É fácil imaginar que, com a transformação digital e as atuais soluções do mercado, as empresas consigam implementar suas ações de inovação facilmente. Mas isso é apenas a superfície do benefício apresentado, pois, antes disso, existem muitas ações a serem tomadas.

Por exemplo: a avaliação de soluções que podem ser ideais para cada caso e, especialmente, o diálogo delas com o resto de toda a empresa.

Isso é especialmente desafiador para empresas que lidam com diferentes soluções simultaneamente, como a Caoa do Brasil — grupo que é o maior distribuidor Ford da América Latina e ainda tem concessionárias, atua como seguradora e lida, ainda, com a locação de veículos, entre outros serviços e produtos comercializados.

Para entender os desafios e soluções em torno da integração de dados, conversamos com o Fábio Giacomozzi, que é gerente de sistemas da empresa e contou para gente as melhores práticas e lições aprendidas nessa jornada. Confira!

A complexidade de uma estrutura de sistemas

Quando Giacomozzi fala a respeito da Caoa do Brasil, o número de sistemas usados pelo grupo impressiona: em torno de 30 soluções que dialogam entre si e suprem as demandas e necessidades de cada core da empresa, assim como os braços auxiliares da organização.

Agora, imagine o quanto isso pode ser complexo para investir, implementar e sustentar. Não à toa, o gerente de sistemas do grupo revela que esse é o grande desafio, atualmente, e em paralelo com as ambições do grupo para o futuro: tornar toda essa comunicação e amparo tecnológico mais enxutos, objetivos e integrados para que não ocorram gargalos ou bugs nos sistemas.

Especialmente, em um momento em que a Caoa do Brasil utiliza soluções de diversas fontes, como SaaS, ou mesmo de fornecedores de ERP, e outras tecnologias que estão intimamente ligadas aos pilares estruturais do setor de TI da empresa, que são:

  • infraestrutura;
  • sistemas;
  • governança;
  • projeto e inovação.

O futuro e o caminho para a otimização dessas soluções

Em um cenário de certezas e apontamentos para o que o futuro reserva para o mercado, Giacomozzi usa a sua própria experiência de 16 anos dentro da Caoa do Brasil para ilustrar as perspectivas.

Começando pelo fato de que ele ingressou posteriormente na área de tecnologia e que, hoje em dia, todo profissional deve estar de olho nas mudanças do mercado e dentro da empresa. Pois é isso que vai destinar o uso de soluções que ajudem a tornar todo o processo mais enxuto e colaborativo — e sem atrito entre as necessidades de cada core da empresa.

Portanto, ele reflete sobre a importância de sempre acompanhar o mercado e as inovações dentro do seu próprio setor. Assim, é possível mapear, nortear e implementar mudanças que vão agregar vantagens competitivas, solucionar dores e tornar toda a estrutura mais eficiente no operacional.

Com isso, fica claro que o cenário de inovação tecnológica tem, sim, todos os benefícios alardeados para empresas de todos os segmentos e portes. Entretanto, um planejamento muito detalhista deve ser feito para que esses pontos positivos não sejam ofuscados por obstáculos dentro de cada etapa dessa jornada.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto para aprender como a Caoa do Brasil e o trabalho de toda a equipe de Giacomozzi se sobressaíram, nesse trabalho, clique aqui e ouça na íntegra o episódio do CCM Cast!