A adoção de estratégias de segurança da informação auxilia as empresas na identificação precoce de falhas, evitando ou minimizando o impacto que a perda de dados pode trazer. Uma pesquisa realizada recentemente indicou que o Brasil é o país que mais sofre ciberataques de maneira geral.

Logo, é inegável a importância de realizar investimentos no setor de TI, incluindo as empresas de pequeno e médio porte. Se você quer aprender como identificar riscos em seu negócio, leia o nosso post e confira as dicas abaixo.

Quais os principais riscos para a segurança de dados?

Qual a importância de contar com estratégias para identificar riscos?

Com o advento da tecnologia, praticamente todas as empresas abandonaram os registros manuais e passaram a adotar sistemas alimentados com dados de clientes, fornecedores, funcionários, faturamento, entre outros. Independentemente do tamanho do seu negócio, você produz informações que podem ser apagadas ou sequestradas, por exemplo.

Assim, contar com estratégias preventivas para garantir a segurança da informação é uma boa prática que todas as empresas devem investir. Se antes poderia ser encarado como algo eletivo, decidido de maneira interna, é preciso ficar atento(a) ao advento da Lei Geral de Proteção de Dados, que faz uma série de exigências para as empresas, principalmente, em relação à segurança da informação dos usuários.

Como identificar riscos à segurança da informação de uma empresa?

Como dito, os dados que são confiados sob a guarda de determinado negócio podem ser apagados acidentalmente ou roubados de maneira criminosa. Ao contrário do que muitos imaginam, um dos grandes focos dos ciberataques são as empresas de pequeno e médio porte.

Isso porque se parte do pressuposto de que a estrutura de TI não é robusta o suficiente. Portanto, é necessário investir em mecanismos que sejam capazes de evitar ou minimizar os riscos. Nos tópicos abaixo, damos alguns exemplos do que fazer para identificar ameaças.

4 ameaças à segurança digital que a empresa deve se proteger.

Faça auditorias frequentes

Uma auditoria no setor de tecnologia da informação nada mais é do que a avaliação sistemática da segurança. Ela deve ser capaz de analisar a infraestrutura do ambiente, sistemas, softwares, práticas dos usuários, entre outros pontos.

Portanto, tenha um cronograma na sua empresa de auditorias. Se tais análises forem realizadas com frequência, será mais simples prever riscos de vazamento de dados.

Saiba analisar os resultados

Uma auditoria de TI só atingirá o seu objetivo se a equipe for capaz de analisar os resultados e identificar quais são os processos vulneráveis e quais estão, de fato, protegendo a sua empresa.

Ao entender quais são os processos internos que necessitam de mais atenção, administradores de redes conseguem traçar estratégias para otimizar o trabalho e garantir a segurança dos dados.

Tenha um controle rigoroso de acessos

Um erro bastante comum, quando o assunto é segurança da informação, é ignorar os protocolos internos, incluindo o controle de acesso. Segundo um estudo realizado pela IBM, muitas atitudes que facilitam a atuação de cibercriminosos(as), são praticadas pelos(as) próprios(as) colaboradores(as).

Por isso, a hierarquização de soluções é uma maneira de evitar riscos e garantir a segurança das informações. Além disso, é preciso criar uma cultura corporativa que priorize o cuidado com as boas práticas.

Custos do vazamento de dados: proteja sua empresa.

Faça testes de intrusão

Testes de intrusão também são conhecidos como testes de penetração ou segurança. São realizados para simular ataques à rede da empresa, a fim de detectar as vulnerabilidades do sistema.

Ao simular os comportamentos de hackers, profissionais engenheiros(as) de rede e especialistas de TI conseguem se antecipar aos perigos e identificar os riscos aos quais os dados estão expostos.

Tenha uma equipe de TI

Ainda de acordo com o estudo da IBM, empresas que contam com uma equipe e plano de resposta aos incidentes tecnológicos conseguiram reduzir cerca de US$ 1,23 milhão em relação aos prejuízos causados com a violação de dados.

Se você quer entender como identificar riscos, saiba que pode contar com toda a expertise da CCM Tecnologia, uma empresa com soluções de cloud computing, cibersegurança e infraestrutura de TI sob medida para o seu negócio. Com os dados empresariais protegidos, você e a sua equipe podem focar toda a atenção em sua atividade central.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.