma plataforma de armazenamento em nuvem externa e remota. Ele funciona quando um provedor aloca o armazenamento em nuvem que é acessível globalmente pela Internet ou software especializado por meio de uma interface de usuário — ou API (Application Programming Interface) de fornecedor criada especificamente.

O armazenamento de backup em nuvem pode ser usado para guardar e fazer cópias de segurança de praticamente todos os tipos de dados ou aplicativos. Ao contrário das técnicas tradicionais, ele é altamente flexível e escalável. Ou seja, pode ser aumentado ou diminuído conforme as necessidades da empresa.

Também podemos dizer que o backup em nuvem é um serviço em que toda a infraestrutura e o suporte técnico é gerenciado completamente pelo fornecedor. Além de entregar cópias de segurança dos dados, o provedor também pode combinar esse serviço com soluções de recuperação de desastre e pode fornecer uma instância exata de um servidor, desktop ou sistema inteiro.

Como implementar uma estratégia de backup em nuvem?

Assim como os demais serviços de cloud computing, o backup em nuvem precisa ser visto pelas empresas como uma estratégia. Ele tem que ser sistematizado, abranger a estratégia de proteção de dados e estar em alinhamento com os esforços de evolução do negócio. Dessa forma, é possível firmar parceria com um provedor que atenderá as demandas de cada organização conforme suas especificidades.

E, afinal, como fazer isso? Para descobrir, confira, a seguir, quais são os passos iniciais para implementar essa estratégia.

Classifique os dados

Primeiramente, é preciso avaliar os dados, classificando-os de maneira a identificar quais são altamente confidenciais, quais são sensíveis, por exemplo. Assim é possível saber as aplicações e informações que merecem cópias de segurança, com que periodicidade, entre outras coisas.

Avalie o espaço necessário 

A classificação dos dados também ajuda a definir qual será o espaço de armazenamento das cópias de segurança necessário. Tanto esse quesito quanto o anterior podem ser realizados em conjunto com um fornecedor especializado.

A boa notícia é que a computação em nuvem permite ampliar ou reduzir o espaço sempre que necessário. Ou seja, quando a empresa tiver um pico de produção ou captação de informações, basta contatar o fornecedor para garantir que mais cópias de segurança sejam realizadas e devidamente armazenadas.

Escolha o serviço de backup em nuvem

Em seguida, é importante avaliar os diversos serviços de backup em nuvem disponíveis no mercado, considerando as reais necessidades da empresa em diversos aspectos.

É interessante saber, por exemplo, se é preciso sincronizar os arquivos ou somente armazená-los, se é importante guardar as informações localmente também ou somente na nuvem, entre outras questões. Também é recomendado verificar se a dinâmica de trabalho da sua empresa requer atuação em conjunto — entre departamentos, filiais e parceiros de negócio — nas cópias de segurança.

Contrate um provedor confiável

O passo seguinte é buscar um provedor que forneça o serviço de backup em nuvem que atenda as necessidades da empresa — essa avaliação deve ir além da técnica. É importante verificar como o serviço é prestado, como o suporte é realizado e de que maneira é possível contatar o fornecedor.

Uma boa maneira de não errar na escolha é conversando com empresários ou gestores de TI que já são clientes do provedor que você está avaliando. Esse benchmarking permite ir além do discurso comercial, observar, na prática, se o que é prometido realmente é entregue.

Treine os colaboradores

Com o fornecedor contratado e o serviço devidamente configurado, também é fundamental treinar os colaboradores. Tanto o time de TI da empresa quanto os usuários devem ter em mente de que maneira eles precisam agir para aproveitar o backup em nuvem e quais são os erros que não podem cometer.

Como você viu, o backup em nuvem oferece inúmeras vantagens, sendo indispensável para as empresas que querem ampliar a segurança de suas informações e organizar seus dados para que eles estejam sempre disponíveis e confiáveis.

Com esse serviço, o acesso remoto às cópias de segurança traz a tranquilidade de que, mesmo que algo aconteça — uma ameaça externa ou um erro interno —, sempre será possível recuperar arquivos e dados fundamentais para manter a operação e a estratégia do negócio a salvo. 


Você está preparado para avaliar e implementar um serviço de backup em nuvem? Entre em contato conosco agora e veja como podemos ajudá-lo nessa tarefa!