O firewall é uma prioridade no seu planejamento de TI empresarial? Por mais que profissionais da área estejam já familiarizados com a ferramenta, ainda existem muitos gerentes que não se preocupam tanto com a aquisição e implementação de soluções de qualidade.

Como você pode transformar um firewall em um verdadeiro ativo (em resumo, algo que gera valor)? Por que investir com foco em desempenho e segurança? Nós preparamos este post para que fique por dentro do assunto. Acompanhe!

Afinal, qual é a função de um firewall?

Como você já sabe, a principal função de um firewall é criar uma barreira entre a rede interna da empresa e a rede externa (um link com a internet), permitindo monitorar e controlar o tráfego específico de dados na entrada e na saída de acordo com configurações pré-estabelecidas.

Um software com esse foco já está presente na maioria dos sistemas operacionais e empresariais no mercado. Mas, será que não dá para ir além com a utilização dessa ferramenta?

Hoje, além de um obstáculo para a tentativa de ataques a uma empresa, o firewall pode ser utilizado pelo TI como uma ferramenta de monitoramento no uso do banco de dados e outros sistemas e serviços essenciais para o negócio, e de controle ainda mais ajustado aos termos de proteção definidos por você e seu time.

Ou seja: como o firewall não apenas bloqueia, mas pode identificar e relatar ameaças, ele é um aliado importante para a gestão segura de um ambiente. É com esse foco em mente que você precisa pensar em como investir na solução daqui para frente.

Por que investir em um bom firewall para a empresa?

Podemos expandir essa discussão pulando para a prática. Em que pontos exatamente o firewall auxilia o TI e toda a empresa a garantir segurança com produtividade? São esses os itens que listaremos abaixo. Confira!

Proteção geral de dados

Em primeiro lugar, precisamos deixar claro que o firewall é sempre obrigatório para ambientes de TI empresariais, pois é a primeira defesa do contra casos de invasão e infecção por softwares maliciosos, e a última no caso de vazamento.

Por ser essa barreira na borda da rede, uma de suas vantagens é permitir a criptografia das informações assim que elas entram ou saem do sistema — quando a solução adquirida oferece essa funcionalidade. Assim, o firewall isola a rede interna da externa, dando mais tranquilidade para o seu TI e mais liberdade de trabalho para os colaboradores.

Conformidade com a lei

Com a coleta e uso cada vez maior de informações do público para as empresas, a privacidade dos dados está se tornando um caso legal sério. É só ver a quantidade de empresas com prejuízos absurdos pelo vazamento de dados confidenciais.

É importante que isso seja tratado em todas as esferas de um ambiente tecnológico, mas o firewall precisa estar no centro desse planejamento. É ele que vai permitir ao TI o controle de monitoramento para assegurar que essa privacidade está realmente sendo respeitada.

Monitoramento do uso da rede

O firewall é capaz de acompanhar em tempo real o tráfego de dados — tanto os envios como os recebimentos. Assim, a equipe de TI ganha mais controle sobre como eles estão sendo usados. O resultado é mais inteligência para a sua gestão ao encontrar formas de aumentar a produtividade geral da empresa sem abrir mão da segurança.

Facilitação da mobilidade empresarial

Com um bom firewall, você ganha mais segurança lógica e depende menos da física. Com o trabalho remoto se tornando tão relevante para o sucesso de negócios, permitir que colaboradores acessem o sistema da empresa de onde estiverem é fundamental.

Mesmo que a nuvem seja segura, utilizá-la implica em novos riscos ao sistema. Em empresas que se valem, por exemplo, de home office, proporcionando mobilidade aos funcionários, o firewall se torna uma barreira ainda mais importante — um acesso controlado que só permite passagem de quem está devidamente credenciado.

Relatório de uso da internet e controle de ambientes de risco

O firewall tanto funciona impedindo invasões quanto dificultando que o próprio usuário convide a ameaça para dentro do sistema. É fato notório que a grande maioria dos ataques a empresas é feito por meio de engenharia social — quando o criminoso engana o usuário para que ele mesmo ofereça acesso à rede.

Isso pode ser feito por meio de sites falsos, o chamado phishing, ou no download de um anexo infectado, entre outros. Seja qual for o método, o firewall pode identificar que aquele ambiente é arriscado antes mesmo que o usuário consiga acessá-lo. Dessa forma, o TI precisa se preocupar menos com esse monitoramento e usar seu tempo em questões mais relevantes para o negócio.

Resposta rápida a ataques

Mesmo com toda a dedicação e atenção de uma equipe de TI, a quantidade de ataques a empresas é tão grande que é difícil (ou mesmo impossível) blindar um ambiente completamente. Nesses casos, o que importa é a ação rápida para conter a ameaça e impedir o comprometimento de dados. E não é que o firewall ajuda também nessa hora?

A ferramenta pode identificar uma anomalia no acesso imediatamente, algo que nem os antivírus conseguem em alguns casos. Alertado sobre a origem e a causa de uma brecha, o TI pode agir o quanto antes e rechaçar o ataque antes que ele tenha acesso a ativos importantes.

Como garantir que um firewall é a escolha certa?

Depois de ler tudo isso, fica mais clara a importância de um firewall. Entretanto, ainda pode surgir a dúvida se é mesmo preciso investir em um e se as soluções nativas dos sistemas operacionais não são suficientes.

É possível configurar uma solução como essa para uso corporativo, mas os firewalls embarcados costumam ser generalistas e voltados para uso pessoal. Para ter mais controle e performance na detecção de ameaças e transformar de fato esse acompanhamento em inteligência de segurança da informação, você precisa investir em uma opção especializada.

Afinal, um firewall não pode ser tratado como um componente secundário da proteção de dados. Ele é a linha de frente e, ao mesmo tempo, o último recurso para a contenção de ataques.

Gostou deste texto? Não espere mais para investir nessa ferramenta e proteger os dados do seu negócio. Entre em contato conosco e conheça a nossa solução de firewall!