Não há dúvidas quando falamos que as empresas precisam cada vez mais de serviços de hospedagem para garantir o funcionamento de suas aplicações essenciais e de missão crítica. No entanto, ainda muito se discute sobre qual modelo investir. Afinal, como saber se um ambiente dedicado ou um compartilhado se encaixará melhor em determinado empreendimento?

Se sua empresa está iniciando o processo de migração para Nuvem ou está pensando em dar um passo além em sua estrutura de hospedagem, provavelmente estará avaliando qual tipo de ambiente será mais vantajoso para a sua organização.

Para lhe ajudar com esse questionamento, preparamos o conteúdo a seguir em que explicamos tudo sobre esse assunto. Nossa finalidade, é contribuir para que você escolha a melhor estrutura de acordo com suas necessidades e orçamento. Para isso, vamos explicar as diferenças entre ambiente compartilhado e ambiente dedicado em Nuvem, vamos lá?

O que é ambiente compartilhado e ambiente dedicado?

As empresas precisam contratar um provedor de serviço que ofereça os recursos adequados às suas demandas de trabalho, levando em consideração o crescimento de seus negócios e a capacidade necessária para isso.

A partir disso, será necessário optar por um hosting compartilhado, Nuvem ou um hosting dedicado, os quais possuem suas especificidades, como veremos a seguir:

Hosting compartilhado e Nuvem

O Hosting compartilhado e a Nuvem tratam-se de ambientes que serão compartilhados por mais de um cliente. No entanto, é necessário entender as diferenças que existem entre as duas opções.

O hosting compartilhado consiste em um Data Center com máquinas físicas de um provedor de serviços que irá disponibilizar uma camada de virtualização para que seus clientes possam trazer suas máquinas virtuais para esse local.
Enquanto isso, uma oferta de Nuvem é um host compartilhado com inúmeros recursos superiores. Ela oferece um autogerenciamento, que não está disponível no host compartilhado padrão.

Em ambos os casos, a empresa irá dividir os recursos junto a outros clientes. Embora na nuvem, a organização possua mais liberdade e no host compartilhado seja necessário contar com o suporte e monitoramento do prestador de serviços contratado.

Ao adquirir um host compartilhado padrão, sua empresa não terá controle sobre a infraestrutura, portanto será necessário solicitar junto ao fornecedor qualquer nova modificação.

De maneira análoga, podemos exemplificar o hosting compartilhado com um coworking, que é um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de espaço e recursos. Todos os participantes dividem entre si as despesas gerais e a área em comum, no entanto, realizam seus trabalhos independentes um dos outros.

O hosting compartilhado costuma ser uma opção favorável para empresas que não possuem equipes internas especializadas. Além disso, por compartilhar os recursos com outros clientes, possui custos reduzidos.

Outro ponto importante a ser considerado dessa opção é que, se comparado ao dedicado, ele possui uma customização menor. As suas opções de personalização na camada de infraestrutura são limitadas.

Devido a suas características e limitações, o hosting compartilhado é ideal para pequenas empresas, aplicações mais simples e para novos negócios que buscam economia. A redução de gastos é, provavelmente, seu maior benefício, sendo possível justamente porque os recursos e custos são divididos entre todos os usuários.

Portanto, podemos dizer que host compartilhado é um formato mais simples e inicial para que as empresas possam iniciar o processo de virtualização de seus servidores. Já a Nuvem é uma evolução disso, onde será possível contar com uma camada extra de outros serviços, como plataformas de banco de dados, ambientes para teste de código, ambientes de Inteligência Artificial.

Hosting dedicado

Enquanto isso, o hosting dedicado refere-se a uma máquina fisicamente independente dos outros servidores, ou seja, cada cliente da hospedagem possui um servidor físico exclusivo. Assim todos os recursos são direcionados a atender às demandas de seu empreendimento. Não havendo a necessidade de dividir o ambiente com outras empresas.

Para entender melhor esse conceito, podemos compará-lo a casas geminadas. Elas dividem o terreno com outras casas semelhantes, no entanto, tem uma porção independente do ambiente delimitado para cada uma.

No ambiente dedicado, sua equipe de TI tem o controle sob a hospedagem. Você pode gerenciar com maior eficiência a plataforma e fazer alterações quando necessário. Isso é possível pois a administração é de responsabilidade de sua organização e não do provedor do serviço.

