A inovação do suporte técnico de TI pode trazer benefícios para toda sua empresa.
Agilidade, aumento de produtividade e redução de custos são alguns dos motivos para você começar a pensar nisso hoje mesmo. Afinal, será que você está dando a importância que esse setor merece dentro do seu negócio?
Vamos refletir sobre como dar o primeiro passo para tornar o suporte técnico de TI da sua empresa inovador e mais eficiente.
Comece fazendo o diagnóstico da sua atual situação
O primeiro passo é refletir sobre como funciona o suporte técnico de TI no seu escritório atualmente. Isso porque é preciso saber quais são os processos definidos, para entender o que é preciso melhorar e priorizar. Por exemplo, como é feita a abertura de chamados de suporte hoje? Por e-mail, telefone, pessoalmente, através de uma ferramenta?
Estude também a frequência dos chamados por usuário, quais os problemas mais recorrentes e o tempo de solução deles. Bem, a lista é extensa e podem variar de segmento para segmento. Porém, essas questões que sugerimos são padrões e servem para todas as empresas.
Reveja os seus processos
A regra é clara: Tudo que envolve padronização e rotinas deve ser repensado daqui para frente. Afinal, você precisa mesmo que um profissional de TI utilize o seu tempo de trabalho para alterar as senhas de segurança dos usuários? Óbvio que não! Porém, acredite, essa ainda é uma realidade comum em muitos negócios. Então, otimize esse processo. Uma forma de fazer isso é ensinando o próprio usuário a executar essa tarefa.
Que tal organizar um FAQ com questões frequentes – e simples de resolver – para que os seus usuários tenham mais autonomia?
Para implementar esse novo formato com sucesso, invista em uma ação de comunicação interna perene. Essa é uma estratégia utilizada por grandes empresas, como a Vale.
Além disso, a sua equipe de TI ganhará mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas de maior impacto.
Inclusive, encontrando maneiras de tornar esse processo ainda mais eficiente!
Use a inteligência artificial
A inteligência artificial é a bola da vez e isso não é segredo. Nunca se falou tanto nesse assunto como nos últimos tempos.
Naturalmente, a área de suporte técnico de TI também pode ser beneficiada com a utilização dessa tecnologia. Muitas empresas de tecnologia estão tendo experiências positivas com a utilização de inteligência artificial.
Existem casos de organizações onde os chamados recebidos pelos canais que utilizam a IA são solucionados 26% mais rápidos. Os dados foram divulgados durante o HDI Brasil 2018.
A utilização de um chatbot pode ser uma opção para automatizar tarefas dentro do seu negócio. Seja internamente ou para os seus clientes, essa estratégia pode lhe ajudar a economizar tempo e dinheiro e, em pouco tempo, fazer valer o seu investimento inicial.
Treine sua equipe de colaboradores
Nós já citamos acima a sugestão de ensinar os seus colaboradores a solucionarem questões simples e rotineiras. Para começar a melhorar os procedimentos em seu negócio o treinamento e a conscientização são passos importantes. Afinal, os seus colaboradores são importantes aliados!
Ou seja, educar a equipe, sobre a correta utilização dos recursos de tecnologia, também faz parte da otimização do suporte técnico de TI. Além do mais, outra vantagem é que essa atitude pode tornar a sua empresa muito mais segura.
A Pesquisa Global De Segurança Da Informação, produzida pela EY, indicou que 40% das empresas consideram que a maneira mais provável de serem atacadas é através de colaboradores descuidados ou mal-intencionados. Sendo assim, a melhor forma de prevenção contra esse quadro é o treinamento de seus colaboradores.
Encontre parceiros inovadores de suporte técnico de TI
Por último, a nossa dica é: mantenha-se atento às últimas novidades do mercado. Frequente eventos, palestras, leia diariamente seus portais prediletos e busque trocar experiências com outros gestores de TI.
Muitas vezes alguma ação que você deseja aplicar em seu negócio já está sendo desenvolvida ou operada. Portanto, firmando parcerias, você pode tornar a sua empresa muito mais produtiva, economizando e inovando ao mesmo tempo.
As startups são um excelente canal para isso. Você com certeza encontrará novos serviços para ajudar o seu negócio. Por exemplo, alinhada com o tema deste conteúdo existe a NetSupport. A empresa entrega serviços de suporte técnico de TI, em todo Brasil, através de uma comunidade de especialistas.
Atualmente são mais de 13 mil profissionais disponíveis para atender chamados na área de microcomputação e infraestrutura de TI.
Viu como é importante estar sempre conectado? Assim, você não deixará oportunidades e negócios úteis escaparem!