De acordo com a Gartner, maior empresa de pesquisas em tecnologia no mundo, até o final de 2018 a Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service — IaaS) deve crescer 21% globalmente.

Na América Latina, região com crescimento vertiginoso de serviços e soluções em Cloud Computing, a IaaS também tem um crescimento acelerado segundo a consultoria IDC — o Brasil, que detém 45% do mercado tecnológico da região, é o carro-chefe dessa tendência.

Para termos uma rápida ideia de como a IaaS vem ganhando espaço no Brasil, basta olharmos para o que aponta um estudo da Frost & Sullivan: em 2017 foram movimentados no país cerca de 2,7 bilhões de reais somente com ela.

Continue lendo para entender o que é IaaS, que benefícios oferece e por que cada dia mais empresas brasileiras têm optado por ela! 

O que é e que benefícios a IaaS oferece às empresas?

Por definição, a IaaS é um dos três modelos de serviços fundamentais da computação em nuvem. Ela está ao lado das plataformas (Platform as a Service — PaaS) e dos softwares (Software as a Service — SaaS). É uma abordagem que fornece acesso aos recursos de infra de TI em um ambiente virtualizado, “a nuvem”, com uma conexão pública, geralmente a internet.

Os serviços de infraestrutura em nuvem são modelos onde os departamentos de TI se voltam para a gestão mais estratégica e podem se voltar para o provisionamento, junto ao parceiro de nuvem, das especificidades de que necessitam para sua companhia, em nível de recursos para infraestrutura. As atividades de baixo valor agregado ao negócio, como manutenção da infraestrutura, o famoso “apertar parafuso”, são realizadas pelos parceiros. Uma dinâmica onde os profissionais de TI ganham mais visibilidade e experiência estratégica e de negócios.

Outro ponto importante é a velocidade de implementação de tudo o que for necessário em nível de infraestrutura para atender as dinâmicas e sazonalidades dos negócios e dar vazão de maneira ágil as iniciativas e inovações das empresas.

Para exemplificar, imagine o tempo de abrir um chamado para adequar a infraestrutura aos planos da empresa e verificar que isso acontece em minutos versus o modelo de análise, compra, instalação e configuração de uma nova infra.

Até lá, seu concorrente já lançou o produto que sua empresa lançaria ou, em um cenário pior, uma empresa B2B poderia perder um cliente que exige um setup com curto espaço de tempo para iniciar suas operações como parceiro.

Que vantagens fazem da IaaS tão aderente às organizações?

A IaaS oferece grandes vantagens às organizações. Elas vão desde a redução do go-to-market de novas estratégias, produtos e soluções até a diminuição dos gastos com TI e transformação capaz de tornar o time de TI mais estratégico.

Entenda em detalhes:

Redução de custos

O serviço pode ser acessado conforme a demanda e a empresa só paga pelo que realmente utiliza. Os hardwares subjacentes são configurados e mantidos pelo provedor, sendo ele o responsável pelos custos decorrentes.

Escalabilidade e flexibilidade

A expansão ou a redução das capacidades pode ser realizada a qualquer momento, bastando firmar um acordo com o provedor. Isso evita perda de tempo e também desperdícios de recursos financeiros.

Mobilidade

Os serviços podem ser acessados em qualquer local e por meio de diversos dispositivos (desktop, notebook, tablet etc.). Para isso, basta ter conexão com a internet e seguir os protocolos de segurança.

Segurança da informação

O provedor utiliza padrões internacionais para garantir que os recursos e os dados da empresa estejam sempre disponíveis, íntegros e confiáveis.

TI menos operacional

Em vez de se preocupar com questões técnicas da infraestrutura, o time de tecnologia passa a ter uma atuação mais estratégica. Consegue tempo e capacidades de TI para se dedicar, por exemplo, à criação de soluções de análise de dados para a direção do negócio.

Por que a IaaS está em constante crescimento no Brasil?

Além de todas essas vantagens mencionadas — que são muito importantes para as empresas atualmente —, uma das explicações para o crescimento da adesão à IaaS no Brasil tem a ver com a transformação digital.

Segundo a consultoria IDC, uma em cada nove empresas latino-americanas deve se transformar digitalmente até o final de 2018. Ou seja, deve empreender uma estratégia digital consciente e estratégica.

Sendo um dos países mais importantes da região (atrás apenas do México), o Brasil é visto pelo mercado internacional de TI como um dos que mais aderem novas tecnologias, sobretudo para simplificar processos e potencializar resultados empresariais.

Em outras palavras, à medida que organizações brasileiras de todos os portes e em todos os segmentos sentem a necessidade de implementar mais recursos tecnológicos, cresce também a necessidade de incrementos nas infraestruturas tecnológicas. Com um maior entendimento da computação em nuvem, mais e mais gestores de TI e negócios estão optando pelo modelo “cloud first”

Também é importante pontuar que a IaaS, por seu caráter inovador, é um grande diferencial para os negócios. Por meio dela é possível ter o arcabouço tecnológico necessário para suportar soluções de Big Data, Analytics, Inteligência Artificial etc. que vêm sendo amplamente adotadas para tornar a gestão mais orientada a dados.

Isso tudo sem contar que infraestruturas, como serviço e outros tipos de abordagens de nuvem, tornam os negócios mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Afinal, milhares de usuários compartilham um mesmo datacenter — cada qual com seus níveis de acesso bem definidos —, o que evita o consumo fragmentado de energia elétrica, por exemplo.

Também há o fato de que, como diversas empresas utilizam a nuvem, deploys, falhas, testes de atualização e demais fatores que podem complicar a vida de um TI, são detectados rapidamente e tratados para todos os que se encontram naquela nuvem. Ou seja, resolução de problemas em ambientes gerenciados é algo muito mais eficiente.

Portanto, organizações que buscam tornar-se mais inteligentes e, ao mesmo tempo, controlar seus investimentos em TI têm feito da IaaS seu grande trunfo. Isso é perfeitamente compreensível em um país que já entendeu o quanto a tecnologia é importante e busca se reerguer para não deixar passar os fluxos globais de transformação constantes da atualidade.

Sua empresa está preparada para a IaaS?

Por fim, é importante saber que há hoje no mercado diversos provedores que fornecem soluções e serviços no modelo IaaS. É importante, no entanto, ficar atento à qualidade do que é oferecido.

Bons provedores de IaaS são aqueles que apresentam comprovada experiência, possuem processos, políticas e mecanismos de alto nível de segurança e garantem a entrega e disponibilidade de seus serviços de maneira muito superior à infraestruturas locais.

Seu negócio está pronto para migrar do modelo tradicional de infraestrutura para a IaaS? Para receber mais artigos como esse diretamente no seu e-mail, assine agora a nossa newsletter!