Ao abrir uma empresa ou criar um serviço, muita energia é colocada no desenvolvimento de um bom produto final. De fato, esse é um momento crucial para o sucesso de um negócio, mas tão importante quanto o produto é o relacionamento com o cliente.
Manter uma relação de confiança com o cliente é um fator fundamental para sustentar qualquer empresa, e no texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre isso.
Como funciona o relacionamento
Assim como uma relação amorosa ou familiar, o relacionamento com o cliente é construído ao longo do tempo e com ações que marcam as duas partes envolvidas.
E, assim como um namoro longo, para manter a paixão em alta é necessário um esforço diário, estando sempre disposto para atender, ajudar e até mesmo bater um papo. Isso porque, o que começa como um relacionamento entre CNPJs, depois tende a se tornar até mesmo uma amizade entre CPFs. Com essa aproximação natural, torna-se muito mais fácil saber como ajudar em eventuais problemas e prever possíveis estresses.
Mas não se engane, o relacionamento com o cliente ainda assim deve ser estratégico e não apenas um exercício de empatia.
A estrutura por trás do relacionamento
Para ser mais cirúrgico em tomadas de decisão, agilizar atendimentos e até mesmo prever atritos, uma estrutura deve ser criada, levando o tema para a cultura da empresa.
Desenhar toda a jornada do cliente e ter ferramentas que auxiliem na administração desta relação empresa/cliente são fundamentais, tendo como uma das principais os CRMs.
O CRM (Customer Relationship Management - Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma plataforma para se analisar e gerenciar as interações com os clientes, abrindo espaço para antecipar desejos, otimizar vendas e até personalizar atendimentos. Mais do que um sistema, trata-se de uma filosofia. Uma mercearia que anota a data de nascimento dos seus clientes em uma caderneta e envia um presente nos seus aniversários, aplica o CRM da mesma forma que uma multinacional gerencia milhares de consumidores por meio de um software complexo.
A grande questão aqui é conhecer seu cliente e usar isso a seu favor, entregando um atendimento cada vez mais personalizado e eficiente.
Por que é importante ter um relacionamento próximo
Segundo Philip Kotler – professor e escritor da considerada bíblia do marketing -, conquistar um novo cliente custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. E, para conservar sua base, algumas ações e estratégias básicas devem ser adotadas.
Tenha uma equipe dedicada: é muito importante ter um time exclusivo para o atendimento aos clientes e, se possível, distribuídos de uma maneira lógica. Assim você pode direcionar o perfil de cada colaborador com o perfil do cliente em questão.
Tenha jogo de cintura: é muito importante assumir as responsabilidades e ser rápido. Muitas vezes isso demanda até entregar mais do que é ofertado. Mas fique tranquilo, sempre há o retorno.
A magia da fidelização: além de boas ações em casos de problemas, oferecer coisas a mais sempre é muito bem-vindo. É aí que entram os programas de fidelidade, benefícios e recompensas.
Mesmo com um serviço altamente tecnológico, aqui na CCM nós entendemos a importância do calor humano no atendimento, por isso temos uma equipe totalmente dedicada aos nossos clientes e produzimos conteúdos que exaltam a importância do responsável pela tecnologia das empresas que contratam nossos serviços. T.I S2
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