A segurança de dados e da informação é um elemento cada vez mais crítico para empresas privadas e também órgãos públicos, que devem necessariamente intervir em vários aspectos: tecnológicos, organizacionais e formativos.

Aumentar a proteção, além de lidar com as medidas concretas para combater ameaças diversas, também significa planejar-se em nível organizacional para manipular adequadamente o processamento das informações, em compatibilidade com os vínculos normativos. 

Neste artigo, vamos trazer as principais dicas para você melhorar a segurança de dados da sua empresa. Confira! 

A segurança da informação e seus riscos 

Lidar com informação envolve também encarar muitos riscos, de diversas gravidades. Entre os mais perigosos estão os softwares maliciosos, conhecidos como “malwares”, que podem apagar o disco inteiro, sequestrar dados, alterar arquivos e até mesmo permitir acesso remoto para que alguém invada um sistema e roube informações sigilosas, inclusive financeiras.

Algumas ações preventivas podem ser adotadas pelas empresas para aumentar a segurança dos seus sistemas. Por exemplo: 

  • adotar um sistema de detecção de intrusão (IDS);
  • realizar análises periódicas de vulnerabilidades;
  • treinar os funcionários sobre aspectos de segurança e engenharia social. 

A empresa que tem um comportamento somente reativo pode acabar em uma situação altamente prejudicial, visto que a atuação apenas após o acontecimento dos problemas pode trazer inúmeros prejuízos para toda a companhia, inclusive danos à sua imagem no mercado.

Ter colaboradores capacitados para operar com a segurança de dados da empresa também é crucial. As corporações devem incentivar treinamentos e promover palestras de conscientização aos seus funcionários, demonstrando os riscos aos quais todos estão expostos até mesmo por pequenos descuidos — como as senhas de acesso a qualquer tipo de sistema (adotar senhas fracas ou anotadas em lugares de fácil acesso, deixar o computador desbloqueado ao sair da mesa etc.) — e os perigos da engenharia social. 

Outra forma eficaz de a empresa detectar suas vulnerabilidades é realizar periodicamente um teste de intrusão (pentest) interno e externo. 

O lado financeiro da segurança da informação 

Um dos maiores problemas de proteção de dados é o lado financeiro. Os golpes e fraudes geram prejuízos grandes para empresas que têm seus sistemas invadidos ou o comprometimento de seus dados, que podem ser roubados ou corrompidos. O impacto que uma ameaça cibernética pode ocasionar em uma empresa é muito alto, podendo levar até mesmo ao fechamento da companhia.

Em empresas grandes de capital aberto, os riscos são ainda maiores, pois há investidores externos e internos. Geralmente, os diretores querem ter um prazo de retorno do valor investido ou saber quanto esse investimento vai gerar de renda para a empresa. 

Nos negócios de pequeno e médio porte, um roubo de dados pode expor planos a concorrentes e dados sigilosos. Além disso, a imagem da companhia é danificada, levando à perda de consumidores e da confiança do mercado. 

Nesse sentido, é importante que os(as) gestores(as) de TI saibam defender a importância dos investimentos em segurança digital. Conhecendo os danos causados por esse tipo de problema, fica mais fácil demonstrar a importância da segurança de dados para os negócios e como o investimento nessa área evita ou reduz as chances de que a empresa tenha grandes prejuízos caso sofra ataques. 

Como os avanços dos últimos anos influenciam na segurança de dados 

O crescente uso de dispositivos móveis e a chegada do BYOD (Bring Your Own Device) trouxeram novos desafios para quem trabalha com a gestão de TI. Se os avanços permitiram a criação de um ambiente de trabalho mais integrado e eficaz, agora ficou mais difícil gerenciar e controlar os acessos de dispositivos no ambiente corporativo.

Há ainda a hiperconectividade e a presença dos dispositivos da Internet das Coisas. Juntos, ambos criam um ambiente com mais pontos de acesso à web e, assim, maior potencial para o negócio ter vulnerabilidades. 

Uma solução para ajudar a combater esse problema seria um MDM (Mobile Device Manager), com o qual os(as) gerentes poderão controlar os acessos dos dispositivos móveis. Esse equipamento permite ao(à) gestor(a) ter uma maior visão sobre como os equipamentos se comportam e, assim, reduzir as chances de uma ameaça não ser detectada rapidamente. 

6 dicas para melhorar a segurança de dados 

Embora seja praticamente impossível criar uma fortaleza digital impenetrável, há alguns procedimentos bastante eficientes que podem ser adotados para aumentar a segurança de dados de uma empresa. Confira alguns dos processos que o seu negócio pode adotar para atingir esse objetivo!

1. Realizar backup 

A política de backup já é conhecida por muitos(as) gestores(as). Ela é o melhor caminho para recuperar informações que tenham sido apagadas por erros de hardware ou acidentes. Mas, além de evitar prejuízos com falhas operacionais, ela também é um mecanismo de segurança digital.

Como já falamos, por mais abrangente que seja a política de segurança de dados do negócio, ele ainda corre o risco de ser atingido por uma ameaça. Nessas horas, ter meios para recuperar os arquivos é crucial. 

Portanto, defina uma política de backups regulares. O acesso aos arquivos deve ser controlado e as cópias regularmente checadas. Dessa forma, a companhia evita vazamentos e garante que os seus registros estarão acessíveis caso algo ocorra. 

