A forma como os recursos tecnológicos de uma empresa são aplicados impacta diretamente no valor do negócio. O setor de TI não deve servir apenas para resolver problemas, mas para atuar de forma estratégica. Além disso, garantir a segurança da empresa no ambiente digital passou a ser algo fundamental para manter a saúde financeira em alta.

É por isso que é importante conhecer os detalhes da conexão VPN. A seguir, entenda o que é essa tecnologia, como ela funciona, como contratá-la para a sua empresa e muito mais!

O que é uma conexão VPN e como ela funciona?

Uma VPN (Virtual Private Network — Rede Privada Virtual) é uma tecnologia que permite que o acesso à Internet de maneira segura e privada, roteando a conexão por meio de um servidor e ocultando suas ações online de olhos curiosos. Em outras palavras, pense nisso como um túnel seguro entre os usuários da sua empresa e a web, no qual ninguém mais pode entrar para ver, manipular ou roubar dados.

Tecnicamente falando, trata-se de uma programação que cria uma conexão segura e criptografada em uma rede menos segura, como a internet pública. Uma conexão VPN funciona usando a infraestrutura pública compartilhada enquanto mantém a privacidade por meio de procedimentos de segurança e protocolos de encapsulamento.

Com efeito, ao criptografar os dados no terminal de envio e descriptografá-los no terminal de recebimento, os protocolos enviam as informações por meio do "túnel" que não pode ser acessado por dados que não são criptografados adequadamente. Um nível adicional de segurança envolve criptografar não apenas os dados, mas também os endereços de rede de origem e de recebimento. 

Nos princípios da internet, as conexões VPN foram desenvolvidas para fornecer aos funcionários de filiais de empresas uma maneira barata e segura de acessar aplicativos e dados corporativos. Hoje, VPNs também são frequentemente utilizadas por funcionários que trabalham remotamente, profissionais liberais e viajantes de negócios que necessitam de acesso a soluções que estão geograficamente distantes. 

Como uma conexão VPN pode auxiliar o desempenho dos negócios? 

A transformação digital tornou o ambiente corporativo conectado. Cada vez mais documentos e processos são transferidos em rede, fazendo com que algumas empresas mantenham seus negócios 100% em servidores ou na web. Portanto, é fácil perceber o quanto as conexões seguras se tornam essenciais para manter essa infraestrutura.

De modo geral, uma conexão VPN permite o acesso remoto seguro a dados confidenciais. A troca de informações se torna significativamente mais ágil e protegida — algo fundamental para quem precisa de acesso a sistemas corporativos de qualquer lugar. 

Para exemplificar alguns processos diretamente impactados — de forma positiva — pelo uso de conexão VPN, podemos citar:

  • consulta e/ou modificação pelos seus clientes das informações fornecidas por eles, em tempo real, sem redigitação/atualização desses dados pelos colaboradores da sua empresa;
  • compartilhamento seguro, em tempo real, de informações sensíveis;
  • trabalho a distância de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, dos colaboradores da empresa (em casa, em viagem, na rua etc.);
  • consulta rápida de informações confidenciais usando qualquer tipo de dispositivo de TI (tablet, smartphone, notebook etc.).

Quais as principais vantagens de adotar uma conexão VPN?

Na prática, as vantagens vão além da possibilidade de executar os processos listados anteriormente. Afinal, é possível fazer isso simplesmente abrindo a rede da empresa para acesso remoto. Obviamente, isso significaria expor dados sensíveis ao acesso de estranhos, ou mesmo a ciberataques.

Por isso, a conexão VPN tem certas características técnicas que beneficiam sua empresa. Entre as mais relevantes, podemos citar:

  • proteção contra hacking de acesso remoto aos dados, aos sistemas e aos sites, que também possuem a solução na outra ponta;
  • tráfego de informações confidenciais pela internet sem o risco de espionagem ou roubo de dados;
  • identificação de pessoas que acessam os sistemas e as informações;
  • gerenciamento centralizado dos direitos de acesso às informações e aos sistemas (com a plataforma adequada de gerenciamento das chaves de VPN);
  • proteção dos servidores/computadores mais sensíveis da sua rede interna contra ataques de funcionários/terceirizados mal-intencionados (adotando uma solução de criptografia);
  • proteção dos ciclos de produção das máquinas automatizadas e dos sensores em ambiente industrial (também com a adoção de uma solução de criptografia).

Além disso, é importante destacar o diferencial competitivo que sua empresa passa a ter. A reputação da marca melhora significativamente ao combinar o uso de tecnologias de conectividade (web e apps) e soluções de segurança (conexão VPN e criptografia).

Em um mercado em que a inovação é um valor para as marcas, altos níveis de conectividade e mobilidade aliados a estratégias de segurança dos dados são vistos como garantia de competitividade. Também as ameaças à segurança da informação precisam ser mitigadas, o que uma conexão VPN é bastante vitoriosa em proporcionar.

Quais são os riscos ao adotar uma conexão VPN?

