Falar em migrar para a nuvem é lembrar que, nos últimos anos, a computação em nuvem tem desempenhado um papel essencial na modernização das estruturas de tecnologia da informação (TI). Além disso, ela continua a atuar como catalisadora de transformações digitais nas organizações.

Tanto é que, segundo a IDC, até 2022, as gigantes da cloud computing deverão ter 70% das implementações de infraestrutura, plataformas e softwares como serviço na América Latina — o Brasil representa 45% do mercado da região.

Em nível global, a Gartner previu que, até 2025, "80% das empresas vão migrar totalmente dos data centers locais para a nuvem, levando-as a encerrar seu centro de dados tradicional".

Nos tópicos que seguem, você vai entender que vantagens sua empresa pode obter e dicas para que a migração seja bem-sucedida. Confira!

Quais são as vantagens de migrar para a nuvem?

Vamos começar pelos benefícios de migrar a TI da sua empresa para a nuvem.

Escalabilidade

Provedores de nuvem são capazes de entregar flexibilidade de recursos para o seu ambiente, o que permite que você forneça mais serviços quando necessário e os desligue quando não forem necessários.

Na prática, você pode aumentar ou diminuir o armazenamento com base nas necessidades da sua empresa. Aproveitar sazonalidades ou reduzir custos em tempos de crise é algo totalmente comum quando se tratam de ambientes em nuvem.

Otimização de custos

Essa técnica altamente responsiva pode ajudar ainda mais na economia de custos. Você só é cobrado(a) pelo tempo em que esses sistemas adicionais estão ligados, em vez de precisar manter máquinas em funcionamento o tempo todo para lidar com cargas de pico.

Dessa forma, seus serviços podem responder automaticamente com o número de recursos necessários a qualquer momento, evitando tempo de inatividade e despesas desnecessárias.

Segurança física e virtual

Não é uma boa prática armazenar dados no laptop do seu time, pois isso facilita muito roubos, perdas ou a destruição dos arquivos corporativos. Os dados armazenados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar, contam com backups e ambientes devidamente estruturados para abrigar dados. Tanto em nível físico quanto lógico, é possível contar com camadas de segurança que fazem toda a diferença para proteger seus dados contra acidentes físicos e crimes virtuais.

Quando você opta por migrar para a nuvem, reduz drasticamente riscos de perda de dados por falta de energia ou malwares, por exemplo. Também poupa a dor de cabeça de recuperar tudo do zero, porque a nuvem pode armazenar backup dos seus dados em um local seguro, e o melhor, sem que essa tarefa árdua seja realizada diretamente pelo seu time interno de TI.

Melhorias na eficiência operacional

Com os serviços em nuvem, sua equipe não precisará estar em um local específico para implantar, atualizar ou corrigir problemas com qualquer uma das várias máquinas que estão sendo usadas. Isso a torna uma solução mais flexível quando comparada à necessidade de estar no local, sem contar a quantidade de tempo e esforço requeridas para manter um ambiente sempre disponível, seguro e com alto desempenho.

Além disso, a consistência dos processos de provisionamento e implantação fornecidos pela nuvem pode facilitar muito a colaboração, pois todos podem estar na mesma página, sem a sombra da TI. E mais: com mais recursos tecnológicos, sob custos devidamente controlados, a eficiência operacional é uma consequência — nós sabemos, negócios modernos precisam evoluir sempre!

Atualização tecnológica

Por fim, se antigamente, toda vez que precisasse modernizar suas ferramentas e seus métodos tecnológicos, você tinha que fazer grandes investimentos, agora é tudo praticamente questão de alguns cliques.

Com a infraestrutura de TI na nuvem, acompanhar a evolução da tecnologia não é caro, não demora grandes períodos e não depende de implementações que podem atrasar sua operação.

O que você deve fazer para migrar para a nuvem?

Agora que você já entendeu por que é importante migrar para a nuvem, confira alguns passos que devem ser dados para que essa mudança tenha sucesso.

