O TI é, hoje, um dos setores de mais impacto para a eficiência operacional de qualquer organização. Deixou de ser, portanto, uma área focada no reparo de computadores, exclusivamente. Seu papel é cada vez mais analítico e estratégico.

Só que isso também significa a reavaliação de muitos processos — internos e externos — para integrar áreas, responsabilidades e demandas que vão agregar valor à empresa.

Para entender como esse processo pode ser desenvolvido, conversamos com o Manuel Landeiro, diretor de tecnologia do Grupo SADA, para o CCM Cast.

Ele e a Tais Faria, que é coordenadora de marketing da CCM, falaram a respeito da importância e da movimentação a ser feita para transformar o CTI de um centro de custo para uma área de valor e competitividade. Confira!

Quais são os desafios ao considerar essa transição?

Landeiro é categórico ao afirmar que “não adianta ter conhecimento se você não aplica”. Com isso, ele explica que o grande desafio é ter plena experiência e conhecimento técnico para realizar as mudanças, mas é preciso contar com alguns fatores-chave para isso.

O primeiro deles é a compreensão de todos sobre o impacto dessa mudança. Além disso, ele cita o autoconhecimento como fundamental para driblar eventuais obstáculos.

Pois é a partir disso que você entenda o que precisa (interna e externamente) para reforçar o seu próprio lado positivo e para que cerque-se de pessoas que complementam suas carências.

São, portanto, desafios internos e externos que tendem a se cruzar na busca por transformar o TI em uma área de valor.

Ele ainda cita que, com tantas soluções disponíveis no mercado, atualmente, fica difícil avaliar o que é melhor para um setor, exclusivamente, e o que serve para o crescimento de toda a empresa. Essa análise é desafiadora, segundo sua opinião.

E como implementar essa transição?

Por meio de exemplos que se cruzam com sua trajetória pessoal e profissional, Manuel Landeiro relatou ser fundamental ter empatia com todas as áreas. Colocar-se no lugar de todos, entender os processos envolvidos e participar das ações da empresa ajudam a entender todos os objetivos e as necessidades para, em seguida, aprender sobre as demandas e como realizá-las.

O que, segundo Landeiro, também permite “(...) saber trabalhar com todas as soluções à disposição para entender o mercado e fazer boas escolhas”.

Complementarmente, ele ressalta que deve existir sinergia com o desenvolvimento da própria cultura organizacional da empresa. Todos devem entender o impacto positivo dessa mudança do setor de TI para que, ao se envolver mais, agregue valor.

Você pode, inclusive, aprender ainda mais sobre o assunto. O diretor de tecnologia do Grupo SADA trouxe diversos insights interessantes para que empresas de todos os portes consigam idealizar para as suas próprias rotinas e processos.

E para entender melhor como isso é feito, clique aqui e ouça na íntegra o episódio do CCM Cast!