Engraçado pensar que, em meio a tanta tecnologia disponível em nossa sociedade, atualmente, um dos mantras do diretor de tecnologia do Grupo Enzo, Ricardo Trivellato, seja o de qualificar o lado comportamental dos seus profissionais, e menos o lado técnico.

Sem falar que o profissional em si não tem uma bagagem acadêmica e profissional no setor, de maneira propriamente dita. Administrador de formação, Trivellato acredita na construção de conexões, elos e pontes entre as pessoas. Algo que tem surtido efeitos impactantes na empresa onde trabalha.

 Esse foi o tema central de uma conversa valiosíssima que Ricardo Trivellato concedeu pra gente, em mais um episódio do CCM Cast. Confira, a seguir, os principais insights dessa conversa!

Qual é o perfil de profissionais como Trivellato?

A trajetória de Trivellato se mistura, justamente, com o que há de tão diferenciado no trabalho gerido no Grupo Enzo: ele não tem formação acadêmica na área de tecnologia, mas sua facilidade de aprendizado e as habilidades que herdou, ao longo de sua carreira, colocaram-no nesse papel-chave e de grande importância para o segmento automotivo, hoje em dia — e para toda a sociedade contemporânea, na verdade.

E ele acredita que, sim, é possível fazer gestão nessa área tão específica sem uma formação acadêmica. Tudo porque o método de trabalho de Trivellato é balizado por duas coisas elementares:

  • possibilidade de se abrir para a gestão de pessoas;
  • processo.                                                                                                     

Para ele, tudo deve ter um início, meio e entrega. E esses dois mecanismos te dão a possibilidade de obter sucesso. Por outro lado, sem isso, há uma grande chance de fracasso. Daí, o valor que ele enxerga em não precisar ser um especialista técnico em tecnologia para obter sucesso no setor.

Quais são os diferenciais e características desse perfil?

Trivellato entende que existem especialistas em sua equipe, pessoas que podem opinar e referendar soluções de maneira que ele não consegue e, por isso, ele não está lá para bater de frente com a área técnica.

Nesse ponto, ele reforça a importância do desenvolvimento da confiança. E esse é, na verdade, o grande desafio do seu trabalho: a via de duas mãos para confiar e para que confiem em você. Algo que se constrói, sustenta e se reafirma diariamente.

Vale, inclusive, lembrar que trata-se de uma jornada tênue em que “se constrói a prazo essa confiança, mas cada prejuízo acontece à vista. Por isso, é importante ter um saldo acumulado ao longo da jornada, pois é o que é importante para a manutenção do trabalho em médio e longo prazo”.

Além disso, Trivellato vê o perfil multidisciplinar como fundamental, hoje em dia, com base na questão anterior de processos e gestão de pessoas.

É nesse contexto que ele reforça o que considera indispensável para que outros profissionais enveredam pelo mesmo caminho:

  • tenha consciência de que você é apenas um meio, uma parte do negócio;
  • seja multidisciplinar;
  • aprenda a parte técnica, mas desenvolva o comportamental;
  • construa pontes;
  • estabeleça confiança;
  • desenvolva-se como pessoa e profissional.

Isso tudo é explorado detalhadamente no episódio do CCM Cast que contou com a participação do diretor de tecnologia do Grupo Enzo. Para saber tudo o que aconteceu nesse bate-papo, clique e ouça o episódio na íntegra!