Cloud computing tem evoluído ao longo dos últimos anos para garantir que a nuvem tenha sempre a capacidade de atender às demandas do mercado. Entre as principais novidades que a tecnologia trouxe nos últimos anos está a nuvem híbrida, a qual permitiu que gestores tivessem uma infraestrutura mais flexível e preparada para diferentes demandas.

Preparamos este post para esclarecer o que é a nuvem híbrida, quais são os seus benefícios e a importância de investir em tecnologia. Continue a leitura e confira!

O que é a nuvem híbrida?

É um modelo de cloud computing em que o negócio contrata uma infraestrutura que combina as características da nuvem pública e da nuvem privada. Em função disso, o gestor pode manejar os recursos conforme a sua demanda: se a aplicação demanda mais escalabilidade, ela é hospedada na nuvem pública, mas se ela tem como requisito um ambiente com maior nível de controle, ela é direcionada para a nuvem privada.

Quais as vantagens da nuvem híbrida?

A flexibilidade da nuvem híbrida traz vários benefícios para o negócio que investe nessa tecnologia. Conheça os principais:

Otimização de performance

Na nuvem híbrida o gestor sempre pode modificar o local em que os recursos estão hospedados. Isso garante um maior nível de performance para o empreendimento: sempre que for necessário, a aplicação poderá ser direcionada para a nuvem pública e escalada conforme a demanda.

Maior capacidade de resposta a demandas de clientes

Por ser escalável a nuvem híbrida dá ao negócio a capacidade de responder rapidamente a demandas de clientes. Os times serão ampliados com o apoio de empresas de outsourcing e todos terão os recursos necessários para executar as suas atividades normalmente.

Melhor disponibilidade

Na nuvem híbrida a empresa tem o máximo de disponibilidade. Se algum problema ocorrer no cloud privado, basta direcionar os acessos para a nuvem pública (e vice-versa). Assim, os atrasos ficam menos recorrentes e a empresa ganha competitividade.

Podemos citar como exemplo o uso de ferramentas de máquinas virtuais. Flexíveis, essas soluções podem ser facilmente alocadas em um novo ambiente quando a empresa necessitar, evitando atrasos na entrega de resultados.

Alta mobilidade

As rotinas de trabalho remoto já são incorporadas por várias empresas. Com a nuvem híbrida a companhia consegue direcionar qualquer ferramenta para a nuvem, garantindo que esse tipo de processo seja mantido sem problemas. Em outras palavras, mesmo que o seu empreendimento tenha um sistema de gestão integrada personalizado, ele poderá ser acessado pela nuvem sem comprometer a segurança do usuário.

Qual a importância de investir em tecnologia?

O investimento em TI se tornou fundamental para o sucesso de qualquer empresa. A tecnologia permite que os negócios tenham mais agilidade, possam ampliar o seu nível de produtividade e reduzir custos. Além disso, com a TI a empresa inova mais e consegue criar competitividade.

Esse é o caso de soluções como a nuvem híbrida. Ela dá ao gestor a capacidade de aproveitar todos os benefícios do cloud computing sem comprometer a sua segurança ou flexibilidade. Assim, a companhia pode otimizar as suas rotinas sem perder clientes ou ter elevados custos.

Gostou deste artigo? Você já utiliza algum tipo de serviço de cloud computing no seu dia a dia? Deixei um comentário e conte pra gente qual é a sua experiência no assunto.