O relatório Gartner é, tradicionalmente, um documento que gera apreensão e expectativa de todo o mercado em geral. Afinal de contas, é dele que saem algumas tendências das quais os empreendedores podem ficar atentos e que vão fazer barulho em grande parte dos segmentos produtivos da sociedade.
Mas para este episódio CCMCast, a gente convidou o Ricardo Nunes, que é CEO da TRIYO Tecnologia, que fez um panorama geral desse alarde que o Gartner pode causar junto com a Tais Faria, supervisora de marketing da CCM: afinal de contas, levar em consideração as tendências de mercado faz sentido para qualquer empresa? Saiba mais sobre esse bate-papo, neste artigo!
O Gartner e o pensamento estratégico
Nunes já levanta um dado interessante sobre o mercado e aponta que, para 2023, a expectativa de crescimento fica na casa dos 20%, enquanto o próprio PIB pode aumentar. E, segundo ele, grande parte dessa estatística positiva se deve à transformação digital que tem se inserido cada vez mais no dia a dia de todas as camadas da sociedade.
Como exemplos, Nunes cita algumas ferramentas e tecnologias que chamam a atenção e, inclusive, entraram no Gartner, como:
- 5G;
- IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas);
- nuvem;
- inteligência artificial.
Entre outras que, aqui e a ali, já estão situadas no mercado e possuem aplicações diversas. Mas esse é o ponto-chave: nem toda tendência tecnológica faz sentido para todas as empresas.
Ricardo Nunes alerta que um algo determinante para isso é o pensamento analítico e estratégico para entender quais dessas soluções têm a ver com o seu momento, suas necessidades e carências e também os objetivos em curto e médio prazo da organização.
Pois de nada adianta o investimento precoce em inteligência artificial, por exemplo, se a sua infraestrutura não está preparada para a sua implementação.
A importância do alinhamento geográfico
Thais Faria e Ricardo Nunes também concordam que a avaliação geográfica se faz determinante. Afinal de contas, nem tudo que já é aplicável e popular no mercado internacional está, necessariamente, em um mesmo momento de aplicação no mercado nacional.
Isso é algo que remonta à afirmação inicial de Nunes e que permeou grande parte do episódio do CCM Cast: o cuidado em compreender o que pode fazer a diferença para a sua marca, especificamente.
Mas não apenas de forma reativa, buscando soluções imediatas: com planejamento estratégico, também, as empresas conseguem começar a se mobilizar para o futuro e, assim, adaptar-se rapidamente às mudanças, às tendências e, assim, futuramente conseguir antecipá-las e ter uma infraestrutura adequada para as mudanças.
Com isso, Ricardo Nunes reforça o quanto é importante que os empresários entendam o que pode fazer a diferença para os seus negócios, respectivamente. A partir daí, e com esse olhar analítico e crítico com a própria infraestrutura, relatórios como o Gartner podem adquirir ainda mais valor porque permitem um norteamento em larga escala. Mas somente quando a percepção interna estiver devidamente organizada.
E se você quer entender melhor o assunto e também aprender mais sobre as tendências do Gartner e as aplicações já existentes no mercado, aproveite para clicar aqui e ouvir o episódio do CCMCast na íntegra!