O gerente de TI de hoje não é, definitivamente, o mesmo que há cinco anos. As rápidas mudanças pelas quais a área passa, trazem novos desafios e também muitas oportunidades. É preciso estar atento para as adaptações, se capacitar e acompanhar as novidades em um ritmo significativamente mais dinâmico.

A transformação digital e o gerente de TI

Você já deve estar por dentro do movimento que muitos especialistas vêm chamando de transformação digital. Ele diz respeito, basicamente, à rápida adoção de tecnologias digitais por organizações de todos os portes e em todos os segmentos do mercado.

Segundo a consultoria IDC, uma em cada nove empresas da América Latina deve ser digitalmente transformada até o final de 2018. Isso significa que soluções em computação em nuvem, big data, internet das coisas e práticas como a análise preditiva de dados agora são partes importantes das estratégias empresariais.

Nessa tendência, o papel do gerente de TI está sofrendo a mais dinâmica e rápida mudança, desde que os PCs chegaram ao mercado e que a internet proporcionou a criação de redes estruturadas de comunicação.

Não há mais espaço para gestores com atuação meramente técnica. Agora, os conhecimentos de bits e bytes precisam estar aliados à visão estratégica. As lideranças dos departamentos de TI passam a integrar os boards executivos de decisão, e delas são demandadas soluções disruptivas e totalmente alinhadas com os objetivos de negócio.

As exigências das empresas para a contratação de gerentes de TI estão muito mais ligadas aos resultados de negócio do que propriamente ao suporte tecnológico.

Em suma, é preciso mudar para ter uma carreira promissora na área. Novas habilidades devem ser desenvolvidas e, sobretudo, uma nova visão precisa ser incorporada pelos profissionais.

As novas competências que o gerente de TI deve desenvolver

Confira, a seguir, um detalhamento de algumas características que não podem faltar no perfil profissional de um gerente de TI na atualidade:

Saber construir e liderar uma equipe

O Brasil vive há vários anos uma escassez de mão de obra especializada em TI. Isso significa que há poucos profissionais com excelente formação. Logo, atraí-los e retê-los é um desafio.

Um bom gerente de TI hoje é aquele que monta uma equipe de alta performance e a lidera para a excelência. Daí a importância de buscar a capacitação em liderança e desenvolver a capacidade de lidar com pessoas de diversos perfis.

Desenvolver soluções para os problemas de negócio

Atentos à contribuição da tecnologia para os resultados empresariais, as diretorias das organizações esperam do gerente de TI uma grande capacidade de entender os desafios e sugerir soluções que os resolvam.

Conseguir captar os anseios do board executivo e montar projetos rápidos e eficientes de construção de aplicações, análise de dados, etc., agora é um predicado muito exigido.

Negociar interna e externamente

Esqueça o gerente de TI que só estava preocupado com ferramentas e equipamentos tecnológicos. Agora, participar de acaloradas reuniões nos diversos setores da empresa e estar em constante negociação interna e externa é fundamental.

É importante expandir a capacidade de negociação com a diretoria e as lideranças dos demais departamentos, mas também formar parcerias com fornecedores de soluções e serviços de qualidade.

O gerente de TI do presente está de olho no futuro

Para finalizar, nós te indicamos a ter os pés bem firmes no presente e o olhar fixo no futuro. Isso significa que é preciso romper com as visões do passado e estar aberto ao novo. Nem tudo o que funcionava há três anos, segue sendo vigente e o ritmo das inovações requer um constante exercício de futurismo.

O que você tem feito para ser um gerente de TI competitivo? Gostou das nossas dicas? Leia agora: CIO estratégico: a importância de um novo posicionamento nas empresas!