Todos os anos temos uma data que é marcada por grandes promoções e baixa nos preços. A Black Friday no Brasil está cada vez mais ganhando força e engajando empresas de todos os portes e segmentos para oferecer o melhor custo para seus clientes. O fato é que com essa crescente, temos algumas fraudes que percorrem os sites. 

Neste post, reunimos 9 dicas para te ajudar a não cair nessas fraudes e aproveitar as promoções da melhor maneira.

Confira!

1. Conexão confiável

Utilize uma conexão confiável, como a rede Wi-Fi da sua casa ou seu plano de dados móveis.

[Dica de Segurança] Sua Wifi está desprotegida!

Cuidados que deve ter ao acessar rede de internet pública

2. Cerificado de segurança

Ao abrir o navegador, observe os certificados de segurança digital das páginas, verifique se no canto superior esquerdo o cadeado está ativo (se está verde) e se o protocolo utilizado é o https://.

3. Validação da URL

Verifique se a URL do site condiz com o site oficial da empresa. Como por exemplo, o site do Magazine Luiza oficial é www.magazineluiza.com.br, e nessa época podem surgir domínios fakes como www.magazineluza.com.br. Fique de olho!

4. Promoções e Cupons oficiais

Tome cuidado com cupons que chegam por whatsapp e mídias sociais. Seja cuidadoso(a) ao clicar em banners e pop-ups, sempre confirme se a informação consta nos canais oficiais da empresa.

5. Antivírus e Firewall instalados

Tenha instalados antivírus e firewall confiáveis, atualizados e capazes de identificar scripts disparados por e-mail ou sites maliciosos ou falsos, em todos seus dispositivos.

5 dicas simples de segurança para seus dispositivos

6. Autenticidade da empresa

Sempre cheque informações sobre o produto e a credibilidade da empresa, verificando itens como a razão social, CNPJ, endereço, avaliações e formas de contato.

7. Opções de pagamento

Desconfie se o site aceita somente cartão de crédito como forma de pagamento, pois compras pagas dessa forma são bem mais difíceis de serem estornadas e os dados do cartão podem ser usados por golpistas. 

8. Termos e políticas

Leia sempre os termos e políticas do site da empresa, principalmente no que diz respeito ao cancelamento e troca, antes de efetuar a compra.

9. Evidências

Guarde as evidências que mostram o que estava anunciado e a navegação da empresa, como print das telas.

Agora, é só atentar-se nesses pontos e aproveitar as promoções.

Boas compras!