O aumento do acesso à internet, aliado ao desenvolvimento das tecnologias de cloud computing, contribuiu para mudar o cenário econômico. Diversas oportunidades emergiram, fazendo surgir negócios e profissões. Esse é o exemplo das fintechs (startups do setor financeiro) e das insurtechs (startups do segmento de seguros), que usam recursos de cloud services para operar on-line.

Ainda não conhece as possibilidades? Descubra, a partir de agora, como as startups se beneficiam da cloud services e como o seu negócio também pode!

O que é e como funcionam os cloud services?

Um cloud service vai muito além do simples armazenamento de dados, englobando uma gama muito maior de serviços de TI on-line, como ferramentas e recursos de gerenciamento de dados e tarefas. Geralmente, esses serviços são oferecidos por um provedor de computação em nuvem legalmente autorizado. Hoje, existem diversas modalidades de serviços em nuvem, porém, três delas são as mais populares. São elas:

SaaS (Software as a Service): são aplicativos e sistemas que funcionam totalmente na nuvem;

IaaS (Infrastructure as a Service): é uma infraestrutura de computação elástica gerenciada através da internet;

PaaS (Platform as a Service): consiste em um ambiente de desenvolvimento, teste e execução de aplicativos baseado em nuvem.

Principais vantagens de usar cloud services

Abaixo, listamos as principais vantagens que cloud services proporcionam às startups e também as empresas tradicionais:

1. Reduz custos operacionais: com cloud services, o negócio dispensa a necessidade de investir no aluguel de espaços físicos para acomodar a infraestrutura de TI local. Também não precisa mais comprar, baixar, instalar e atualizar softwares nos computadores da empresa. Por fim, a aquisição de servidores próprios bem como sua manutenção e atualização são substituídos por uma infraestrutura virtual;

2. Otimiza o uso dos recursos: a empresa paga somente pelos recursos e ferramentas que utiliza, anulando os gastos com infraestrutura ociosa;

3. Melhora a segurança das informações: os provedores de cloud services investem pesado em segurança, coisa que a empresa talvez não poderia fazer sozinha. Assim, por um preço menor, a empresa tem os riscos de perdas de dados praticamente neutralizados;

4. Agrega mobilidade às operações: se você tem força de trabalho remota e precisa levar o trabalho com você para onde for, o cloud service provider será um aliado. Por meio de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, você poderá acessar os dados e sistemas de forma segura, dando continuidade às tarefas mesmo a grandes distâncias das dependências da empresa;

5. Entrega escalabilidade ao negócio: uma coisa importante para todas as empresas, principalmente as startups, é ter uma infraestrutura com capacidade de crescer com eficiência e agilidade a baixo custo. O uso de um cloud service oferece estrutura elástica para atender picos de demanda ou crescer de forma sustentável, pagando apenas pelos recursos que consumir.

6. Foco no negócio: os profissionais de TI podem direcionar seus recursos e esforços para a atividade central do negócio e lançar mão de todo o ferramental tecnológico disponível para fomentar o crescimento ao invés de se debruçar sobre demandas de infraestrutura, que, devido à grande complexidade que envolve entregar e manter alta disponibilidade com segurança, consomem muito tempo, energia e verba.

Por que a nuvem é uma tecnologia indispensável para as startups?

As startups são empresas inovadoras no quesito prestação de serviços e venda de produtos digitais. Quando dizemos inovadoras, queremos dizer que elas usam os recursos da nuvem muito além do armazenamento de dados, como a maioria das empresas convencionais. As startups funcionam na nuvem. Ou seja, elas precisam de recursos e ferramentas que permitam estruturar suas operações vitais na nuvem.

Essas empresas querem consumir os recursos que precisam para crescer, porém na medida certa (tamanho e momento exato). Uma startup recém-aberta, por exemplo, pode não ter o fundo necessário para comprar equipamentos e alugar um local para funcionar. A solução seria alugar a infraestrutura do tamanho que ela está hoje com a vantagem de ser escalável no futuro.

Esse talvez seja o maior benefício da nuvem para as startups, pois, geralmente, para abrir uma empresa e iniciar as operações, o empreendedor precisa de dinheiro para investir na infraestrutura física e capital de giro. Com a nuvem, essa necessidade cai consideravelmente, permitindo que o capital inicial seja investido naquilo que gera receitas.

Por exemplo, em vez de formar uma estrutura física própria, a startup pode terceirizar, alugando o que precisa para executar suas operações. Assim, sobra mais recursos para investir na atividade central do negócio, em seu core business, ampliando as chances de crescimento.

Como a operacionalização em nuvem pode impulsionar o crescimento de startups?

A nuvem funciona como um suporte ao desenvolvimento das startups por oferecer uma estrutura elástica e escalável. Dessa forma, o crescimento do negócio acontece à medida que passa a entregar o mesmo nível de tecnologia que as grandes empresas por um custo (investimento) que a startup pode assumir.

Isso é possível na nuvem, já que os espaços, recursos e ferramentas são compartilhados com outras empresas que também estão na mesma posição. Ou seja, a startup ganha acesso a servidores, sistemas operacionais e bancos de dados com tecnologia de ponta de forma compartilhada por um preço que pode pagar.

Qual é o nível de segurança da nuvem para as startups?

Todas as vantagens que a nuvem oferece estão ligadas à capacidade que a empresa tem de investir. Se uma empresa tem bilhões para gastar com as tecnologias de cloud services, obviamente terá acesso a mais recursos que uma empresa que tem apenas alguns milhares de reais disponíveis.

Porém, a nuvem oferece escalabilidade, que é entregar o recurso que a startup precisa, no tamanho exato e no momento certo. Dessa forma, não podemos dizer que a nuvem é mais ou menos segura. Na verdade, pelo ganho de escala e compartilhamento, a startup consegue entregar um nível de segurança muito maior por um custo bem mais baixo do que se montasse uma estrutura própria.

Quando se trata de um cloud service provider eficiente em segurança, diversos recursos de como criptografia de dados e senhas já vão estar incluídos no pacote de serviços. Esses players também podem auxiliar no planejamento de recuperação de desastres, oferecer ótimas soluções de backup, antivírus corporativo etc.

Toda startup já nasce na nuvem?

A resposta para essa pergunta é não. Nem toda startup nasce na nuvem ou depende dela para existir. Essa impressão foi construída pelos “players de nuvem” que usam abordagens de vendas mais agressivas para convencer as startups a aderirem aos serviços. Isso acaba atraindo muitas empresas, considerando as vantagens prometidas, mas tudo vai depender da estratégia de negócios que a startup tem.

De qualquer maneira, usar a cloud services deve agregar vantagem competitiva aos negócios, independentemente de ele ser uma startup ou uma empresa convencional.

Quais problemas as startups conseguem resolver na nuvem?

A principal dificuldade superada pelas startups na nuvem é a falta de uma estrutura de serviços gerenciados efetivos que podem auxiliá-los quando o assunto é crescer de forma sustentável e com baixo custo. Para o desenvolvimento e perpetuidade dos negócios, é necessário possuir fôlego para investimentos e planejar da melhor forma o capital para que atenda às sazonalidades do negócio e ciclos econômicos. Dessa forma, na nuvem, o investimento necessário é menor e parte do capital pode ser direcionado para o core business.

É claro que a cloud services não é um requisito obrigatório para as startups, mas, com certeza, abrirá caminho para um futuro promissor, sendo uma combinação perfeita para o sucesso delas.

Gostou das dicas? Aproveite e descubra também as principais diferenças entre infraestrutura de TI local e em nuvem!