Diante um cenário instável causado pela pandemia da Covid-19, o setor de investimentos das empresas, busca formas de reduzir custos sem perder produtividade, ou seja, como se manter escalável. Uma solução que vem se tornando bastante comum é a migração do Capex para o Opex, com o objetivo de trazer mais inovação tecnológica para o negócio.

Ambos os termos estão relacionados a aplicação de capital em tecnologia, mas com características e benefícios distintos. Continue lendo esse texto para saber mais sobre essas duas categorias de investimentos e, porque a mudança do Capex para o Opex é mais vantajosa para sua empresa.

Definição de Capex e Opex

O Capex é um investimento em bens materiais, como computadores, máquinas e equipamentos. Esses bens se tornam parte do capital da empresa, porém, demandam tempo, espaço e infraestrutura para serem mantidos e podem se tornar obsoletos diante das inúmeras mudanças tecnológicas que estão acontecendo.

O Opex, por outro lado, é um investimento operacional, como a terceirização de produtos e serviços. A contratação de um serviço de Nuvem é um exemplo de Opex. Ela reduz os gastos da empresa, que tem consequência direta no lucro, eleva a produtividade, oferece maior praticidade e inovação na área de TI e está sempre atualizada e adaptada às mudanças que a empresa necessita.

Vantagens do Opex

Por exemplo, uma concessionária mantinha o sistema de gestão em uma infraestrutura local, com servidores, softwares e outros equipamentos necessários para o sistema funcionar.

Com a chegada da pandemia, a empresa não estava preparada para que os colaboradores trabalhassem de casa, já que os dados e informações estavam somente armazenadas nos servidores locais. Essa situação fez com que, nos primeiros meses, a concessionária apresentasse uma queda significativa de produtividade e vendas.

Analisando a situação, o responsável pelo setor de TI da empresa sugeriu que fosse feita a troca dos servidores para um serviço de Cloud, uma troca Capex para o Opex. Com a mudança seria possível reduzir custos, já que a infraestrutura local, consumo de energia seriam dispensáveis.

A mudança apresentou somente resultados positivos. A comunicação passou a funcionar de forma remota, o sistema ficou mais ágil e facilitou as tarefas das equipes de atendimento e venda, que passaram a ter um acesso mais veloz às informações dos clientes, pagamento e entregas, colaborando para a recuperação no número de vendas.

Vantagens de migrar para o Opex

Já ficou claro que o Opex é uma opção mais inteligente, inovadora e uma grande vantagem econômica para as empresas e, no que diz respeito aos serviços de Nuvem, o Opex oferece diversas vantagens, sendo elas:

  • Flexibilidade;
  • Previsibilidade de caixa;
  • Escalabilidade;
  • Otimização de custos no TI;
  • Acompanha mudanças do mercado;
  • Mais segurança;
  • Profissionais especializados;
  • Redução de riscos.

Resumindo, se sua empresa busca inovação tecnológica, previsibilidade de custos, segurança e agilidade, o Opex definitivamente é a melhor opção.