O Enterprise Resource Planning, mais conhecido como ERP, nada mais é do que um sistema de gestão integrado. Ou seja, um sistema que ajuda a empresa a melhorar seus processos internos e também unificar atividades de diferentes setores em um só lugar.

Mas existe toda uma base por trás disso, hardwares e softwares trabalhando para que a sua empresa possa crescer de um jeito mais seguro, sólido e saudável.

E neste texto vamos falar sobre um dos principais temas que geram dúvidas na hora de implementar um sistema ERP ou migra-lo para a nuvem: infraestrutura versus sistema.

O que é infraestrutura?

Existem dois tipos de ERP, aquele que rodará direto da sua empresa e aquele que funcionará através da nuvem. Ambos necessitam de infraestrutura para suportá-lo (servidores, storages, cabeamento, switches, appliances, etc.). A questão é onde tudo isso ficará.

Por isso, antes de pesquisar e encontrar o ERP que melhor atende às demandas da sua empresa, é preciso saber se ela conta com a infraestrutura (infra, para os mais entendidos do assunto) que comporta tal sistema.

Resumindo, a infraestrutura é a base para suportar as demandas do ERP em si. E algumas coisas devem ser levadas em consideração ao optar pelo sistema local, também chamado como “on-premise”.

Um dos itens mais importantes são os servidores adequados para a implementação do sistema de gestão. Eles demandam certos cuidados e muitas empresas descobrem apenas na hora que não estão preparadas.

É necessário o servidor do ERP, para o banco de dados, além de um sistema operacional para os servidores. Isso sem falar da segurança que deve ser implantada, com sistema de antivírus e backups.

Tudo isso demanda uma equipe de TI por trás, monitorando e realizando possíveis ajustes e manutenções.

O que é sistema?

Já o sistema é o que gera a demanda da infraestrutura. Ou seja, a infra é a consequência do sistema. Trata-se de uma plataforma digital, podendo ser alocada na nuvem ou não, onde trafegam e são salvos os dados da empresa: notas fiscais, balanços, estoques, documentos dos funcionários, etc.

Esses sistemas são compostos por diversos módulos, podendo até ser adicionados posteriormente a depender do serviço comprado. E este é um dos casos que afeta diretamente a infraestrutura. Quanto mais dados e mais módulos são necessários, mais complexa é essa infra.

Agora que você já sabe as peculiaridades tanto da infra quanto do sistema, podemos afirmar que ambos são coisas completamente diferentes ao mesmo tempo que dependentes, em que a infraestrutura não precisa de um ERP, mas necessita de um sistema operacional.

Ter esse conhecimento, mesmo que básico, faz com que sua empresa possa escolher as melhores alternativas e evitar surpresas quando tudo já parecia estar certo.

Não é raro encontrarmos casos em que a empresa estava com o sistema escolhido e a caneta pronta para fechar negócio, quando descobre tudo o que ainda deve adquirir e gerenciar. Mas quem lê a CCM não passa por problemas assim.

Confira em nosso blog mais materiais sobre ERP e diversos outros temas como LGPD, cybersegurança e nuvem.