Com a transformação digital, o planejamento estratégico da TI se tornou uma questão de eficiência e sobrevivência para toda empresa. Você está pronto para assumir essa responsabilidade?

A importância de um planejamento estratégico em TI

Se você já tem experiência no gerenciamento de TI, não precisa de ninguém dizendo sobre a diferença que faz ter uma estrutura organizada para desenvolver, manter ou dar suporte a um sistema corporativo. Mas o que profissionais da área muitas vezes não percebem é que planejar vai bem além disso.

Uma boa estratégia de TI não se resume a ver o setor funcionando bem e atendendo às expectativas. Quanto mais a tecnologia se torna parte vital do sucesso em um mercado digital, mais as decisões tomadas pelo gestor tecnológico refletem no sucesso do negócio.

Por exemplo, a redução de custos atrelada ao aumento da eficiência da TI — como no investimento em cloud computing — , interfere diretamente na capacidade de uma empresa atender novas demandas. O alinhamento dessas tecnologias com as diretrizes do negócio podem se tornar a vantagem que ela precisa.

Portanto, gerenciar uma TI com planejamento estratégico não é uma questão restrita de bom funcionamento, é um passo em direção a um negócio mais competitivo. O futuro de transformação digital começa pelos gestores.

Começando por uma transformação de dentro para fora

Não existe fórmula para um planejamento estratégico bem-sucedido, mas existem práticas que ajudam qualquer gestor a situar sua equipe dentro da empresa e do mercado, definir o caminho para suas metas e entender como alcançá-las.

Em um primeiro momento, essa é uma questão de organizar o setor de dentro para fora, criando uma base estruturada que apoie toda a sua estratégia daqui para frente:

Defina seus objetivos

Existem muitos negócios à deriva porque seus gestores são incapazes de definir e manter objetivos a curto, médio e longo prazo para suas equipes. Essas TIs se tornam reativas, por isso nunca conseguem superar a concorrência e entregar mais qualidade para seus clientes.

O ponto principal dessa definição de metas é que o gerente do setor precisa assumir seu papel como parte fundamental do sucesso do negócio e trazer discussões tecnológicas atreladas ao negócio para a reunião da diretoria.

Invista no relacionamento com os outros departamentos e se esforce para entender o ponto de vista deles e suas estratégias de tal forma que seu planejamento possa suportar e impulsionar as atividades dos departamentos, principalmente no que tange à inovação, receita e rentabilidade. Daqui para frente, a TI precisa fazer parte da solução em qualquer planejamento e ajudar a compor a análise de macro ambiente em nível de tecnologia.

Busque eficiência

Além de garantir um norte a ser seguido, a TI precisa sempre buscar um caminho claro, específico e mensurável para alcançar seus objetivos. A eficiência do departamento está intimamente relacionada ao foco, aos ajustes e otimizações que se traduzem, a médio/longo prazo como um imenso ganho em produtividade.

Nesse sentido, existem três formas principais de alcançar eficiência: definir o foco (o que devemos fazer), as omissões (o que devemos deixar de lado ou mesmo deixar para depois) e orientar seus processos para o negócio e seus clientes (internos e externos). Hoje, existem soluções que são a base para manter o foco no que realmente interessa para as companhias: tecnologia relacionada a negócio.

A transformação digital exige agilidade, flexibilidade e segurança. Tecnologias como a adoção da nuvem, por exemplo, desde que bem planejadas, executadas e acompanhadas podem entregar ambientes elásticos, ágeis, seguros e menos onerosos. É necessário estar preparado para sazonalidades ou mudanças tecnológicas muito rápidas, o que acaba sendo uma tarefa impossível quando se pensa em um processo monolítico e de setup moroso.

Quanto mais rápido, seguro e barato for executar um trabalho, corrigir falhas e lançar um produto ou serviço que atenda às novas demandas do público, mais rentabilidade e efetividade o negócio possui para seguir a frente nessa corrida.

Invista em segurança

Se estamos falando da influência de uma TI no sucesso da empresa, a segurança tecnológica é um ponto crítico para um futuro digital. A proteção de dados é, ao mesmo tempo, uma prioridade para o setor e um desafio pelo tempo e recursos que demanda da equipe.

