Mobilidade e segurança da informação são dois assuntos urgentes nas organizações. Com o crescente acesso a aplicações e dispositivos móveis, é urgente acompanhar e prevenir os riscos, inclusive para que os esforços da transformação digital não sejam prejudicados.

E é disso que trataremos neste artigo. Continue lendo e descubra quais as principais tendências em mobilidade e segurança que potencializarão os resultados do seu negócio! 

A relação entre mobilidade e segurança da informação 

Com a popularização da computação em nuvem, o mundo corporativo elevou suas capacidades de mobilidade. Se antes os sistemas e os processos suportados por eles só podiam ser acessados e operados entre as quatro paredes dos escritórios, agora usuários autorizados conseguem trabalhar em qualquer hora e lugar desde que tenham acesso à internet.

Nesse movimento, as preocupações com a segurança dos dados também crescem. Afinal, uma infraestrutura virtualizada tem muito mais pontos de vulnerabilidade e é mais complexo controlar os dispositivos utilizados pelos colaboradores, clientes e parceiros de negócio, por exemplo. 

Com a prática do Bring Your Own Device (BYOD), proteger os dados se torna ainda mais desafiador, pois os funcionários da empresa podem utilizar seus próprios equipamentos para trabalhar na rede interna ou acessá-la em home office ou durante viagens. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo global da Sophos, 45% do tráfego realizado nas redes corporativas não é identificado, o que potencializa ameaças. 

Por isso, montar uma estratégia específica de segurança da informação para dispositivos e operações móveis é urgente — tanto para as empresas que já vivem ativamente a transformação digital quanto para aquelas que ainda estão conhecendo esse universo. 

Tendências de mobilidade e segurança que você precisa conhecer 

Conheça, a seguir, técnicas e ferramentas de mobilidade e segurança imprescindíveis para que você consiga potencializar sua atuação analítico-consultiva e proteger os ativos informacionais da sua empresa.

1. Uso de tablets e smartphones para identificação e credenciamento de acesso 

Cresce no mundo a prática da identificação e do credenciamento de acesso aos sistemas e redes via tablet ou smartphone. Esse recurso une segurança patrimonial, proteção de dados e experiência do usuário.

Ela pode funcionar, por exemplo, para o acesso às áreas restritas da empresa ou mesmo para garantir que somente dispositivos homologados pelo time de TI consigam operar os sistemas corporativos. 

O mais comum é a implementação de um aplicativo que libera o acesso mediante senha ou leitura biométrica, mas também já há casos em que os dispositivos são equipados com sensores de reconhecimento facial ou de voz. 

2. Ferramentas e métodos de segurança no mobile banking 

Essa é uma tendência consolidada. As instituições bancárias são as que mais investem em segurança da informação. Por isso, implementam tecnologias como o token e o reconhecimento biométrico, entre outras, para garantir que as transações via dispositivos móveis sejam realizadas somente pelos proprietários das contas.

No mundo corporativo, a utilização de métodos e ferramentas de última geração no mobile banking vem dando mais segurança às equipes de finanças. Além do mais, eles também proporcionam mais confiabilidade às empresas que vendem pela internet, por exemplo. 

3. Implementação de dispositivos inteligentes na operação 

O uso de dispositivos inteligentes nos mais diversos âmbitos de uma operação empresarial faz parte de um fenômeno que vem sendo chamado de “Indústria 4.0”. Eles vão desde máquinas computadorizadas e catracas até o monitoramento por sensores e circuitos digitais de câmeras, por exemplo. Muitas são as combinações que alinham cada vez mais mobilidade e segurança.

Com isso, também é possível aprimorar atividades, mensurar a produtividade das equipes, antever lentidão ou falhas no processo de fabricação, entre outras vantagens. Dispositivos inteligentes aliados a metodologias inovadoras tornam a operação mais orientada a dados, o que ajuda as empresas a se tornarem ainda mais competitivas. 

4. Uso de aplicações e serviços baseados em Internet das Coisas 

Depois de ampliar suas capacidades computacionais com a Cloud Computing, chegou a hora das empresas incorporarem o conceito de Internet das Coisas. A maioria delas já faz isso a cada vez que disponibiliza um meio móvel de trabalho para seus colaboradores. Algumas fazem uso desse novo conceito de maneira mais consciente e sistematizada.

É o caso da implementação de códigos RFID em produtos, que permitem o rastreamento nos depósitos de uma maneira bem mais rápida. Diversas ações de marketing também podem ser realizadas com a Internet das Coisas, como o envio de mensagens publicitárias aos smartphones que se conectam à rede corporativa, por exemplo. 

Isso significa que as empresas poderão, cada vez mais, dar “vida” a qualquer objeto, por meio de aplicativos, sensores e outras tecnologias que estão sob o guarda-chuva da Internet das Coisas. Isso tudo de maneira segura e incrementando os esforços de segurança patrimonial e da informação! 

5. Incremento de ações de segurança na nuvem 

Como já adiantamos, a computação em nuvem foi um divisor de águas para o mundo corporativo. Hoje, quase não há empresa que não utilize algum software como serviço (SaaS).

O que é tendência, agora, é o investimento em ações incrementais de segurança na nuvem. Isso porque as organizações estão se conscientizando de que não basta deixar tudo por conta dos provedores. O uso que se faz dos recursos virtualizados merece atenção do time interno de TI e, sobretudo, cuidados dos usuários. 

A aquisição de serviços de backup na nuvem é uma dessas tendências. Em pouco tempo, nenhum negócio poderá se dar ao luxo de manter dados sensíveis somente na infra interna, pois, na mesma proporção que a tecnologia evolui, crescem também os riscos. 

Como você viu, há práticas, metodologias e serviços amplamente disponíveis para que mobilidade e segurança não sejam coisas separadas no seu empreendimento. Contudo, adotá-los requer uma visão menos centralizadora e uma cultura de negócio mais orientada à inovação. 

No caso da segurança em Cloud Computing, por exemplo, contar com uma empresa especializada no assunto faz com que o time de TI tenha um parceiro sempre atualizado com o que há de mais moderno na proteção dos dados produzidos, processados e armazenados na nuvem, garantindo a parceria entre mobilidade e segurança. 

Você está preparado para elevar e atualizar os cuidados de sua empresa? Entre em contato conosco e veja como lhe ajudaremos nesse desafio!