Em Tecnologia da Informação (TI), escalabilidade é a capacidade de ampliar recursos tecnológicos para atender à demanda dos usuários e do negócio como um todo.

Esse conceito foi ampliado consideravelmente com a chegada da computação em nuvem, por volta dos anos 2000. Hoje, é fundamental para a competitividade empresarial, sobretudo para as organizações que já entenderam o poder da transformação digital.

Neste artigo, trazemos uma reflexão a respeito do assunto. Continue lendo para entender como é possível escalar seu negócio com as alternativas proporcionadas pela nuvem!

Por que toda empresa deveria se preocupar com a escalabilidade?

Cada dia mais, a escalabilidade tem sido vista como um sinal de estabilidade e competitividade, pois significa que a organização está pronta para lidar com o fluxo de demanda, aumento de produtividade, tendências, ciclos econômicos e mudanças de necessidades.

No atual momento de dinamicidade mercadológica e concorrência global, empresas de todos os portes precisam lançar mão de escalabilidade. Afinal, não basta ter processos e operações amparadas pela tecnologia: é preciso estar sempre pronto para elevar capacidades.

Há especialistas que afirmam que só é possível inovar no ritmo acelerado da atualidade quando o modelo de negócio é escalável. Da mesma forma, só é viável ter competitividade quando ferramentas e métodos tecnológicos podem ser facilmente ampliados com rapidez e eficiência.

O que a escalabilidade tem a ver com a computação em nuvem?

Hospedar e operar recursos de TI internamente é um empreendimento caro, tanto em recursos investidos diretamente quanto em custo de oportunidade, para empresas de todos os portes, onde a infraestrutura deve, necessariamente, acompanhar o porte. A computação em nuvem, por outro lado, permite que os negócios reajam rapidamente às necessidades, melhorem a eficiência da operação e proporcionem melhores condições de trabalho para suas equipes.

A utilização de recursos de TI escalonáveis por meio da nuvem oferece muitos benefícios para os negócios, principalmente para as PMEs. Os mais significativos são: flexibilidade, mobilidade e redução de custos.

Maior flexibilidade e mobilidade

A cloud computing e a tecnologia móvel andam de mãos dadas. Ao tornar arquivos e dados acessíveis por meio da nuvem, em vez de armazená-los no disco rígido de um computador local, os usuários podem ser mais flexíveis dentro e fora do escritório.

Usando dispositivos móveis (smartphones, laptops, notebook etc.), os funcionários podem compartilhar arquivos instantaneamente pela web e acessar dados com rapidez e segurança.

Graças à escalabilidade fornecida pela computação em nuvem, qualquer usuário pode ser fácil e rapidamente adicionado a uma operação. Isso é especialmente útil para empresas que dependem de trabalhadores sazonais ou contratados.

Se a organização cresce repentinamente devido a uma fusão ou aquisição, sua infraestrutura escalável, baseada em nuvem, pode acomodar instantaneamente mais usuários e dados. Essa abordagem também elimina a dor de cabeça dos tradicionais processos de migração e realocação de dados.

Custos mais baixos

Sem um provedor de nuvem, as empresas teriam que comprar, armazenar, proteger e gerenciar seus próprios servidores físicos e toda a infraestrutura acessória, como cabeamento, equipamentos de redes etc. Muitas PMEs simplesmente não têm os recursos para oferecer suporte a servidores locais e muitas empresas grandes apesar de terem os recursos, se atentam para a não imobilização do seu capital fora de sua atividade central.

A computação em nuvem permite o aprimoramento dos requisitos de TI facilmente, conforme necessário, suportando alterações em seus negócios sem modificações caras e demoradas no ambiente tecnológico existente.

Além disso, os especialistas em TI em data centers gerenciados monitoram cuidadosamente a alocação de recursos, de modo que a sobrecarga ou o poder de processamento insuficiente nunca seja uma preocupação. O desktop e outros aplicativos de software podem até ser gerenciados como serviços por meio da nuvem, o que ajuda a reduzir os custos.

Que tipo de nuvem escolher para elevar a escalabilidade do negócio?

Outro ponto importante quando falamos em escalabilidade é a escolha do tipo de nuvem que será adotado pela empresa. Existem três: a pública, a privada e a híbrida. Cada negócio, de acordo com suas particularidades, precisa avaliar em qual delas melhor se encaixa.

Nuvem pública

Nesse modelo, toda a infraestrutura de computação está localizada nas instalações de um provedor. Os recursos são compartilhados por diversos clientes — cada qual com seu nível altamente seguro e isolado de acesso aos próprios dados.

A nuvem pública é recomendada para empresas que necessitam de alto poder tecnológico e não podem ou não querem dispor de altos investimentos. É necessário que os profissionais de TI entendam junto ao provedor quais seriam as cargas de trabalho que podem ser migradas para a nuvem pública devido a suas especificidades. A agilidade é um atributo desse modelo por se tratar de um ambiente já pronto, com capacidade instalada pronta para ser comercializada.

Nuvem privada

Já a nuvem privada é uma infraestrutura usada somente por uma organização para atender a todas as suas unidades de negócio. As empresas também têm a opção de escolher uma nuvem privada no local, que é mais cara, e demanda maior controle físico e toda a complexidade de gestão operacional de manter essa estrutura sob controle direto da empresa.

Esse é um modelo de nuvem recomendado para negócios que possuem dados muito sensíveis e normas internas que requerem o controle total da infraestrutura. É o caso dos bancos, por exemplo.

Nuvem híbrida

O modelo híbrido, como o próprio termo sugere, é a mistura dos dois tipos de nuvem citados anteriormente. Nele, as empresas criam nuvens internas e, ao mesmo tempo, também aproveitam recursos da nuvem pública.

É possível escalar por conta própria, sem o auxílio de um fornecedor especializado?

Para finalizar, é importante que os gestores empresariais considerem a criação de uma parceria com um provedor especializado em serviços de nuvem. Isso porque é preciso ter toda uma gama de conhecimentos e recursos para a criação e manutenção de uma nuvem de forma apropriada.

Há muitas opções hoje no mercado, o que dificulta um pouco a escolha. Logo, todo cuidado é pouco. É muito importante considerar, por exemplo, a experiência do provedor, sua reputação no mercado, sua capacidade de adequação dos recursos às necessidades da empresa contratante e também de escalabilidade.

Como você viu, a computação em nuvem é a melhor opção quando se trata de escalar o negócio. Por meio dela, é possível responder rapidamente às necessidades de ampliação de capacidades tecnológicas e respostas à dinamicidade do mercado. Acabou o tempo em que somente os grandes players podiam se equipar. A competitividade hoje está nas mãos de todos os negócios que já entenderam o poder da tecnologia em seus processos.

Como você tem conduzido a escalabilidade da sua empresa? Já conta com recursos na nuvem? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você nessa empreitada!