É difícil encontrar uma razão pela qual você não deva tentar encontrar uma carreira relacionada à tecnologia. Em especial, se considerarmos que ela já está presente em tudo o que fazemos, desde profissionalmente, em nossas empresas, até nossa vida pessoal, como consumidores.

O crescimento previsto do emprego na indústria de tecnologia é muito mais forte do que o de outras indústrias. Segundo uma previsão feita pela empresa de inteligência de mercado IDC, o setor de TI no Brasil deve crescer 4,5%, em 2020.

Nessa perspectiva, conhecer as profissões de TI que estão em alta é essencial para quem quer desenvolver uma carreira na área. Conheça agora as mais promissoras para o ano de 2020!

Descubra como alavancar sua carreira em TI

Cientista de dados

Organizações e empresas estão absorvendo mais dados todos os dias. Como resultado do aumento da computação em nuvem, da IoT e da coleta e armazenamento de todos os dados gerados por essas tecnologias e dispositivos conectados, são necessárias mais pessoas do que nunca para trabalhar no setor de tecnologia da informação.

É por isso que é muito importante ter especialistas qualificados em ciência de dados. Esses profissionais passam o horário de trabalho compilando, limpando e apresentando informações para as organizações tomarem decisões com embasamento.

Engenheiro de software

A engenharia de software é um dos trabalhos de tecnologia mais versáteis dessa lista. Pense nisso: você, provavelmente, usa o trabalho de engenheiros de software quase todos os dias.

Os aplicativos em seus telefones foram desenvolvidos por esses profissionais, assim como seu navegador da Internet, por exemplo. De fato, quase todos os setores do mundo usam algum tipo de software. Isso significa que a demanda por profissionais dessa área não diminuirá tão cedo.

Novas tecnologias, métodos de desenvolvimento e preferências do cliente podem ser indicadores importantes sobre onde você deve focar suas habilidades de desenvolvimento nessa área. Manter-se atualizado sobre as novas tendências tecnológicas é uma ótima maneira de tornar suas habilidades de desenvolvimento de software à prova de futuro, garantindo que suas habilidades não envelheçam.

Analista de BI

Os analistas de business intelligence (BI) transformam dados em insights que geram valor comercial. A função de analista de BI está se tornando cada vez mais importante, à medida que as organizações passam a capitalizar os volumes de dados que coletam.

Os profissionais dessa área, normalmente, são capazes de detectar em que áreas a empresa precisa receber otimizações. É uma forma de aumentar os lucros e fazer o dinheiro render mais.

Softwares de BI e outras ferramentas ajudam a fazer a mineração de dados complexos. As tendências do setor, assim como as informações sobre a concorrência, podem auxiliar na distribuição dessas descobertas para toda a equipe.

Especialista em IoT

O campo da Internet das Coisas (IoT) está crescendo. Essa é, definitivamente, a tecnologia do futuro. Existem muitas oportunidades de emprego nesse campo para profissionais de vários níveis.

Em resumo, a IoT é a rede de entidades físicas interconectadas, equipadas com software, sensores, dispositivos de rede e eletrônicos, que coletam e trocam informações. Assim, permitem que sejam responsivos.

Entenda o que é IoT e qual a sua relação com cloud computing

Existe uma forte demanda por arquitetos, gerentes de projeto, gerentes de programa e profissionais de soluções de IoT de ponta a ponta, com conhecimentos técnicos e de negócios para tomar as melhores decisões de negócios de TI.

Também há procura por profissionais de vendas, pré-vendas, gerentes de produto, gerentes de desenvolvimento de negócios e ecossistemas. Do lado técnico, são necessários desenvolvedores de software embarcado, arquitetos de sistema e desenvolvedores de aplicativos da web no servidor ou na nuvem.

Em resumo, o espaço tecnológico é uma das indústrias mais exigentes para se trabalhar. É, também, um dos setores mais prósperos, com uma forte necessidade de desenvolvedores de aplicativos e web, além de designers e outras profissões de TI em um amplo espectro de campos. Para se desenvolver nessa área, a pesquisa é fundamental.

Descubra quais áreas emergentes estão se tornando uma demanda crescente e invista tempo em participar de cursos e de conversas e descobrindo quais tendências acrescentariam uma nova dimensão ao seu trabalho atual.

Quer dividir este conteúdo com seus colegas e parceiros de trabalho? Compartilhe-o nas suas mídias sociais e inicie a conversa!