Criar um plano de contingência de TI é crucial para as empresas estarem prontas para lidar com o inesperado e saírem de situações de crise sem grandes prejuízos.
Plano de contingência de TI é um conjunto de estratégias estabelecidas pela empresa para lidar com situações de crise e garantir a continuidade de seus sistemas vitais. Nele, deve constar um passo a passo predeterminado para que a equipe de TI consiga agir rapidamente e reduzir os danos causados, recuperando o máximo de dados possíveis.
É comum, muitas organizações não acreditarem que estão suscetíveis a perigos e, devido a isso, não darem a devida importância ao plano de contingência de TI. No entanto, quando um problema acontece, são pegas de surpresa e acabam sofrendo com grandes prejuízos para os negócios.
Dependendo do nível do problema, caso a organização não saiba como proceder, é possível ter seus sistemas e equipamentos comprometidos, colocando em risco as informações armazenadas. Portanto, é crucial sempre considerar a possibilidade de algum incidente que possa impactar ou até mesmo paralisar as atividades do negócio possa acontecer.
Desse modo, ao considerar o pior dos cenários, a empresa torna-se preparada para lidar com situações adversas, evitando impactos negativos, danos e prejuízos financeiros.
E sua empresa, já possui um plano estruturado? O plano de contingência de TI é justamente um guia para que toda a equipe saiba como agir para se recuperar rapidamente. Confira a seguir a importância de desenvolvê-lo!
O que é plano de contingência de TI?
Como já adiantamos anteriormente, o plano de contingência de TI é um conjunto de estratégias que a equipe de TI deve seguir para assegurar a continuidade do negócio após alguma crise acontecer. Ele permite que a empresa reduza os danos causados e recupere o máximo de dados possíveis.
Saber como reagir a essas ocorrências é fundamental para que a empresa sofra os menores danos possíveis. Ao desenvolver um plano eficiente, as organizações passam a estar mais bem preparadas para lidar com inúmeros problemas, tais como:
- Ataques cibernéticos;
- Desastres naturais;
- Ausência prolongada da equipe de TI;
- Queda de energia;
- Perda de fornecedores essenciais para o funcionamento da estrutura;
- Perda de dados;
- Períodos de indisponibilidade;
- Problemas estruturais;
- Entre outras interrupções.
Como você pôde perceber, o plano de contingência não trata apenas de grandes crises, ele pode ajudar a empresa a lidar com diversas situações de mau funcionamento de TI e outros problemas mais comuns. Portanto, é possível adequar o plano às especificidades e demandas de seu negócio.
5 motivos para desenvolver um plano de contingência de TI
Investir no desenvolvimento de um planejamento estratégico possibilita definir as melhores soluções para resolver os diversos tipos de problemas existentes na realidade da empresa para reduzir, e até eliminar, perdas de dados e outros prejuízos. No entanto, sua importância não para por aí.
Confira a seguir todos os motivos para criar seu plano de contingência de TI:
1. Equipe e organização bem preparadas para grandes desastres
Por meio de um plano de contingência, toda a empresa se torna mais flexível para enfrentar qualquer desafio que possa surgir. Desse modo, os colaboradores saberão exatamente como proceder, podendo agir rapidamente.
2. Evita prejuízos
Com o plano de contingência, a organização evita que seus sistemas passem por grandes momentos de indisponibilidade. Assim, os prejuízos decorridos de falhas ou erros serão menores, o que aumentará o ritmo da produção.
3. Maior integração entre equipes
Um bom plano de contingência permite que os colaboradores trabalhem alinhados, sabendo exatamente qual é o papel de cada um diante de uma crise. Logo, é possível otimizar a relação entre o time.
4. Proteção de dados
Outro motivo fundamental para ter um plano de contingência é a proteção dos dados. Sabemos que uma das maiores preocupações das empresas é a segurança, integridade e disponibilidade das informações contidas em seu banco de dados e servidores.
Portanto, por meio das medidas estabelecidas, o time será guiado para tomar as melhores decisões para que a perda de dados seja a menor possível.
5. Melhor visão e gestão da estrutura de TI
Muitas vezes, a organização não consegue ter uma visão geral de sua equipe de TI, o que acaba acarretando uma equipe desalinhada e que não trabalha de forma integrada.
Por meio desse planejamento, é possível ter uma visão mais ampla de todo o ambiente, ferramentas e sistemas utilizados, além de definir o papel de cada integrante da equipe. Assim, é possível identificar quais são as suas aplicações e processos mais críticos e que merecem maior atenção em momentos de ameaça.
Além disso, a empresa conseguirá otimizar a gestão de sua estrutura, podendo identificar previamente as possíveis ameaças e possíveis oportunidades de melhoria, podendo tomar decisões para sempre melhorar os negócios.
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