A computação em nuvem revolucionou muitos segmentos do mercado. Um deles é o automotivo, que vem passando por grandes transformações nos últimos anos — especialmente por impulso da tecnologia.

Entenda agora os benefícios da cloud computing para empresas

O que é e como funciona a nuvem no setor automotivo?

Em linhas gerais, a nuvem “é um estilo de computação no qual capacidades de TI escaláveis e elásticas são entregues em forma de serviço usando tecnologias de internet”, como define a Gartner. Na prática, trata-se de um modelo de utilidade criado para armazenar e processar dados, processos e aplicações na infraestrutura, oferecidos por fornecedores especializados chamados de provedores.

No setor automotivo, ela é útil tanto no fornecimento de soluções virtualizadas para a indústria e o comércio quanto proporcionando capacidade para processos complexos.

Nuvem para concessionária

Quais melhorias tecnológicas podem ser alcançadas com o auxílio da nuvem?

Em 2015, a sueca Ericsson foi a grande vencedora do LTE Award. A companhia criou a Connected Vehicle Cloud, uma plataforma de conexão automobilística que facilita a experiência dos condutores com interatividade e facilidades, como a interligação entre os ocupantes, fabricantes, distribuidores, empresas prestadoras de serviços e até autoridades de tráfego das cidades. Tudo isso, baseado na nuvem.

Outro exemplo é a Volvo, que melhorou a segurança em seus carros e caminhões. Usando a nuvem, a fabricante criou o Hazard Light Alert, um sistema que alerta todos os condutores de veículos da marca quando há algum perigo na estrada — quando o primeiro motorista faz uma freada brusca, os demais recebem um sinal luminoso em seus painéis de controle —, entre outras facilidades.

Combinada a outras tecnologias, como o Big Data e a Inteligência Artificial, a nuvem também proporciona mais inteligência às empresas do setor automotivo. A Microsoft e a Mercedes, por exemplo, uniram-se para cruzar dados de vendas das concessionárias com indicadores econômicos para melhorar a previsibilidade comercial e potencializar a lucratividade.

Concessionárias Chevrolet adotam a nuvem

Quais são os benefícios da nuvem para o setor automotivo?

Como você viu, são muitas as vantagens da computação em nuvem. Agora, conheça mais detalhes sobre os benefícios que o setor pode obter:

Redução de custos em TI

Sem necessidade de investir grandes quantidades de dinheiro em infraestrutura, as empresas podem obter recursos e serviços de maneira virtual e utilizar seus orçamentos em inovação e vendas.


Melhorias na gestão

Usando soluções virtualizadas, as organizações podem experimentar novas práticas e métodos. Assim, a capacidade tecnológica é ampliada para competir com os grandes nomes do setor que migraram seus bancos de dados, sistemas e servidores para a nuvem.

Mobilidade

Onde quer que os usuários autorizados estiverem, eles podem aproveitar a tecnologia desde que estejam conectados na web. Isso vale tanto para os colaboradores da empresa quanto para os clientes.

Inovação

Em relação à criação de automóveis e serviços inovadores, nenhuma tecnologia proporcionou tantas possibilidades como a computação em nuvem. Além dos exemplos destacados, podemos citar também o Ford Evos, que chegou ao mercado com funcionalidades que permitem, por exemplo, enviar e coletar informações para aumentar o desempenho e proporcionar mais conforto aos condutores.

Segurança da informação

Com as aplicações fornecidas por provedores de confiança, as preocupações com a segurança dos dados diminuem. A realização automática de backups, assim como o constante monitoramento, mitigam os riscos e proporcionam disponibilidade, confiabilidade e integridade das informações.

Você está preparado para o potencial da nuvem no setor automotivo?

Como você viu, a integração da nuvem com o mercado automotivo é uma forma de conseguir ampliar a dinâmica dos motoristas e passageiros na estrada. Ao mesmo tempo, proporciona mais capacidade tecnológica para melhorar a gestão e o desenvolvimento de produtos e serviços para a indústria e o comércio do setor.

Ainda vamos ouvir muito sobre as facilidades desta tecnologia, e é importante estar preparado para ela. Por isso, não perca tempo e confira este artigo sobre as vantagens de ter o sistema de gestão da sua concessionária na nuvem.

Leia também: