O seu perfil é operacional quando

Está diretamente envolvido com os processos do setor. O perfil operacional é aquele que, literalmente, “bota a mão na massa” e sustenta o funcionamento da infraestrutura montada, contribuindo fortemente para o alcance das metas. Esse perfil é pouco lembrado quando tudo está funcionando corretamente, mas é indispensável para o setor.

Sendo mais específico, um(a) profissional é mais envolvido(a) com a parte operacional quando cuida da instalação, atualização e manutenção de rede, de equipamentos e de softwares, estabelece os links de comunicação, implementa as rotinas de backups, monitora e controla o acesso à rede corporativa, sistemas e bancos de dados, entre tantas outras funções.

Então, podemos dizer que, em um momento de crise, como a queda do servidor, a equipe operacional é a primeira que entra em ação para resolver o problema. Sem esses profissionais, o setor de TI ruiria instantaneamente diante de um problema mais grave.

Quer um exemplo? Imagine se o sistema de gestão (ERP), a principal ferramenta tecnológica das empresas, ficasse fora do ar por um dia inteiro. Para dimensionar com mais precisão a dor diante desse cenário, podemos tomar como exemplo a indisponibilidade do faturamento, e seu impacto direto na receita da empresa. Consegue prever o caos que isso causaria no negócio?

Nesse caso, se você tiver o perfil operacional, orgulhe-se disso, pois é o pilar para o fluxo contínuo dos processos. Sem você, a TI estratégica não tem eficiência, pois seria quase impossível colocar em prática o planejamento realizado.

O seu perfil é estratégico quando

Está mais relacionado com a análise de resultados, identificação e monitoramento dos riscos e ameaças, localização de problemas (falhas), implementação de soluções de melhorias, busca por oportunidades (novas metodologias e tecnologias), planejamento e alocação de recursos, definição de objetivos, descobertas de como o setor pode contribuir para o crescimento do negócio e muito mais.

O perfil estratégico é capaz de avaliar a viabilidade de projetos, enxergar além e projetar resultados futuros, tomando decisões importantes no caminho, além de controlar os processos e recursos para alcançar tais projeções.

Por exemplo: imagine que a empresa deseja investir na criação de um site para vendas (e-commerce), passando a atuar online. Todo o processo de planejamento é função do perfil estratégico. As etapas de criação, teste e implementação são feitas em parceria com o operacional. A partir daí, o estratégico fica responsável pelo monitoramento dos resultados enquanto o operacional cuida da manutenção e disponibilidade.

Com isso, podemos concluir que o perfil estratégico ajuda a agregar maior qualidade aos produtos e serviços que a empresa entrega, bem como conquistar novos mercados e trazer inovações importantes por meio do acompanhamento das novas tendências.

Além disso, é o perfil estratégico que proporciona economia, melhorias no atendimento ao cliente, suporte técnico de qualidade, uma boa governança e aumento do desempenho geral na empresa. Mas, no final, um complementa o outro.

Quer ler mais conteúdos interessantes como este? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os avisos de postagens diretamente no seu e-mail!

Leia também: