As tecnologias continuam mudando a maneira como vivemos, jogamos e fazemos negócios. Por isso, não deve surpreender que a computação e a TI estejam entre as carreiras que mais crescem na atualidade — e com previsão de expansão para os próximos anos.

O estudo Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendência 2019, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), indicou um crescimento de 6,7% no mercado de TI global, sendo que no Brasil o setor cresceu 9,8%, em 2019. O resultado ficou muito acima dos alcançados entre 2017 e 2018.

Esses dados dão uma ideia de como esse mercado está aquecido, mas você sabe como impulsionar a sua carreira em TI? Confira algumas dicas neste artigo!

Conhecendo a carreira em TI no cenário atual

Esse domínio do mercado de trabalho de TI citado na introdução deve-se a vários fatores. Entre eles, o rápido crescimento da Internet e do comércio eletrônico e os preços mais baixos de hardware, permitindo que mais empresas atualizem sua tecnologia. Aumento da demanda por especialistas em segurança da informação, estimulados(as) pela crescente frequência e sofisticação de crimes cibernéticos, e a computação em nuvem, revolucionando a maneira como os departamentos de TI operam, são outros fatores.

Para profissionais de tecnologia da informação estabelecidos(as) ou para aqueles(as) que estão iniciando uma carreira na área de TI, são ótimas notícias. No entanto, apesar do rápido crescimento e do aumento de oportunidades, simplesmente aparecer não garante sucesso. O mercado de trabalho de TI continuará se tornando mais competitivo, à medida que as pessoas seguem o dinheiro e os empregos.

Por isso a importância de identificar claramente seus objetivos de carreira e desenvolver um plano de aprendizado com as habilidades necessárias, treinamento em informática e certificações de TI para criar uma vantagem competitiva e atingir seus objetivos. Além disso, compreender o cenário atual da carreira de TI deve ser o seu primeiro passo.

Descobrindo as oportunidades na tecnologia da informação

As certificações são bastante valiosas no setor de TI. Elas servem como prova para os(as) empregadores(as) de que você está qualificado(a) para executar um trabalho específico. Geralmente, associações profissionais e empresas de software supervisionam o processo de certificação, que exige que os(as) candidatos(as) sejam aprovados(as) em um exame depois de aprenderem uma habilidade, linguagem de computador ou programa de software.

Ter as credenciais corretas pode tornar você mais competitivo(a) como candidato(a) a emprego ou como profissional, tentando avançar para uma posição mais bem remunerada e mais responsável. Quais certificações você deve obter? A melhor opção é ir atrás daquelas certificações que o(a) tornarão competitivo(a) nas tecnologias mais quentes.

Entendendo o que o mercado está procurando

O conhecimento técnico levará muito longe um(a) profissional de tecnologia da informação, mas algumas das habilidades que contribuem para uma carreira de TI bem-sucedida, aparentemente, não estão relacionadas ao perfil técnico. Softs skills — ou competências pessoais —, como a capacidade de se comunicar, negociar conflitos e trabalhar bem em equipe, também são inestimáveis para os negócios — especialmente nos níveis gerencial e executivo. Conheça algumas delas!

Resolução de problemas

As empresas não trabalham mais com a tecnologia apenas por causa dela, em si. Hoje, como profissional de TI, você deve estar preparado(a) para apoiar as estratégias da empresa. Isso significa utilizar os recursos tecnológicos para solucionar questões relacionadas ao negócio. Por esse motivo, é fundamental que você saiba identificar um problema e indicar soluções para ele por meio da tecnologia.

Resolver um problema pode significar pensar fora da caixa com suas próprias ideias. Ou conversar com seus clientes e funcionários(as) para obter outras perspectivas, oferecendo uma compreensão mais ampla dos problemas e das possíveis soluções.

Inteligência emocional

Ter inteligência emocional significa assimilar que as emoções podem conduzir nosso comportamento e também afetar as pessoas, de forma negativa ou positiva. Aprender a gerenciar essas emoções, especialmente sob pressão, é uma das características de um(a) profissional de alta performance.

Máquinas inteligentes serão capazes de identificar problemas e oferecer soluções correspondentes, mas é preciso um ser humano emocionalmente inteligente para estimular uma equipe de pessoas, evitar tensões políticas, aumentar o moral e celebrar (ou se solidarizar) com a equipe depois que um projeto for lançado.

Comunicação

Apresentar ideias e comunicar sua visão é imprescindível, assim como ouvir e entender o que outras pessoas dizem. Sem comunicação eficaz, as organizações não podem funcionar bem. Seja a comunicação durante uma apresentação, seja por e-mail ou em uma one-on-one, a capacidade de compartilhar informações com precisão e sem prolixidade fará com que um(a) profissional de TI se destaque.

Desvendando os caminhos para uma carreira de sucesso

A forma como você se prepara para uma carreira em TI desempenha um papel importante no seu sucesso. Como em qualquer carreira, você precisa adquirir as habilidades complexas que farão a diferença, mas existem algumas estratégias extras para alavancar sua carreira em TI.

Faça cursos online

Vivemos em uma época em que é possível aprender praticamente qualquer coisa online. Existe uma infinidade de plataformas que oferecem cursos acessíveis, elaborados por profissionais do setor. Você pode adequar esses cursos aos compromissos existentes e não há limites de tempo.

Algumas plataformas atraem comunidades de suporte de usuários(as) que procuram desenvolver as mesmas habilidades. Saber que você pode pedir a um(a) colega para dar feedback sobre seus projetos acelerará seu aprendizado.

Desenvolva projetos

Ao fazer cursos online, você será incentivado(a) a criar seus próprios aplicativos e sites para aprimorar suas habilidades. Há duas razões pelas quais você deve seguir esse conselho. Primeiro, uma carreira em tecnologia requer desenvolvimento profissional contínuo e vontade de se esforçar, portanto, trabalhar em seus próprios projetos ajuda a adotar a mentalidade certa.

Segundo, seus projetos podem formar a base de um portfólio que mostra à equipe de recrutamento o que você pode fazer. Qualificações e evidências de aprendizado são um bom começo, mas, no final das contas, você precisa provar que pode traduzir a teoria em prática. Não trabalhe apenas isoladamente, contribua para projetos de código aberto para obter uma experiência valiosa.

Construa uma rede de contatos

Nunca subestime o poder de se reunir pessoalmente — especialmente no setor de tecnologia. A TI é um campo surpreendentemente colaborativo, de modo que os(as) candidatos(as) que podem representar sua capacidade de se conectar com outros(as) profissionais.

Vá a eventos de networking para as áreas em que você deseja participar. Seja para gerenciamento de projetos, seja de engenharia de software, controle de qualidade ou outro nicho, é útil aprender sobre os projetos em que esses(as) profissionais estão trabalhando e pensar em como você pode ajudar.

Considere pedir orientação, se estiverem abertos(as) a isso. Você também pode encontrar um(a) mentor(a) para ajudar no desenvolvimento de sua carreira.

A formação de relacionamentos profissionais também é uma ótima maneira de acompanhar o que está acontecendo no setor de TI. Se você não souber por onde começar, faça uma pesquisa sobre os eventos de TI em sua área.

Siga líderes e organizações do setor nas mídias sociais e talvez até entre diretamente em contato com essas pessoas. Muitos(as) profissionais estão felizes em compartilhar sua sabedoria e conselhos de carreira com a próxima geração de profissionais de tecnologia.

Por fim, em um campo em constante mudança como a tecnologia da informação, você precisará constantemente atualizar suas habilidades e estar sempre a par das tendências. Cursos online, comunidades de profissionais e constante networking podem ajudar você a manter suas habilidades atualizadas e a manter-se no topo na carreira em TI.

Agora que você já sabe o que precisa fazer para desenvolver-se como profissional de TI, descubra 4 carreiras que estão em ascensão nesse mercado!