Quem nunca ficou horas e mais horas trabalhando em um projeto quando, por algum motivo adverso, percebe que perdeu o arquivo, tempo e muitas vezes a paciência. Trata-se de um cenário muito comum em casas e empresas. Pelo menos para aquelas pessoas que não fizeram um backup.

Entenda neste texto a importância do backup para a segurança e integridade do seu negócio.

O que é um backup? 

A definição de backup é bem simples e direta: uma cópia de segurança.

É quando a cópia de um dado - seja ele informações geradas no trabalho, foto do celular ou até uma conversa no WhatsApp - é feita e esse arquivo é guardado em um ambiente diferente do original. Dessa forma, caso ocorra um problema com o dado original você pode ter acesso à sua cópia: o famoso backup.

Mas você deve estar se perguntando: onde colocar essas cópias? Existem dois caminhos!

Qual usar: Backup em nuvem vs. Backup em mídia física 

De uma forma ou de outra, em ambos os casos o arquivo de segurança vai para um outro dispositivo. A diferença é que um você tem acesso físico e o outro é administrado por uma empresa especialista em armazenar arquivos de terceiros, ou simplificando: empresas com serviço de nuvem.

Backup em mídia física: neste destino, os dados são salvos em qualquer dispositivo com espaço de armazenamento. Os mais comuns hoje em dia são os HDs externos, mas entram na mesma classificação pen drives e os clássicos DVDs e CDs. Mas esta é uma opção problemática, principalmente em um ambiente empresarial.

Mídias físicas podem falhar e estragar, além de ser mais difícil manter em segurança esses aparelhos, uma vez que, com acesso a eles, qualquer um pode acessá-los.

Backup em nuvem: já a segunda opção é mais segura, moderna e ganha cada dia mais espaço em nossas vidas. Também conhecido como cloud backup, neste caso os dados são salvos em um servidor remoto, fora da sua empresa, mas podendo ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. Simplificando mais uma vez, salvar em nuvem é usar o armazenamento de outro computador.

Seu principal diferencial está na segurança. Não existe o risco dos arquivos se perderem e as empresas que recebem esses dados utilizam tecnologias para que apenas as pessoas autorizadas possam acessar as informações salvas.

A importância do backup

Hoje em dia qualquer empresa que gere dados - praticamente 100% - deve cuidar com muito zelo das informações ali geradas. E o backup vem justamente para garantir que o negócio tenha segurança e possibilidade de manter sua qualidade e entrega mesmo em possíveis adversidades.

Além disso, tê-lo em seu fluxo de trabalho traz mais tranquilidade para os clientes finais, que têm a segurança que seus dados permanecerão protegidos.

Ter um backup bem estruturado é garantir a continuidade dos negócios, vendas e lucros.

Se até hoje você não se preocupou com os backups da empresa, provavelmente agora está repensando em implantá-los no seu negócio. E a CCM pode te ajudar com isso.

Possuímos competências e certificações em todas as camadas de tecnologia que compõem as soluções em nuvem, entre elas a de cloud backup sob medida. Clique aqui e confira mais sobre o nosso serviço.

.