Assim, oportunidades e carências podem ser observadas com mais facilidade, por você, e para já planejar o seu ano de 2023 de maneira mais analítica e estratégica.

A seguir, você consegue acompanhar alguns dos principais pontos discutidos com Galante, que atua na Oikonomia Consultoria Automotiva. Confira!

O cliente sumiu?

Um primeiro ponto abordado foi o efeito econômico, social e tecnológico dos últimos anos, que se converteu em uma transformação completa das relações comerciais.

O que também culminou em afirmações de impacto, como “o cliente sumiu”. E Galante explica que a pessoa física tem menos espaço no mercado, atualmente, e as maiores fatias do mercado ficaram por conta das locadoras e de pessoas jurídicas, que estão comprando mais. Os fatores são variados, mas têm um efeito direto na situação geral do país (o consumidor empobreceu e o aumento do preço de matérias-primas reduziu o índice de compra de automóveis para pessoa física).

Complementarmente, Raphael Galante apontou que 2022 foi o ano das locadoras, cuja aproximação com as montadoras ajudou a aquecer o segmento e foi uma manobra comercial que rendeu e ainda vai render bons frutos para as marcas e seus acionistas.

E os carros elétricos?

Carros elétricos chegaram para ficar, mas o segmento ainda engatinha no país. Um veículo 100% elétrico ainda carece de toda a infraestrutura necessária — e que já vem figurando em outros países — para que o brasileiro rode por muitos e muitos quilômetros com o seu veículo (perto ou longe de sua residência).

Por outro lado, o mercado de carros de luz segue em expansão, e em parte isso se deve ao seu nicho. É uma fatia de mercado menor, mas consistente. Portanto, as locadoras, os carros de luxo e o ingresso gradual do carro elétrico no país figuraram entre os grandes destaques do setor automotivo do ano de 2022.

E as projeções do setor automotivo para 2023 e adiante?

Com relação à demanda, Galante reforça o peso do smartphone na vida do brasileiro. Isso, no setor automotivo, vai afetar a tecnologia nos veículos — integrando com apps e o próprio dispositivo do condutor.

E por falar em integração com o digital, influenciadores já têm desempenhado um peso maior nas estratégias de montadoras. E Raphael Galante acredita que esse pode ser um movimento mais expressivo em 2023 e adiante.

Mas a futurologia do economista que faz parte da Oikonomia Consultoria Automotiva vai além. A cadeia logística do mercado foi discutida, a comparação do desenvolvimento do mercado nacional com os segmentos europeu e norte-americano e também os desafios a serem discutidos abertamente foram pauta dessa conversa que protagonizou o primeiro episódio do CCM Cast de 2023.

E convidamos você a ir a fundo nesta interessantíssima conversa que tivemos com Raphael Galante. E para nutrir esse valioso exercício de retrospectiva e de projeção para o futuro, basta clicar aqui para conferir o episódio do podcast na íntegra e gratuitamente!