2. Não ignorar a segurança em Cloud Computing 

Com a computação em nuvem, deve-se ter as mesmas preocupações em relação à segurança de dados e da informação. A diferença é que a segurança física dos servidores, link e energia é de responsabilidade da empresa contratada (Cloud Provider), que deve ter diversas medidas preventivas e instalações seguras, com a certificação TIER.

Em questão de backup, caso esse serviço não tenha sido contratado, será de responsabilidade do contratante de cloud realizar todas as rotinas de execução, armazenamento e checagem do backup. Mesmo com os dados na nuvem, deve-se ter um controle de acesso a esses dados por um meio criptografado e garantir que somente terá acesso quem for autorizado. 

Em outras palavras, sempre que for investir na nuvem, tome medidas preventivas. Avalie as políticas de segurança de dados da empresa prestadora do serviço e as suas certificações. Ao mesmo tempo, defina regras e mecanismos de prevenção e controle, garantindo que o negócio atue de modo proativo para mitigar ameaças. 

3. Limitar a autorização de acesso 

Em função do ambiente de rede ultraconectado, muitos ataques contam com técnicas para a sua replicação rápida. Portanto, é importante manter um controle rígido sobre todos que têm acesso à infraestrutura de TI da companhia, limitando o seu acesso a arquivos e sistemas críticos.

Pode-se minimizar os privilégios e conceder acesso apenas aos dados de que cada departamento realmente precisa. Além disso, a inclusão de marcas d’água em arquivos pode ajudar a prevenir o roubo de dados pela equipe e permite identificar a fonte em caso de violação. 

Não deixe de adotar logs de uso e aplicações de monitoramento. Caso algum problema ocorra, eles serão cruciais para identificar a brecha e a sua origem. 


4. Efetuar uma análise de riscos 

As ameaças digitais estão mudando constantemente. Portanto, é importante que a empresa tenha um time com conhecimentos atualizados para evitar situações de risco.

Os especialistas aconselham efetuar verificações de riscos regularmente para identificar quaisquer perigos potenciais para os dados da organização. Com essa prática, devem ser examinados todos os tipos de ameaças identificáveis (digitais ou físicas): da violação dos dados on-line às interrupções de energia. 

Isso permite identificar eventuais pontos de fraqueza no sistema de segurança corporativo, estabelecer as prioridades e formular, assim, um plano de ação eficaz. Em outras palavras, as medidas tomadas poderão evitar danos e situações de risco. Isso reduz o risco de a empresa enfrentar, posteriormente, uma violação bem mais danosa, como ataques de ransomware

5. Instalar software de proteção e atualizar patch de segurança dos sistemas operacionais 

É necessário também instalar os softwares de proteção que sejam confiáveis e realizar escaneamentos regulares. Essa é uma das medidas mais importantes para a proteção dos dados, embora seja uma das mais simples.

Uma boa ferramenta de monitoramento atuará continuamente para identificar e bloquear ameaças. Esse é o caso, por exemplo, do firewall: ele monitora ativamente as conexões de rede em busca de pacotes de dados maliciosos ou outros mecanismos que possam indicar uma tentativa de invasão. Se algo suspeito é encontrado, o acesso é bloqueado e o(a) gestor(a) é notificado(a) automaticamente. 

Outra medida essencial e também bastante simples é a atualização dos patches de segurança dos sistemas operacionais. Ameaças recentes, como o WannaCry, utilizaram brechas que foram vedadas por uma atualização do Windows que não foi realizada pelos usuários. 

Por isso, a empresa deve ver a atualização como algo que vai além de um meio para obter acesso a novidades dos seus softwares. Os updates eliminam uma série de vulnerabilidades e, assim, tornam os softwares mais robustos e confiáveis. 

Com um bom sistema de prevenção ativo e a realização de checagens regulares, é de fato possível reduzir ao mínimo a ameaça de ter os dados caindo nas mãos de cibercriminosos. Investir em um bom software antivírus e antimalware (sempre dentro de uma estratégia completa de segurança de dados e de informação) ajudará a resguardar com mais eficiência os dados sensíveis da empresa. 

6. Treinar os(as) profissionais 

Criar uma relação das pessoas que têm acesso aos dados sensíveis também é uma forma de aumentar a segurança das informações da empresa. O erro humano é um prenúncio de muitos problemas relacionados à segurança de dados. Em muitos casos, o ataque só ocorre com a interação dos usuários.

Portanto, faça treinamentos no seu time. É importante que ele saiba quais são as medidas básicas para a proteção, estratégias para identificar ameaças e como bloquear links inseguros. Dessa forma, o negócio poderá atuar em todos os seus níveis para proteger os seus ambientes digitais. 

Agora é com você: garanta a segurança de dados da sua empresa 

Como você viu neste post, a segurança de dados deve ser uma preocupação constante da empresa. O negócio precisa atuar continuamente para evitar ataques e ter meios de identificar a presença de qualquer ameaça em sua infraestrutura.

Medidas como uma política de backup ou mesmo de controle de acesso reduzem riscos e a exposição do negócio a ameaças. Elas precisam estar estruturadas em conjunto com treinamentos e palestras para os(as) colaboradores(as) sobre a importância da segurança da informação e cuidados com a engenharia social. 

Além disso, para reforçar a segurança de dados, a empresa precisa realizar testes e análises de modo contínuo. Dessa forma, o negócio evita problemas e torna a sua infraestrutura muito mais robusta. 

Agora que você conhece um pouco mais sobre segurança de dados corporativos, aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para alertar também os seus contatos!