A melhor forma de conseguir agregar valor aos serviços que dependem da tecnologia no ambiente corporativo é estar por dentro das novidades do mercado. Para auxiliar gestores de TI nessa tarefa, o Gartner publicou recentemente as principais tendências tecnológicas para 2019.

1. Maior integração da análise de dados no dia a dia da empresa 

A análise de dados possui um papel crucial para qualquer empreendimento. Integrando essa rotina a algoritmos de machine learning e big data, o negócio pode criar uma nova cultura para avaliar as suas informações, compartilhar os insights com parceiros estratégicos e identificar tendências., o negócio pode criar uma nova cultura para avaliar as suas informações, compartilhar os insights com parceiros estratégicos e identificar tendências.

Em função disso, essa é uma das tendências tecnológicas para 2019 mais abrangentes. Com mecanismos de análise mais inteligentes e eficazes, o negócio terá modos mais efetivos para otimizar todos os seus setores e, assim, gerar competitividade.

2. Uso do blockchain para a gestão de dados

A tecnologia blockchain foi crucial para a popularização do Bitcoin. No ambiente corporativo, ela traz mais transparência e confiança para as rotinas de gestão de dados, reduzindo conflitos e gastos.

O uso do blockchain no ambiente corporativo permite que negócios façam a gestão de informação ser mais eficaz e automatizada. O controle da integridade de registros será feito com o apoio de mecanismos de compliance modernos e que tornam a verificação de fraudes algo simples. Assim, a companhia pode integrar a TI em mais rotinas estratégicas, mitigando alguns dos riscos de segurança.

3. Inteligência artificial como mecanismo de desenvolvimento

A Inteligência Artificial (IA) passará a ser mais integrada nos processos de desenvolvimento de software. A tendência é que a IA seja utilizada para integrar recursos, otimizar funcionalidades e auxiliar o gestor em decisões.

Com um processo de tomada de decisão pautado pela IA, os profissionais conseguem definir um sistema que seja mais alinhado com a demanda do cliente. Da mesma forma, a empresa pode criar funcionalidades que se adaptam melhor a diferentes perfis de uso e, assim, garantir que a ferramenta seja adotada por um grande número de pessoas.

4. Disseminação de experiências imersivas

Com a divulgação de SDKs de realidade aumentada para dispositivos mobile pelo Google e pela Apple, as experiências imersivas farão parte de um número muito maior de serviços. Mais dispositivos serão capazes de executar aplicativos com funcionalidades que aproveitam a realidade virtual para exibir conteúdo com uma boa experiência de uso.

Para empresas, isso permite a criação de novas experiências de compra, com mais capacidade de converter um cliente. Ao mesmo tempo, novos nichos de mercado e serviços podem ser criados, levando a tecnologia para um número maior de consumidores.

Toda empresa busca se manter competitiva a médio e longo prazo. Com o auxílio da tecnologia, os serviços corporativos podem ganhar valor agregado e ter maior capacidade de serem ágeis e precisos.

Mas como o mercado de TI muda rapidamente, é importante que o gestor saiba quais são as novidades e tecnologias que tendem a se disseminar no futuro. Ou seja, para o planejamento de investimentos do próximo ano, é importante conhecer quais são as tendências tecnológicas para 2019. Assim, a companhia consegue realizar investimentos com alto custo-benefício e baixo risco.

Gostou deste post? Então, segue a gente no Facebook e no Linkedin para ficar por dentro das novidades do nosso blog!