“Resiliência — O mundo é digital e o relacionamento é humano”. Esse é o tema do 28º Congresso Fenabrave, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto, em São Paulo.
Uma temática que nos leva a refletir sobre o atual momento de protagonismo da tecnologia em todos os âmbitos da vida. De acordo com a consultoria IDC, até o final de 2018, uma em cada nove empresas deverá empreender estratégias de transformação digital na América Latina.
Nesse movimento, já há diversos setores da economia se questionando a necessidade de pensar o impacto das inovações tecnológicas modernas como mediadora dos relacionamentos humanos.
Não é diferente no segmento das concessionárias de automóveis. O setor automobilístico é apontado como um dos que mais investem em ferramentas, serviços e métodos tecnológicos em diversas frentes.
Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Continue lendo para entender o que você pode fazer para inserir a sua concessionária nessa tendência, sobretudo nas estratégias de vendas e relacionamento com os clientes!
O mundo digital e o novo consumidor: relacionamento nunca foi tão importante
Há menos de dez anos, sempre que queria adquirir um automóvel novo, o consumidor ia até sua concessionária de confiança para saber das novidades. Hoje, a jornada de compra começa muito antes, por meio da internet.
Isso muda todo o processo, pois o volume de informações e a quantidade de opções disponíveis elevam a concorrência a um patamar ainda mais desafiador.
O segredo para lidar com esse dinamismo é o relacionamento humano. Nunca foi tão necessário pensar na experiência do cliente como atualmente. Equilibrar entre o uso da tecnologia e o atendimento consultivo tem sido a escolha das concessionárias de maior sucesso.
Assim como outros segmentos do mercado, o setor de distribuição de veículos agora precisa integrar suas estratégias de marketing e vendas. Ao mesmo tempo, tem que trabalhar com a consultoria estratégica da equipe de TI.
O próprio pós-venda mudou muito com a tecnologia. A boa notícia é que é possível realizá-lo com um custo operacional bem menor, sem perder o contato humano — em vez de fazer uma ligação telefônico, os vendedores podem usar uma aplicação de mensagens rápidas para uma chamada de vídeo, por exemplo.
Uma das maneiras de adquirir tecnologia para modernizar processos, reduzir custos e potencializar resultados é investir na computação em nuvem. Hoje, as empresas do setor podem adquirir ferramentas e serviços inovadores de maneira descentralizada. Não é mais preciso investir grandes quantidades de dinheiro em infraestrutura própria de TI.
Com a nuvem, o cotidiano operacional ganha mobilidade e flexibilidade. As quatro paredes dos escritórios e lojas já não são mais o limite, o que pode elevar o nível do atendimento ao cliente e facilitar o dia a dia dos profissionais.
O mundo digital e as concessionárias: desafios e oportunidades
Um dos grandes desafios dessa nova dinâmica é preparar a equipe para novas formas de trabalho. Realizar a transição entre o que era feito antes da mediação da tecnologia para uma abordagem mais inovadora requer investimentos em capacitação, mas também esforços de engajamento e colaboração.
Uma das maneiras de fazer isso é mostrando à equipe de vendas o quanto os fabricantes de automóveis estão investindo na tecnologia. A partir disso, convidar o time a pensar em novas formas de usar ferramentas e serviços tecnológicos para estreitar o relacionamento com o público-alvo.
As oportunidades vêm justamente da resiliência perante um ambiente mercadológico cada dia mais dinâmico. A capacidade de se adaptar às mudanças é hoje um grande diferencial. E, nós sabemos, não há inovação sem facilidade de mudar constantemente, errar e corrigir erros com rapidez; transformar erros em saltos para o avanço.
Em suma, ter uma equipe atualizada é crucial para essa nova era de consumo. Se novas tecnologias como os veículos autônomos, hiper-conectados e tendências como os carros elétricos e híbridos interferem nas relações humanas, é preciso também atualizar a abordagem da concessionária para que ela continue sendo competitiva.
O que você achou da temática da Fenabrave para este ano?
Visite nosso stand na Fenabrave 2018. Aproveite para conferir cases de concessionárias que já estão na nuvem e discutir como a tecnologia pode impulsionar seu negócio.