Queda de energia, ciberataque, problema com hardware, falha humana... uma série de problemas podem ocorrer com o sistema de uma empresa. Por isso a importância de estar sempre preparado para lidar com as adversidades. É apenas dessa forma que o trabalho e os resultados no fim do dia terão o mínimo de impacto quando um desses imprevistos surgirem.

E uma forma de lidar com essas surpresas é por meio das famosas métricas RPO e RTO: o Objetivo de Ponto de Recuperação (RPO) e o Objetivo de Tempo de Recuperação (RTO).

Para entender mais sobre o RTO e sua importância é só continuar lendo este texto. Agora, se você quer saber mais sobre o RPO, clique aqui e confira nosso artigo focado na outra métrica.

Um desastre de sistema e suas causas 

Apesar de serem poderosas, as infraestruturas de TI são muito delicadas, ficando expostas a um desastre de sistema. Esses desastres são cenários em que o sistema cai e dados são perdidos.

E as causas são as mais diversas! Roubo de equipamentos, crimes cibernéticos e picos de energia são algumas das origens desses desastres, mas o problema também pode surgir na administração da área, como mau planejamento, cortes de custo, falta de conhecimento técnico e até má gestão de fornecedores.

O Objetivo de Tempo de Recuperação (RTO)

Quando falamos de RTO estamos falando de tempo, uma vez que a métrica surge para responder à seguinte pergunta: Quanto tempo posso ficar parado?

Ela vem para que a empresa possa saber o tempo máximo no qual seu sistema ou alguma informação chave pode ficar indisponível depois de um desastre de sistema. É apenas com essa métrica que você e sua equipe poderão calcular a rapidez necessária para recuperar tal sistema e dados.

Imagine que após diversas análises internas sua equipe chegue a um RTO de 24 horas. Isso quer dizer que é possível manter as operações estáveis durante 1 dia enquanto dados e infraestrutura não estão disponíveis, mas ao passar deste tempo estipulado a empresa começará a ter problemas graves.

O papel da nuvem em um desastre de sistema

Uma forma de garantir mais segurança para os dados gerados ao longo do dia é por meio do backup em nuvem. A tecnologia permite que todas as informações geradas na empresa permaneçam seguras independente do desastre que ocorra.

Se bem estruturado e administrado, o backup em disco object e uma restauração rápida de dados garantem que rapidamente sua empresa possa acessar informações valiosas, além de ter a tranquilidade de estar adequada à lei geral de proteção de dados – fator primordial para qualquer companhia que gera dados relativos aos seus clientes hoje em dia.

Se a sua empresa ainda não tem a segurança de trabalhar com o auxílio da nuvem, conte com a CCM Tecnologia para realizar essa migração. Clique aqui e confira nossa solução em cloud.