O Hyper Agile é um método de desenvolvimento usado para escalar suavemente de pequenas para grandes equipes. Também visa potencializar os projetos a partir de uma perspectiva de retorno sobre investimento (ROI).

Há uma série de parâmetros dentro desse método inovador e, com eles, diversos desafios da gestão de TI podem ser superados. Tanto que cresce a adoção por gestores da tecnologia, nos mais variados tipos de projetos.  

Interessado no assunto? Confira, a seguir, como o Hyper Agile se relaciona com a TI!

Quais são os parâmetros do Hyper Agile?

O Hyper Agile foi concebido por Damon Poole, fundador da Nexxle. Ele definiu alguns parâmetros para essa metodologia. São eles:

  • iterações curtas; 
  • automatização total; 
  • pipelining virtual massivamente paralelo; 
  • hierarquia de desenvolvimento; 
  • classificação de itens de trabalho;
  • estimativa e antecipação de testes; 
  • quociente de qualidade;
  • meritocracia. 

Como os parâmetros do Hyper Agile podem melhorar a gestão de TI?

Veja agora, um detalhamento dos princípios do Hyper Agile e como eles são úteis na gestão de TI.

Iterações curtas e automatização de processos

No Hyper Agile, todos os benefícios do tradicional desenvolvimento ágil são empregados. Com especial atenção para iterações curtas, sempre contando com feedbacks periódicos.

Também a prática de automatizar tudo em apoio à integração contínua é um parâmetro muito importante nessa abordagem. 

Pipelining virtual massivamente paralelo 

Esse é o processo de desdobrar o ciclo de vida no maior número possível de etapas separadas. E, em seguida, aplicar esse ciclo a cada requisito de usuário em uma base individual em paralelo.

Isso permite um alto grau de atividade assíncrona, o que gera facilidade para iterações mais curtas.

Refere-se a pipeline virtual, pois vários estágios do pipeline podem se sobrepor aos mesmos estágios em outros pipelines. Além disso, esses estágios podem ser executados em diferentes locais.

Hierarquia de desenvolvimento

Uma hierarquia de desenvolvimento é uma representação da interdependência dos grupos. Ela inclui diferentes etapas do processo: da integração às revisões do código, passando pela garantia de qualidade.

Ela engloba várias práticas recomendadas, incluindo diversos níveis de isolamento, gatekeepers e pontos de verificação. Ademais, sempre passa de um estado válido conhecido para um estado bom conhecido. Também fornece a estrutura para as partes dos pipelines paralelos virtuais associados ao código real. O bloco de construção fundamental de uma hierarquia de desenvolvimento é um ramo.

Classificação de itens de trabalho

Essa classificação é feita colocando todos os itens planejados em uma única lista. O primeiro item é o de maior prioridade e o último é o de menor prioridade.

Essa prática também é conhecida como backlog na metodologia Scrum Agile. Ela simplifica muito o planejamento de projetos, mantém o time concentrado em seu mercado-alvo e ajuda a evitar o arrastamento de recursos.

Estimativa e antecipação dos testes

No Hyper Agile é recomendado usar o método PERT. Na fase de testes, a recomendação é a escrita do roteiro no planejamento do projeto. Para Damon Poole, não faz sentido desenvolver um código sem saber o que se espera dele.

Quociente de qualidade

Como não há uma boa maneira de determinar a qualidade exata de um produto, é difícil comparar as iterações a partir da própria experiência para determinar quando uma delas está pronta para liberação.

Esse quociente é uma aproximação sistematicamente calculada da qualidade de uma iteração específica. Os dados compilados como parte do cálculo do quociente de qualidade também podem ser usados ​​para orientar futuros esforços de melhoria de qualidade e de processo.

Meritocracia

A meritocracia permite que os desenvolvedores contribuam fora de suas áreas tradicionais. Nesse cenário, eles constroem confiança em suas capacidades e se permitem gravitar naturalmente nas áreas em que são mais eficazes.

Uma maneira eficiente de implementar a meritocracia é permitir que os desenvolvedores criem “filiais” onde possam implementar suas ideias. Se eles forem bem-sucedidos na implementação de sua ideia e o resultado for aceito, é uma questão simples incorporar a mudança no processo de desenvolvimento.

Como você viu, os princípios da metodologia Hyper Agile, como a adaptabilidade e a agilidade na resolução de problemas, podem ser aplicados de forma a melhorar a gestão.

E então, você entendeu o que é e como funciona o Hyper Agile? Confira agora como incluir a tecnologia na gestão da empresa!