Neste artigo, além de relembrarmos rapidamente o que é criptografia, também mostraremos de que maneira a segurança de dados é fornecida por meio dela. Você verá como funciona e quais são as maneiras de implementá-la em sua empresa. Confira!

O que é e como funciona a criptografia

A criptografia de dados é um método de segurança no qual as informações são codificadas e só podem ser acessadas (ou descriptografadas) por um usuário com a chave correta. Os dados criptografados, também conhecidos como textos cifrados, aparecem embaralhados ou ilegíveis para uma pessoa ou entidade acessando sem permissão.

É importante saber que a criptografia está intimamente relacionada às disciplinas de criptologia e criptoanálise. Ela inclui técnicas como microdots, fusão de palavras com imagens e outras formas de ocultar informações em armazenamento ou trânsito.

No mundo centrado no computador de hoje, a criptografia é mais frequentemente associada a transformar texto simples em texto cifrado. Os indivíduos que praticam este campo são conhecidos como criptógrafos.

Como é aplicada a criptografia na segurança de dados

A criptografia na segurança de dados é basicamente usada para impedir que partes maliciosas ou negligentes acessem informações sigilosas. Assim, podemos afirmar que ela é uma importante ferramenta na segurança cibernética, pois torna o uso de dados interceptados o mais difícil possível.

Esse método pode ser aplicado a todos os tipos de necessidades de proteção de dados, desde informações confidenciais até transações com cartão de crédito pessoal.

Normalmente, a criptografia na segurança de dados acontece com ajuda de aplicações especializadas. O software de criptografia de dados, também conhecido como algoritmo de criptografia, é usado para desenvolver um esquema que, teoricamente, só pode ser quebrado com grandes quantidades de capacidade de computação.

Para entender ainda mais o funcionamento da criptografia na segurança de dados, precisamos saber que ela é um método frequentemente aplicado em dois formulários diferentes: uma chave simétrica ou uma chave assimétrica.

Uma chave simétrica (ou secreta) codifica e decodifica informações. Isso é melhor usado para compartilhamento individual e conjuntos de dados menores.

Já a criptografia assimétrica (ou pública) usa duas chaves vinculadas: uma privada (mantida em sigilo) e outra pública (essa pode ser usada por qualquer pessoa para criptografar).

Como aplicar criptografia na segurança de dados da sua empresa

Como você viu até aqui, a criptografia é muito eficiente nos esforços de proteção de dados empresariais. Ela tem se tornado cada vez mais importante também porque, agora, as empresas são mais cobradas a proteger não só as suas informações, mas também a de seus clientes. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados é um exemplo de como essa cobrança aumentou.

Agora, como aplicar criptografia na segurança de dados do seu negócio? Confira, a seguir, algumas dicas:

  • opte por desenvolver ou adquirir aplicações que já contam com recursos de criptografia;
  • treine seus usuários para a utilização desse método no dia a dia da empresa;
  • firme parceria com uma empresa especializada para criptografar os dados sensíveis que ainda estão desprotegidos.

Ao contar com uma boa empresa especializada em segurança da informação, você poderá tornar a criptografia parte do cotidiano do seu negócio. Poderá, por exemplo, gerenciar as modificações realizadas pelos usuários atualizados, criar regras e monitorar tudo de uma maneira prática e eficiente.

Você entendeu o que é, como funciona e a importância da criptografia na segurança de dados? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar esse método!