A gestão de riscos de TI é a aplicação dos princípios de identificação, avaliação e controle de ameaças relacionadas à tecnologia da informação. No mundo corporativo, ela visa administrar os riscos inerentes à propriedade, ao envolvimento, à operação, à influência, à adoção e ao uso de TI como parte dos negócios.

Neste artigo, além de um aprofundamento desse conceito, você vai ver o que fazer para que os riscos de TI estejam sob controle na sua empresa. Acompanhe!

4 ameaças digital que a sua empresa deve saber

Como funciona a gestão de riscos de TI


Aplicar métodos de gerenciamento de riscos à TI é ter sob controle tudo o que possa ameaçar os ativos de dados e, por consequência, a rentabilidade e o futuro do negócio. Em linhas gerais, isso é feito seguindo as seguintes etapas:

Identificação: não é possível se preparar para o risco sem antes descobrir, da melhor maneira possível, onde e quando ele pode surgir;

Análise: depois de identificar um risco, é preciso analisá-lo e discernir se seu impacto é grande, pequeno ou mínimo;

Avaliação e classificação: analisado o impacto, parte-se para o desenvolvimento de estratégias de controle;

Resposta: depois de tudo isso, se o risco se tornar um problema real, é hora de agir;

Monitoramento e revisão: depois da ação, é preciso acompanhar e revisar o progresso na mitigação do risco.


Como fazer gestão de riscos de TI na sua empresa


Em um nível ainda mais profundo, visando tornar a gestão de riscos de TI parte da cultura organizacional, os passos que você vai ver a seguir são fundamentais.

Analise as vulnerabilidades


As etapas de identificação e análise partem da busca de vulnerabilidades relacionadas à infraestrutura de TI da empresa. Muitas vezes, essas debilidades não são flagrantes a olho nu, mas, acredite, você não vai querer descobri-las quando se tornarem ameaças reais.

Teste de intrusão: o que é, a importância e como utilizar

Entenda as prioridades


Detectadas e analisadas as vulnerabilidades, o passo seguinte é verificar quais são as prioridades relacionadas à segurança da informação. A possibilidade de falhas nos sistemas, por exemplo, também precisa ser mapeada para se estabelecer o que é preciso tratar primeiro.

O que é prioridade para cada empresa tem a ver com a natureza de seu negócio, o volume de riscos envolvidos, entre outros critérios.

Estabeleça uma política


A gestão de riscos também deve considerar o papel dos usuários na estratégia de tecnologia. Por isso, é preciso estabelecer uma política de bom uso dos recursos tecnológicos disponíveis.

Esse conjunto de normas precisa ser bem claro, de modo que todos — até mesmo aqueles que não têm nenhum conhecimento técnico — possam entender.

Elabore um plano de contingência


Pensando no caso de um risco se tornar um problema real, é preciso ter bem claro o que precisa ser feito para remediá-lo.

Por exemplo, se determinado volume de dados for perdido, o que será feito para recuperá-los? Em um nível ainda mais profundo, onde estarão os dados, caso um dos escritórios sofra um incêndio e boa parte dos computadores seja danificado?

Crie uma rotina de backups


A geração de cópias de segurança (backups), periodicamente, também é fundamental. Em muitos negócios, essa periodicidade é de hora em hora — avalie conforme a realidade da sua empresa.

O ideal é que os backups sejam realizados de maneira automatizada, sem necessidade de intervenção humana (na nuvem, que detalharemos mais adiante).

Treine os colaboradores


Tanto o time de tecnologia quanto os usuários dos recursos tecnológicos devem saber quais são seus papéis na gestão de riscos de TI. Essas pessoas só terão essa consciência e saberão o que fazer, se forem treinadas.

Alguns treinamentos disponíveis vão desde palestras de sensibilização até simulações. Seja como for, é importante que as pessoas saibam o que fazer para identificar e neutralizar ameaças (ou chamar ajuda especializada quando necessário).

Use a computação em nuvem


Por fim, migrar a infra de TI para a nuvem ajuda a mitigar a maioria dos riscos. Isso porque o provedor se encarrega de proteger os dados armazenados em seus datacenters; ele segue métodos rígidos de segurança e pessoas capacitadas e experientes que vão contribuir de uma maneira ágil e eficaz para o seu problema.

Como você viu, a gestão de riscos de TI é importante para os negócios hoje. Acrescentamos que é preciso tomar cuidados com alguns erros, tais como dar acesso livre a todos os colaboradores em todos os sistemas, subestimar pontos de vulnerabilidade que parecem pequenos, não ter uma boa comunicação interna etc.

Como está a gestão de riscos de TI na sua empresa? Gostou deste artigo? Curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma de nossas publicações!