Uma carreira em TI de sucesso é um desafio, especialmente na atual rapidez com que a tecnologia evolui e, com ela, também evoluem os métodos e as práticas dos profissionais da área.

Sem dúvida, ter sucesso na carreira é o objetivo de todo profissional de TI. Mas, para além dos desafios do mercado de tecnologia a falta de planejamento e preparação também contribuem para que poucos consigam chegar lá. Quem está começando agora precisa se dedicar para conseguir uma boa oportunidade, e quem já está no mercado há algum tempo deve se esforçar para ir além e conquistar as melhores vagas.

Como vencer todos esses percalços e construir uma boa carreira em TI? É o que nos propusemos a responder com este artigo. Continue lendo para ver algumas metas que você deve alcançar para se destacar na multidão!

Os desafios de construir uma exitosa carreira em TI

De acordo com a consultoria IDC, a TI deve crescer 10,5% até o final de 2019, um ano em que a economia nacional tem previsão de crescer menos do que 1% . E as estimativas para o futuro também são promissoras: até 2022, 50% da economia da América Latina deverá ser digital.

Essas estatísticas mostram o que já acompanhamos há tempos. O mercado de trabalho para profissionais de TI é bastante promissor no Brasil e no mundo. Nenhum outro segmento do mercado cresce com tanta constância e oferece mais oportunidades como a tecnologia da informação.

O Brasil, segundo um outro estudo realizado pela Cisco em parceria com a IDC, é o país que apresenta mais lacunas quando se fala em profissionais de TI. Faltam mais de 470 mil profissionais para atender à demanda do mercado nacional. E em áreas mais especializadas, essa defasagem é ainda maior.

No entanto, o grande desafio é a construção de uma consistente carreira em TI. Atualização constante, desenvolvimento de habilidades que vão além da técnica e, sobretudo, planejamento precisam estar no radar dos profissionais da área. E isso tudo vai muito além de conseguir um diploma na universidade. É preciso estar atento aos movimentos do mercado e estar disposto a aprender cada vez mais.

7 metas que você deve alcançar para trilhar uma boa carreira em TI

Dito isso, vamos às quatro metas que todo profissional de TI deve alcançar para que sua carreira seja realmente destacada.

1. Atualize seu currículo constantemente

A primeira coisa que você deve saber é que o currículo funciona como uma forma de propaganda pessoal. É nele que você deve fazer o seu próprio marketing, demonstrando de forma resumida tudo o que é capaz de fazer e o que lhe torna uma referência em relação aos outros candidatos.

Por isso, inclua em seu currículo as premiações por conquistas no setor, programas de responsabilidade social e ambiental dos quais já participou, cursos e palestras que fez e outras qualificações obtidas.

E vá além. Descubra quais são as certificações de TI mais importantes da atualidade, obtenha cada uma delas e as insira em seu currículo. Se não houver espaço suficiente, dê preferência para as qualificações mais importantes e recentes.

2. Construa uma boa rede de contatos

Pouca gente consegue ter sucesso na vida caminhando sozinha. Se perguntar aos maiores profissionais de qualquer setor, você vai ver que conhecer as pessoas certas e manter contato com elas foi decisivo para o sucesso da maioria deles.

As grandes oportunidades existem, e você precisa estar perto de quem tem relação direta com elas. Aqui também vale a sugestão de investir na criação de um perfil atrativo no LinkedIn. Essa rede social é exclusiva para contatos profissionais, o que pode ser uma excelente ferramenta para você usar estratégias de networking.

Encontre pessoas importantes do setor e siga-as para entrar em evidência, escreva textos técnicos com um ponto de vista pessoal — enfim, participe ativamente por lá. Só tenha cuidado para não ser ou parecer inconveniente.

3. Desenvolva as habilidades existentes

Muitos profissionais têm habilidades nativas que precisam ser lapidadas, e nada é melhor para isso do que aliar conhecimentos teóricos com a prática. Se você se encaixa nesse perfil, invista em cursos que incluam também treinamentos práticos.

As empresas de qualificação mais exigentes — as que procuram os profissionais mais qualificados — já usam simuladores para que o aprendiz possa testar, na prática, tudo aquilo que aprende na teoria.

Acredite, além de desenvolver suas habilidades pessoais, isso deve resolver o problema de falta de experiência — algo tão questionado durante uma entrevista de emprego.

4. Procure entender de negócios

Dê adeus àquela velha visão de que o profissional de TI só precisa entender do “tecniquês”. Agora as empresas estão buscando especialistas em TI que consigam tomar decisões de negócios.

Um MBA e cursos de atualização em administração de empresas, finanças, gestão de projetos e liderança de equipes são fundamentais para o currículo do profissional que quer ter uma exitosa carreira em TI.

5. Torne-se um analista por excelência

Outro ponto fundamental para uma carreira em TI de sucesso é a postura analítica dos profissionais. Entendendo melhor de negócios, você pode juntar seus conhecimentos técnicos a uma atuação mais propositiva.

Os boards executivos hoje buscam especialistas em tecnologias disruptivas para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. E você pode atuar na gestão de negócios, em várias áreas — do marketing às vendas, passando por comitês de inovação e muito mais.

6. Acompanhe a evolução do setor

Fique atento às novas tecnologias e métodos, mas também veja as movimentações políticas em torno da transformação digital. Você precisa acompanhar movimentos como a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation — GDPR) na Europa.

Governos e organizações no mundo todo estão discutindo meios de proteger dados e impulsionar a economia digital. E estão colocando novas legislações em prática. Aprofunde-se nestes temas, relativos ao ambiente regulatório, para que sua atuação no mercado seja mais consultiva e propositiva. Isso, com toda certeza, vai ser um diferencial em sua carreira.

7. Elabore um plano de carreira

Diversas empresas em todo o mundo — de porte grande ou pequeno — não oferecem um plano de carreira. Porém, isso não significa que o emprego deva ser rejeitado. Na verdade, toda a responsabilidade por sua carreira quem tem que ter é você. Afinal, só você tem o controle absoluto sobre sua vida.

O(a) profissional de TI que desenvolve o próprio plano de carreira é mais valorizado, pois sabe o que quer e busca por isso incessantemente, ajudando a empresa crescer no processo. Então, faça um plano da sua vida profissional. Defina ano a ano o que pretende fazer, onde pretende estar e, é claro, lute para concretizar os objetivos.

Enfim, como podemos ver, ser um profissional de TI bem-sucedido demanda planejamento, esforço e dedicação. Mas, com estas dicas, o caminho pode ficar um pouco mais fácil. Então, não perca mais tempo! Comece a se planejar ainda hoje para um futuro promissor na carreira.

Agora, se gostou das dicas de carreira em TI, aproveite para descobrir também 7 habilidades que todo gerente de TI deve ter.