A transformação digital faz da TI mais do que um setor que resolve problemas e "apaga incêndios". Hoje, seu desempenho é capaz de gerar valor para os negócios, otimizando as atividades dos outros departamentos. Entretanto, para alcançar esse patamar, é preciso simplificar processos de TI.

Confira 4 dicas para simplificar os processos de TI que podem ajudar a sua empresa.

Conte com especialistas no assunto

Toda empresa tem suas particularidades, sua maneira específica de trabalhar. Por isso, nem sempre há tempo ou mão de obra disponível no setor de TI para elaborar uma reorganização que simplifique os processos da equipe.

Assim, contratar uma empresa de gerenciamento de serviços pode ser uma ótima solução. Ao transferir a responsabilidade pela gestão de soluções tecnológicas para essa parceira, é possível reduzir custos operacionais e permitir que os seus profissionais de TI foquem em atividades que são essenciais.

Serviços de nuvem (cloud computing) são bons exemplos disso. A gestão dos servidores pode ser complexa e gerar muitos gastos. Com a migração para a nuvem, você simplifica o processo e, de quebra, gera economia financeira.

Estabeleça núcleos na sua equipe

Dividir a equipe em um núcleo operacional e um estratégico permite que você direcione com mais precisão os esforços desses profissionais. Enquanto o time operacional dá conta das demandas trazidas pelos outros departamentos, o estratégico busca antever tendências tecnológicas e otimizar processos e apoiar ou puxar o negócio.

A função dessa equipe é, resumidamente, garantir que a TI se mantenha alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Por isso, é importante estabelecer uma comunicação fluida com a Direção.

Use a tecnologia a seu favor

Com a transformação digital, o setor de TI assumiu um papel de protagonismo nas empresas. Isso significa não só gerenciar a tecnologia dos processos operacionais, mas adotá-la internamente para simplificar seus processos.

Além da migração para a nuvem, há outras soluções que podem colaborar com esse objetivo. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, serve como uma ferramenta poderosa para otimizar o desempenho das equipes em uma empresa.

Utilizar sistemas de Big Data Analytics, por sua vez, descomplica as tomadas de decisão do gestor de TI, que passa a contar com dados confiáveis para definir a melhor estratégia.

Ao adotar uma cultura de inovação, na qual a equipe estratégica busca melhorar constantemente seus processos, é possível colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor.

Monitore os processos

Não basta estabelecer objetivos e metas se não houver um mecanismo para monitorá-los. Portanto, adote indicadores de desempenho (KPIs) e faça um acompanhamento dos processos executados em toda a empresa, especialmente pela equipe de TI.

O tempo de resposta a chamados, por exemplo, deve ser quantificado e analisado por meio de relatórios. Sem esse tipo de estratégia, o trabalho do gestor passa a depender diretamente do seu feeling, algo muito mais complexo e que tende a comprometer a eficiência das equipes.

Assim como em outros casos citados aqui, existem softwares específicos para otimizar essa tarefa. Faça uma revisão das suas práticas e adote essas dicas para simplificar processos de TI. Os resultados serão notados rapidamente!

Se quer saber mais sobre o assunto, veja também nosso artigo sobre como aumentar a eficiência da sua equipe de TI!