Devido a isso, será necessário contar com profissionais dedicados internamente para fazer a gestão do ambiente, ajustando os recursos de acordo com as demandas e evitando inatividade e outros contratempos.

A principal vantagem dessa opção é a flexibilidade de controle de cada detalhe, desde as configurações até a performance. Além disso seu desempenho será superior por não precisar dividir os recursos de processamento com outras organizações.

Entretanto, o hosting dedicado irá exigir um investimento maior em infraestrutura, hardware, suporte e gerenciamento. Por causa disso, acaba sendo uma melhor alternativa para médias e grandes empresas ou para aplicações essenciais nos negócios, como ERP.

O que é Bare Metal?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o universo de hospedagem, é importante saber o significado do termo bare metal. Em uma tradução literal, significa “metal cru”. Na prática significa um servidor por si só, ou seja, sem nada além do hardware, em que a empresa pode instalar o que quiser.

No bare metal, o hardware está totalmente disponível para que toda a demanda seja integralmente atendida, seja pelo sistema operacional, bem como por qualquer natureza de serviço instalado no hardware.

O bare metal é estável, durável e confiável. Portanto, é capaz de tornar o ambiente mais estável, contribuindo para o processamento de grandes volumes de dados e tráfegos intensos.

Como é de uso exclusivo, ele garante alto desempenho da TI em todos os momentos. Entre seus principais benefícios estão:

  • Melhor desempenho geral;
  • Menores custos de transferência de dados;
  • Taxas de licenciamento de software reduzidas.

Por que apostar no Cloud@Customer para serviços de Nuvem pública?

O Cloud@Customer é uma Nuvem gerenciada que oferece todo o portfólio de infraestrutura de nuvem pública da Oracle, serviços totalmente gerenciados e aplicativos Oracle Fusion SaaS em seu Data Center.

Ele conta com o melhor dos dois mundos, oferecendo escalabilidade e elasticidade da Nuvem e, ao mesmo tempo, possibilitando que os workloads e dados em ambientes dedicados locais sejam gerenciados por meio de um console único.

Desse modo, as empresas podem mover suas aplicações do local para a Nuvem e aproveitar todos os recursos oferecidos pela Oracle e gozando de um SLA de serviços tanto para nuvem quanto para host dedicado.

Podemos dizer que o Cloud@Customer é uma evolução do modelo de Nuvem híbrida. Por meio dele, as empresas conseguem contar com a experiência e capacidade da Nuvem pública da Oracle em seu próprio Data Center.

Por meio dele, sua empresa conseguirá executar todos os serviços de nuvem pública, consolidar aplicativos e bancos de dados com alto desempenho. Além disso, é possível contar com as ferramentas necessários para criar aplicativos nativos e realizar atualizações.

Alguns dos inúmeros motivos para apostar no Cloud@Customer são:

  • Acelerar a migração de cargas de trabalho on-premise para nuvem;
  • Experiência aprimorada em segurança, privacidade, gerenciamento e governança;
  • Redução dos riscos de perda de dados por ciberataques com isolamento e correções contínuas;
  • Fornecimento de recursos autônomos para reduzir a complexidade da gestão de bancos de dados e sistemas operacionais on-premise;
  • Modernização da capacidade de executar aplicativos e bancos de dados existentes em infraestruturas de Nuvem escalável;
  • Execução de aplicativos de forma mais ágil e em maior escala com bare metal;
  • Redução de custos de execução e maior flexibilidade, podendo aumentar e diminuir o consumo de recursos para atender às necessidades de seus aplicativos.

O Cloud@Customer oferece uma experiência completa para seus clientes e por isso, é uma excelente opção para as empresas que buscam agilidade, inovação e custos reduzidos para armazenar e gerenciar seus dados.

O ambiente, independentemente de ser compartilhado ou dedicado, deve atender aos critérios de disponibilidade e demandas dos negócios de sua empresa. Logo, é importante ressaltar que não há uma opção certa e outra errada. Isso irá depender das necessidades e orçamentos disponíveis.

Portanto, sua empresa deverá analisar algumas características importantes como o tamanho de suas aplicações, o banco de dados, o sistema operacional do servidor, SLA do serviço, entre outros pontos importantes.

Gostaria de ajuda para decidir entre um ambiente compartilhado ou dedicado para os seus negócios? Fale com um de nossos especialistas!