Lucas Scapini, CEO do Grupo Scapini, diz: “se a empresa não se basear em tecnologia, ela vai falhar”.

Prova viva disso é o quanto evoluíram, nos últimos anos, as empresas do grupo que Lucas hoje administra e que começou duas gerações antes, com seu avô, em 1977.

O CEO do Grupo Scapini conversou conosco, no CCM Cast, junto da Taís Faria, que é coordenadora de marketing da CCM. E esse bate-papo rendeu uma boa leva de dicas valiosas para que mais empresas entendam a necessidade de transformação digital e os desafios no percurso. Confira!

O que é o Grupo Scapini?

Após 45 anos de trajetória, dá para dizer que o Grupo Scapini cresceu muito além do que propunha a empresa de transportes que foi fundada, décadas atrás.

Scapini relata que, hoje em dia, todo o grupo lida com o setor de logística, cargas em geral, e-commerce, transporte de líquidos perigosos e ainda tem locadoras e concessionárias de veículos, entre outros empreendimentos focados, aqui e ali, na área de transportes.

Mas é interessante analisar que um dos grandes impactos positivos para o desenvolvimento da empresa aconteceu, justamente, neste século, e é a transformação digital.

Scapini acredita que, para isso, foram fundamentais três etapas de avaliação para o crescimento da sua empresa: processos, tecnologia e pessoas.

Qual é o impacto da tecnologia no desenvolvimento da empresa?

A grande sacada, segundo afirma Scapini, consiste em saber exatamente o que você quer para a sua empresa. Afinal, é isso que vai permitir um olhar mais crítico e analítico para avaliar oportunidades, gargalos produtivos e carências em todo o trabalho (interno e externo).

Mas é inegável que, para isso, a transformação digital foi determinante. Scapini crê na revolução de processos por meio da automação e na precisão das decisões (e agilidade) quando amparadas por algoritmo e novas tecnologias.

Para tanto, ele destaca que a jornada é complexa e desafiadora. Afinal, demanda testes, experiências, erros e ajustes que demandam, logicamente, tempo e despesas.

Até por isso, algumas dicas que Lucas Scapini compartilhou se tornam tão valiosas, como:

  • mapeamento de todos os processos para entender o que (e como) mudar;
  • estruturar todo o fluxo logístico da sua empresa;
  • negociar bons acordos com parceiros e fornecedores;
  • compreender o perfil do seu consumidor para alinhar as melhores experiências;
  • saiba quais indicadores monitorar para tomar decisões rápidas e assertivas;
  • integre os dados em soluções tecnológicas que centralizem essas informações.

Nesse último aspecto, vale destacar o quanto uma solução que integra e centraliza dados é importante. Afinal de contas, é o que vai garantir agilidade, eficiência operacional e mais blindagem contra erros e imprevistos.

Mas isso tudo que falamos aqui é apenas uma parte do impacto positivo da transformação digital que discutimos com Lucas Scapini. Para saber mais a respeito, clique aqui e ouça o episódio do CCM Cast na íntegra!