Quando as empresas consideram a computação em nuvem, uma das principais vantagens frequentemente citadas é o fato de que ela pode tornar seus negócios mais seguros. Por outro lado, talvez você se surpreenda ao saber que existem várias ameaças à segurança cibernética que podem causar todos os tipos de problemas para os sistemas em nuvem. 

É importante, portanto, entender exatamente em que situações o sistema pode estar em risco e o que você pode fazer sobre isso. Neste artigo, examinamos as principais ameaças de segurança na nuvem que podem afetar seus serviços de computação e como responder a elas. Confira!

Quais são as principais ameaças de segurança na nuvem?

É comum que as pessoas queiram soluções que garantam a segurança dos seus ambientes. Mas as soluções de fato servem para ampliar ou mitigar os riscos e fazer com que sua operação não tenha grandes impactos e vulnerabilidades. Para responder a ameaças é necessário também conhecer algumas delas. Vamos falar um pouco sobre as principais.

Violação de dados

Talvez, a ameaça mais comum seja a questão de vazamentos ou perda de informações devido a violações de dados. Geralmente, elas ocorrem quando uma empresa é atacada por criminosos cibernéticos, que podem obter acesso não autorizado ou utilizar programas para visualizar, copiar e transmitir dados. Quando uma empresa não tem um profissional capacitado e certificado que monitora constantemente as ameaças, a violação de dados torna-se um pesadelo e pode colocar a empresa em uma zona de risco. É importante ter uma rotina de monitoramento e um acompanhamento dedicado para mitigar os riscos.

Negação de serviço

Os ataques de negação de serviço (DoS) podem desligar seus serviços e torná-los indisponíveis para usuários e clientes, mas também, para sua equipe e negócios como um todo. Esse ataque não se caracteriza como uma invasão do sistema visto que ele realiza apenas a invalidação por meio de sobrecarga. Existem maneiras de prevenir a empresa desses ataques com ferramentas, soluções e especialistas que conseguem identificar e agir de maneira inteligente e eficiente evitando grandes impactos.

Criptojacking

O crytojacking é uma forma relativamente nova de ataque cibernético, e também é um método que pode muito facilmente passar despercebido. Ele se concentra na prática popular de mineração de criptomoedas, como o Bitcoin. É uma ameaça crescente que pode se apoderar de navegadores e que atinge todos os tipos de dispositivos, de desktops e notebooks a smartphones e mesmo servidores de rede. Há soluções de mercado que podem prevenir a sua empresa. É importante ressaltar que para evitar esse tipo de ataque é preciso dedicar atenção a sua infraestrutura e monitorá-la.


Como responder a essas ameaças?

Confira algumas condutas e processos que podem ajudar sua empresa a manter a segurança dos dados na nuvem.

Realize uma avaliação de segurança na nuvem regularmente

Revise sua infraestrutura em nuvem constantemente (e não apenas se algo acontecer) e mantenha-a atualizada. Existem provedores de nuvem que dedicam esforços com ferramentas e expertise para te ajudar nessa avaliação.

Listamos alguns fatores que são importantes:

• Certificações: é necessário contratar profissionais que sejam capacitados, certificados e especialistas que poderão agir com inteligência e eficiência;

• Roteiro de tecnologias e serviços: verifique se a plataforma do fornecedor e as tecnologias estão alinhadas com o seu ambiente atual e/ou suportam seus objetivos na nuvem;

• Políticas de segurança de dados: assegure-se de avaliar os níveis de segurança dos dados e do sistema do provedor de nuvem, a maturidade das operações de segurança e dos processos de governança.

Estabeleça políticas sólidas de gerenciamento de acesso

Apenas forneça permissão de acesso a funcionários que precisam dela e verifique se você pode revogá-la a qualquer momento, especialmente, se sua organização emprega contratados e trabalhadores de meio período.

A criação de políticas e regras que regulamentam acessos, permissões e hierarquias, aliada a uma boa parametrização de firewall, é fundamental.


Criptografe os dados

A criptografia em nuvem é essencial para a proteção. Ela permite que dados e texto sejam transformados usando algoritmos de criptografia e colocados em uma nuvem de armazenamento de forma segura.

Saiba como funciona a criptografia na segurança de dados.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

À medida que as empresas migram cada vez mais dados e infraestrutura para a nuvem, a questão da segurança se torna fundamental. Os benefícios podem ser alcançados de maneira acessível, em parceria com fornecedores avançados de computação em nuvem, de uma maneira que não comprometa a segurança da sua empresa.

Alguns dos recursos e soluções contra ameaças cibernéticas que podem ser adquiridos por meio de um provedor confiável são:

• backups criptografados em nuvem

• plano de recuperação de desastres

• auditorias regulares de segurança

• firewall para proteção do ambiente de TI;

• monitoramento eficiente;

• entre outros.

Por fim, vale lembrar que uma solução de segurança de computação em nuvem, como a da CCM Tecnologia, fornece às empresas a disponibilidade, a confiabilidade e a segurança necessárias para realizar negócios em um mercado global. Recursos avançados de segurança cibernética, profissionais capacitados e certificados combinam-se com a infraestrutura física para criar uma solução abrangente e segura contra ameaças de segurança na nuvem.

Vamos continuar a conversar sobre o assunto? Saiba como ampliar a segurança da sua infraestrutura.

Leia também: