A gestão de pessoas em TI tem algumas particularidades. Ela requer de gestores de tecnologia e de profissionais de RH algumas especificidades que, normalmente, não são requeridas em outros grupos profissionais.

Como atrair e reter talentos do mundo tecnológico não é uma tarefa fácil no Brasil, é importante que as lideranças prestem atenção ao tema. Sobre isso, vamos ajudar você a refletir com este artigo.

Continue lendo para entender a importância de fazer a correta gestão de pessoas em TI e ver quais são as práticas recomendadas!

A importância da gestão de pessoas em TI

O capital humano é um importante ativo nas organizações, sendo diretamente responsável pelos resultados conquistados pelas companhias. Entrando no detalhe, também em nível departamental, é impossível pensar no sucesso das operações e dos projetos sem uma equipe qualificada, motivada e produtiva.

Quando olhamos para os departamentos de tecnologia, que assumiram um papel mais estratégico nos últimos tempos, vemos que o tema da gestão de pessoas é urgente. Lideranças, assim como profissionais de RH, precisam aplicar técnicas que ajudem a atrair e, principalmente, reter talentos de alta capacidade.

A própria noção de liderança deve ser atualizada para os novos tempos, à medida em que novas gerações assumem papéis de destaque no dia a dia dos negócios. Chefiar pessoas nascidas em uma era em que colaboração e sentido de propósito são imperativos, não é tarefa simples.

Em suma, podemos dizer que uma boa gestão de pessoas em TI abrange as tarefas de recrutamento, retenção e desenvolvimento contínuos para profissionais da área. Quando bem realizados, esses trabalhos tendem a melhorar o desempenho do time e potencializar os resultados do departamento.

5 práticas recomendadas de gestão de pessoas em TI

Agora, como trabalhar de maneira eficiente a gestão de pessoas em TI? Especialistas em recursos humanos e liderança recomendam algumas práticas que merecem destaque. Conheça-as, a seguir!

1. Organize os processos

Comece por organizar a casa. Revise todos os processos, as sequências de trabalho, e veja o que pode ser melhorado.

Muitas vezes, atividades que já não condizem com a realidade atual do negócio ou, até mesmo, já não são recomendadas pelas boas práticas modernas de TI, continuam a ser feitas. Ao revisá-las, aumentam as chances de potencializar a produtividade e o bem-estar da equipe.

2. Crie um plano de cargos e salários

Definir claramente quais são as possibilidades de carreira para os(as) profissionais é fundamental para uma boa gestão. Quando as pessoas sabem que podem crescer na empresa, se sentem motivadas para seguir se atualizando, além de dar o melhor de si para se destacar.

A criação de um plano de cargos e salários do departamento de TI, normalmente, é realizada em parceria com o RH. Se a liderança de tecnologia se envolve, ela pode apontar sutilezas que não são percebidas por quem não tem conhecimento técnico, por exemplo.

3. Ofereça e receba feedback

O diálogo do(a) gestor(a) de TI com seu time é uma das tarefas de gestão de pessoas mais subjetivas — e poderosas! Para contar com uma equipe inovadora, em que a visão analítica e a cultura de melhoria contínua estão sempre presentes, é importante dar e receber feedback.

As pessoas devem sentir que podem se expressar, sanar suas dúvidas e até expor o que as incomoda. Da mesma forma, o(a) líder precisa ter livre acesso para avaliar performance, dar conselhos e obter retorno sobre suas decisões.

4. Incentive a competitividade saudável

Ainda dentro da questão do desempenho, é recomendado que uma competitividade saudável seja incentivada. Isso significa que as pessoas devem ter metas individuais e em grupo para cumprir, e receber recompensas por elas — em dinheiro, em reconhecimento etc.

Para isso, é válido investir em campanhas de incentivo que contenham indicadores a serem avaliados periodicamente. Sem isso, a competitividade vai seguir existindo, mas ela pode não ser tão saudável — e prejudicar os resultados.

5. Invista em capacitação

Por fim, mas não menos importante: a liderança de TI deve ser incentivadora do conhecimento no departamento. Muitas vezes, isso pode requerer subsídio a cursos, certificações etc.

Também funciona muito trabalhar a meritocracia ligada à qualificação profissional. Por exemplo, dando prioridade a pessoas que estudaram mais na hora de realizar uma promoção ou de atribuir funções com maior grau de reconhecimento.

Como você viu, quando a gestão de pessoas em TI é estratégica, ela pode potencializar os resultados. Isso gera um looping virtuoso, que eleva o valor do departamento de tecnologia, inclusive, demonstrando à direção do negócio a importância de seguir investindo nessa importante força de trabalho.

E na sua empresa, como está a gestão de pessoas em TI? Conheça, agora, 7 importantes indicadores de desempenho em TI!