No mundo atual, é preciso desconfiar de qualquer solução que se diz perfeita em relação à segurança dos dados. Nenhum sistema digital está 100% livre de ciberataques.

Ainda assim, a conexão VPN oferece um nível extremamente satisfatório de proteção. Os riscos são poucos e, em geral, causados por falhas cometidas pelos usuários — e não pela própria ferramenta.

Podemos destacar a possibilidade de uma invasão caso o hacker consiga acessar um dos equipamentos das pontas da conexão (origem ou destino). Outra forma de risco seria a eventual existência de uma brecha de segurança no protocolo de criptografia, o que é bastante raro de acontecer.

Para evitar esses cenários, o processo de distribuição e de gerenciamento das chaves de criptografia deve ser muito seguro — se um hacker for capaz de interceptar uma chave, ele será capaz de quebrar a criptografia da conexão VPN.

Ou seja, o principal risco envolvido no uso de VPN é a falha humana. A divulgação inadequada de senhas é um bom exemplo de algo que pode colocar a conexão em risco. Não é à toa que, por incrível que pareça, a maioria dos ciberataques envolve engenharia social e, de alguma forma, um comportamento falho de algum colaborador ou da própria vítima.

Grandes, médias ou pequenas empresas: para qual tipo de negócio uma conexão VPN é mais útil?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que não é o tamanho da empresa que determina se ela precisa ou não de uma conexão VPN. Isso depende da localização de seus dados, da estrutura física da empresa e dos processos de trabalho. Qualquer negócio pode se encaixar nesse perfil.

Para facilitar, vamos destacar alguns itens que podem indicar a necessidade de uma conexão VPN em sua empresa. Acompanhe:

  • sistemas e/ou dados sensíveis que estão hospedados externamente;
  • utilização de sistemas como serviço (em modo SaaS) na web;
  • funcionários que viajam com frequência e precisam de acesso remoto aos dados/sistemas da organização;
  • informações sensíveis que precisam ser trocadas com clientes, parceiros de negócios e fornecedores;
  • existência de duas ou mais filiais, além da sede da empresa, que precisam trocar dados constantemente;
  • equipamentos que transmitem ou armazenam dados que exigem segurança contra hacking interno (proteção com criptografia);
  • necessidade de monitoramento de acesso aos dados e sistemas.

O mais importante é, inicialmente, levantar quais os dados da empresa que mais precisam de uma conexão segura para seu tráfego. A implantação de uma política de classificação dos dados sigilosos também é fundamental para a execução dessa tarefa.

Ainda assim, o uso da solução pode ser ampliado para abranger a troca de informações via e-mails e ferramentas corporativas de mensagens instantâneas, unidades de backup, equipamentos sensíveis (robôs, por exemplo), entre outros.

Em suma, não importa se trata-se de uma empresa pequena, média ou grande. Se o negócio exigir um alto nível de intercâmbio de dados fora das quatro paredes do escritório, ele deve se fazer valer de uma conexão VPN.

Por que a conexão VPN não deve ser vista como uma commodity?

Por fim, é importante destacar que a conexão VPN não deve ser pensada como um “mal necessário” ou apenas um custo. Dada a importância dos recursos digitais para o sucesso de um negócio, essa ferramenta se torna um verdadeiro alicerce para construção de um diferencial competitivo no mercado.

Os processos ficam bem mais simples e confiáveis. Indo além, muitas empresas só firmam contratos (sejam elas clientes em potencial, sejam parceiros) com quem utiliza esse tipo de tecnologia. Afinal, a relação estabelecida coloca ambas em uma situação de dependência mútua dos seus sistemas de segurança.

Como contratar uma conexão VPN para a sua empresa?

Para montar uma conexão VPN confiável, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração. Para começar, encontre um fornecedor especializado em VPN. Por mais simples que possa parecer a contratação e instalação desse tipo de conexão, é preciso levantar as necessidades do seu negócio e desenhar um projeto sob medida.

Opte por um provedor de serviços já estabelecido no mercado. Converse com clientes desse fornecedor para ver como é o trabalho dele e como ele presta suporte técnico, entre outras dúvidas.

Assine com seu provedor um SLA, um acordo de níveis de serviço em que são descritos todas as atividades realizadas e também quais são as obrigações de ambas as partes. O contrato também deve ser o mais detalhado possível, evitando assim surpresas desagradáveis no futuro.

Não esqueça de treinar seus usuários. Tanto o time interno de TI quanto os colaboradores que se beneficiam da conexão VPN precisam saber as regras de segurança da informação e ter todas as suas dúvidas sanadas antes de iniciar o uso dessa solução.

Como você viu, uma conexão VPN é fundamental para a cibersegurança. Ela também é um salto tecnológico que possibilita diversas vantagens no nível do negócio. Auxilia, por exemplo, na captação de novos clientes que exigem um grau de excelência na segurança digital de seus dados e sistemas. E evita prejuízos relacionados à perda de dados.

Que tal, ajudamos você a entender o que é e como funciona uma conexão VPN? Para receber outros conteúdos como este diretamente em sua caixa de e-mail, assine agora a nossa newsletter!