Dentre os riscos listados do relatório anual do Fórum Econômico Mundial, riscos de ataques cibernéticos ocupa o terceiro lugar, atrás eventos climáticos extremos e desastres naturais, respectivamente.

Por isso, não há saída. Investir em segurança define a tranquilidade e confiança para buscar seus objetivos no planejamento estratégico do futuro. O outsourcing da segurança, em conjunto com a cloud computing, pode se tornar, em pouco tempo, uma obrigação para o sucesso de estratégias tecnológicas ou até mesmo uma obrigação legal.

Trabalhando estratégias a curto, médio e longo prazo

Com uma TI bem estruturada, eficiente, econômica e segura, é hora de trabalhar com o seu planejamento estratégico propriamente dito. Por isso, queremos terminar este texto com algumas dicas de práticas que vão melhorar sua gestão de objetivos e impactar positivamente no sucesso do negócio:

Acompanhe tendências

Um gestor de TI precisa ser um profissional atualizado. Acompanhar blogs, artigos e novidades nesse mundo dá acesso a soluções promissoras que ainda foram pouco exploradas pelo mercado.

O segredo de se tornar uma referência não é ser sempre disruptivo — isso é impossível. Profissionais e empresas que se destacam são aqueles que identificam e aproveitam de uma tendência quando ela ainda é uma aposta, com ousadia e visão de futuro.

Faça benchmarks constantes

Para ter essa visão constante do mercado, você precisa conhecê-lo. Benchmarks são importantes para situar a TI dentro da empresa e comparar com o resultado de concorrentes.

O segredo aqui é padronizar e estruturar essas análises de forma que elas estejam presentes em cada decisão tecnológica e de negócio. É como um xadrez: você não move uma peça sem antes estudar a jogada anterior e tentar prever os próximos passos do adversário.

Mapeie as soluções tecnológicas

Soluções tecnológicas surgem e se consolidam todos os meses em um setor tão dinâmico como o de tecnologia da informação.

Um exemplo simples é como a cloud computing vem não só transformando a produtividade dentro da TI como convertendo essa transformação em resultados positivos para negócios. IaaS, PaaS e SaaS são alguns dos termos que mal existiam há dez anos e hoje são uma necessidade para se adaptar a novos tempos. Portanto, nunca pare de procurar novidades que possam se tornar vantagens para a sua empresa.

Trace metas desafiadoras e alcançáveis

Já falamos bastante sobre objetivos, mas nunca é demais reforçar: as metas devem governar a sua gestão. O segredo de boas metas é que elas sejam mensuráveis, específicas, alcançáveis, relevantes (para o negócio) e com um prazo estipulado. Procure equilibrar o desafio que instiga e motiva sua equipe e a realidade do que pode ser alcançado ou não com o prazo estipulado.

Uma TI eficiente geralmente tem objetivos de curto, médio e longo prazo, com deadlines diferentes e alguma forma de recompensar o time — nem que seja pela sensação de dever cumprido.

Por isso, claro, é recomendado incluir todos os colaboradores nesse planejamento, além de utilizar ferramentas e metodologias que deem a todos uma visão individual e coletiva sobre o progresso.

Trabalhe com indicadores de performance

Além de tudo que conversamos, existe mais um ingrediente essencial para uma TI bem gerida: os KPIs (indicadores de performance). Eles são valores que o gestor define e acompanha sobre vários aspectos, como ROI (return on investment),ROE (return on equity), gastos, tempo de execução de processos, eficiência no atendimento de chamados, downtime do sistema etc.

Os KPIs servirão como relatórios para a evolução do trabalho da TI e o sucesso em seguir o caminho traçado. Se você pretende melhorar, precisa primeiro medir. Não se gerencia o que não se mede.

Ou seja, elaborar um bom planejamento estratégico depende de conhecimento da área, conhecimento do negócio e de negócios, atualização tecnológica, organização e disciplina para aplicar tudo o que o setor de TI pode oferecer ao crescimento do negócio. É hora de estudar seus concorrentes, estudar o macro ambiente, se aproximar das áreas de negócio e pedir ajuda ao seu time e assumir seu papel de decisão junto à diretoria

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