A transformação digital está causando uma grande revolução no setor de TI. Saber trabalhar com cibersegurança e soluções em cloud, por exemplo, se tornou um requisito técnico extremamente importante para os(as) profissionais da área. E a melhor forma de garantir proficiência nessas atividades é adquirindo certificações de TI.

Além de garantir a atualização profissional, elas promovem o desenvolvimento constante das suas habilidades práticas. Pensando nisso, mostraremos aqui as principais certificações de TI para quem trabalha com cloud. Confira! 

ITIL

A Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é mais do que uma simples ferramenta de TI — é uma estratégia de negócios. A certificação faz com que o(a) profissional adquira uma nova visão sobre o setor, entendendo seu papel na otimização dos processos.

Seu principal diferencial é oferecer conhecimento sólido tanto em relação às operações de TI quanto ao valor que seus recursos são capazes de gerar. Por isso, trata-se de uma certificação fundamental para quem busca entender a fundo o Gerenciamento de Serviços em TI e utilizar a nuvem com mais eficiência

COA

O Certified Openstack Administrator é o(a) profissional capaz de operar com eficácia o Openstack — uma plataforma de cloud de código aberto. O sistema pode ser utilizado para criar ambientes em nuvem (públicos e privados), além de oferecer uma camada de gerenciamento via interface web (API ou CLI).

Trata-se da única certificação oferecida pela Openstack Foundation, o que mostra sua relevância para quem deseja operar a plataforma e alcançar bons resultados. 

EC-COUNCIL

A International Council of E-Commerce Consultants é uma organização que oferece cursos e certificações para profissionais da TI com foco na segurança da informação. O papel da cibersegurança nas empresas tem ganhado muito destaque. Ao transferir plataformas e serviços para a nuvem, a sua importância se torna ainda maior.

Por isso, a certificação EC-COUNCIL promove a formação de profissionais com a expertise necessária para garantir que a cloud opere com equilíbrio entre desempenho e segurança. 

Basta olhar para os recentes casos de sequestros de dados por meio de ataques ransomware para compreender o quão essencial é contar com alguém capacitado pela EC-COUNCIL. 

CompTIA Cloud Essentials

A CompTIA se descata por ter um dos mais importantes nomes da indústria mundial de TI. Sua abordagem lida tanto com interesses dos profissionais, como dos empresários do setor. Os cursos e certificações que oferece abordam temas variados: segurança da informação, pensamento crítico na gestão, tecnologias de rede, entre outros.

Uma certificação que merece destaque é a Cloud Essentials, que aborda todas as práticas relacionadas à adoção da nuvem — algo valioso, especialmente para empresas em fase de migração

Se quer mais dicas para formar um time eficiente, veja também nosso post sobre as 4 metas essenciais de um bom profissional de TI!