A serverless computing — ou computação sem servidor — é um tipo de arquitetura em nuvem em que o cliente não precisa provisionar servidores para que o código de backend seja executado, mas acessa os serviços conforme necessário.

O objetivo dessa tecnologia é tornar mais fácil a composição de código para um desenvolvedor de software, por meio de aplicações divididas em funções individuais que podem ser chamadas e escaladas individualmente.

Acompanhe este artigo para entender um pouco mais sobre essa tendência.

Como funciona a serverless computing?

A serverless é uma abordagem da computação em nuvem também conhecida como FaaS - Função como Serviço, uma modalidade muito similar à plataforma como serviço (PaaS). Essa modalidade permite a criação e execução de aplicações sem a necessidade de provisionar e gerenciar máquinas virtuais, contêineres, sistemas operacionais e servidores físicos. Essas atividades são realizadas pelo provedor de nuvem.

Hospedar um aplicativo de software na Internet geralmente envolve o gerenciamento de algum tipo de infraestrutura de servidor. Normalmente, isso significa um servidor virtual ou físico que precisa ser gerenciado, bem como o sistema operacional e outros processos de hospedagem de servidor da web necessários para que o aplicativo seja executado.

Com uma arquitetura sem servidor, o desenvolvedor pode se concentrar exclusivamente nas funções individuais do código do aplicativo, enquanto serviços específicos cuidam de todo o hardware físico, do sistema operacional, da máquina virtual (ou contêiner) e do gerenciamento de software do servidor da web. Uma arquitetura onde não há cobrança por tempo de inatividade, reduzindo drasticamente despesas de infraestrutura, ao mesmo tempo em que simplifica a operação e permite ganhos de escala para a aplicação, se necessário.

Quais impactos da arquitetura serverless para o futuro das aplicações?

A arquitetura serverless permite evitar os gastos e a complexidade de comprar e gerenciar licenças de software e infraestrutura de aplicativo subjacente ou ferramentas de desenvolvimento. Além disso, outros fatores são considerados impactos positivos.

Nenhum gerenciamento de servidor é necessário

Embora a computação sem servidor realmente ocorra em servidores, os desenvolvedores nunca precisam lidar com eles, já que é o fornecedor quem faz esse gerenciamento. Isso pode reduzir o investimento necessário em DevOps, e liberar os desenvolvedores para criar e expandir seus aplicativos sem serem limitados pela capacidade do servidor.

Arquiteturas sem servidor são escalonáveis

Os aplicativos criados com uma infraestrutura sem servidor serão redimensionados automaticamente conforme a base de usuários cresce ou o uso aumenta. Se uma função precisar ser executada em várias instâncias, os servidores do fornecedor serão inicializados, executados e terminados conforme necessário.

Como resultado, um aplicativo sem servidor poderá lidar com um alto volume de solicitações tão bem quanto processar uma única requisição de um único usuário. Um aplicativo tradicionalmente estruturado com uma quantidade fixa de espaço no servidor pode ser sobrecarregado por um aumento repentino no uso.

Implantações e atualizações rápidas

Usando uma infraestrutura sem servidor, não há necessidade de fazer upload de código para servidores ou mesmo qualquer configuração de backend para liberar uma versão funcional de um aplicativo.

Isso também permite atualizar, corrigir ou adicionar novos recursos a um aplicativo rapidamente. Não é necessário fazer alterações em todo o aplicativo. Em vez disso, os desenvolvedores podem atualizar o aplicativo uma função por vez.

Por que contar com uma ajuda profissional pode fazer muita diferença?

O recurso de simplicidade e economia de custos da computação sem servidor é o que faz com que ela seja preferida entre os desenvolvedores. Como geralmente o fornecedor de IaaS fornece a API para o desenvolvedor carregar a função e também a URL para o usuário acessar o aplicativo, é importante depositar muita confiança nele.

O fornecedor cuida de tudo isso, especialmente da parte de dimensionamento, sem comprometer o desempenho do aplicativo. Por isso, é importante contratar um fornecedor com quem você possa fazer negócios.

Além disso, é sempre aconselhável contar com um especialista profissional que avaliará os processos e fará recomendações nas áreas em que as tarefas podem ser resolvidas de maneira mais eficaz e com menor custo caso sejam movidas para sistemas sem servidor.

Em resumo, a tecnologia serverless é um serviço inovador que suporta mudanças nos requisitos de negócios. No entanto, é fundamental contar com o suporte de especialistas, já que para muitas empresas que operam com infraestrutura legada podem ter que superar alguns desafios na migração.

Aproveitando sua visita ao nosso blog, e já que estamos falando em servidores, que tal entender as diferenças entre virtualização e cloud computing?