Avalie sua infraestrutura de TI atual

Tudo começa por fazer uma avaliação rigorosa do arcabouço tecnológico disponível. O ideal é que a TI faça uma auditoria total para identificar equipamentos e ferramentas em uso em todos os departamentos da empresa.

Assim, é possível dimensionar tudo o que a empresa já investiu e, em seguida, verificar que processos e rotinas valem a pena migrar para a nuvem.

Selecione o provedor ideal

O parceiro certo pode fazer a diferença entre uma migração bem-sucedida para a nuvem e uma tragédia infeliz. Busque um provedor de serviços de nuvem confiável para amparar você nesse movimento.

O que você deve procurar em um parceiro é sua experiência anterior trabalhando em projetos semelhantes, com clientes que são comparáveis em tamanho e setor à sua empresa. Ter uma equipe certificada também ajuda.

E atenção: não feche negócio sem antes verificar todos os detalhes do acordo de nível de serviço e todas as cláusulas contratuais. Lembre-se de que essa é uma parceria de longa data, portanto, deve ser proveitosa para ambas as partes.

Decida o que você vai migrar para a nuvem

Embora a computação em nuvem seja ótima, ela não é ideal para todas as empresas e cenários. Pode haver casos em que alguns de seus aplicativos seriam melhor deixados em seus servidores em vez de migrar para a nuvem — como aplicações que devido a suas características exigem uma infraestrutura local, como por exemplo aplicações que requerem alto processamento na borda ou quando existe dificuldade ou risco em relação a provedores de links confiáveis.

Não existe uma migração total e imediata para a nuvem. O mais realista é uma migração gradual, entendendo quais aplicações podem ser contratadas na modalidade de software como serviço (SaaS); investindo em plataformas como serviço (PaaS) para que novas aplicações que já possam nascer em nuvem, ou mesmo substituir, no todo ou apenas partes, suas infraestruturas físicas para infraestrutura como serviço (IaaS), o que pode ser realizado com empresas altamente especializadas, cuja expertise é a migração e sustentação de ambientes de produção em nuvem.

Planeje a migração

Agora que você tem tudo pronto para a migração, a próxima etapa é planejar como ela vai ocorrer. Certifique-se junto ao seu provedor se o plano leva em consideração os seguintes pontos:

  • tempo mínimo de interrupção;
  • ordem de migração de dados e aplicativos;
  • prazos e rastreamento das principais métricas para definir uma migração bem-sucedida;
  • alterações nos processos do(a) usuário(a) final devido à migração e a qualquer treinamento necessário.

Migrar de ambientes de produção requer atenção especial.

Empresas que queiram mudar seus ambientes de produção para nuvem devem procurar um parceiro cuja especialidade seja essa. É necessário entender quais são as aplicações que já nasceram arquitetadas para nuvem e quais não fazem parte desse grupo. Os dois casos possuem estratégias de migração totalmente diferentes, assim como arquiteturas e operações de sustentação distintas.

Como a maioria das empresas possui aplicações que nasceram para ambientes locais, todos que se encontram nesse cenário entendem o quão complexo é alterar a dinâmica dessas aplicações, ou redesenhá-las para nuvem, o que consome muito tempo e verba.

É possível migrar aplicações que não nasceram para a nuvem e aproveitar o que há de melhor no uso dessa tecnologia, porém, é necessário a contratação de um parceiro que já possui experiências específicas para esse tipo de operação. Assim como contar com um parceiro especializado nesse tipo de cenário ajuda muito no redesenho de aplicações em estratégias de médio ou longo prazo, ou mesmo para gerenciar e migrar esse tipo de aplicação que sua empresa já possua, devido ao nível de especialidade em nuvem, bancos de dados, segurança e sistemas operacionais que esse tipo de fornecedor deve possuir dentre seus colaboradores.

Como você viu, migrar para a nuvem é o caminho ideal para os negócios modernos. Ter ciência das vantagens e dos processos a serem seguidos para essa migração é fundamental, e um bom provedor de serviços de cloud ajuda muito.

Que tal, sua empresa está pronta para migrar para a nuvem? Faça contato conosco e veja como podemos ajudar nesse processo!