Em um mercado cada dia mais competitivo, desenvolver estratégias que aumentem a produtividade e o sucesso da empresa faz parte do papel de todo gestor.

E não dá para desconsiderar a responsabilidade crescente que a equipe tecnológica tem em relação a isso. Portanto, vamos discutir o que significa um planejamento estratégico de TI, sua importância para toda a empresa e os benefícios de acrescentar inteligência de negócio à sua gestão. Confira! 

A importância da TI para o negócio

O primeiro passo para gerir uma TI com mais estratégia no cenário atual é entender a sua relevância para a empresa como um todo.
Até pouco tempo atrás, ser gerente tecnológico significava planejar e implementar ações que dessem suporte à produtividade — oferecendo as ferramentas e mantendo o sistema em funcionamento. 

Hoje em dia, seu trabalho é muito mais desafiador: a entrega de soluções baseadas em tecnologia se tornou o foco do negócio como um todo. Seu setor influencia em como a empresa se comporta, como ela se posiciona e como encanta o cliente. 

Portanto, tenha isso em mente: melhorar o planejamento estratégico da TI significa dar mais fôlego para a empresa. Você precisa dessa noção tanto para entender a sua responsabilidade como para demonstrar esse valor nas próximas reuniões da diretoria. 

O planejamento estratégico de TI 

O planejamento estratégico de uma empresa deve buscar uma integração eficiente com as demais áreas do negócio, de forma que os objetivos estejam alinhados e sejam alcançados da melhor maneira possível. A área de TI tem a particularidade de se relacionar diretamente com todas as outras, tornando-se fundamental no processo de alinhamento estratégico.

Há duas referências para o desenvolvimento do planejamento:

  1. Encontrar métodos que permitam que a TI contribua de forma positiva para melhorar o desempenho do negócio; 
  2. Monitorar o ambiente externo da empresa, dentro do escopo de tecnologia, para encontrar possíveis oportunidades ou ameaças para o negócio. É necessário estar atento às tendências tecnológicas que podem fomentar ou destruir um setor. São vários os exemplos: impressão 3D, compartilhamento de veículos, Internet das Coisas (IoT), veículos autônomos etc. 

Sua implementação influencia diretamente na forma como os recursos serão aproveitados pela empresa, tanto do ponto de vista de quais tecnologias e soluções serão utilizadas quanto da forma como o cronograma de atividades será visto.

Para entender do que estamos falando, é preciso renovar nossa concepção de TI. 

A TI como uma ferramenta de transformação 

Os avanços da tecnologia fizeram com que ela tivesse um papel de destaque cada vez maior nas empresas. Toda a dinâmica das equipes é influenciada pelas soluções oferecidas pela equipe de TI. Esse setor passou a atuar diretamente na geração de valor das companhias, sendo fundamental saber guiá-lo nessa direção.

O primeiro passo é garantir que o gestor de TI esteja envolvido nos níveis estratégicos da empresa. Compreender e colaborar com a definição dos objetivos corporativos vai ajudá-lo a alinhar a equipe de TI com as metas da empresa. 

Em seguida, é preciso desenvolver um planejamento estratégico de TI, anual ou bianual, acompanhado de métricas e indicadores de desempenho. Assim, será possível avaliar, periodicamente, se os objetivos estão sendo alcançados. 

A título de exemplo, podemos citar metas como criar soluções que agilizem as vendas, aplicar tecnologias que melhorem o desempenho na linha de produção e até mesmo estudar alternativas de TI que possibilitem a flexibilização de certos custos.
A TI passa a ser uma ferramenta de negócio extremamente poderosa a partir do momento em que possibilita que os investimentos feitos sejam otimizados e a produtividade seja maior. 

Os exemplos dados são simples e genéricos, mas é possível que o planejamento estratégico envolva ações mais complexas, que tragam enormes benefícios em curto, médio e longo prazo. 

Vale lembrar que, nesse caso, o planejamento de TI deve ser considerado como parte do plano estratégico geral da empresa. Afinal, ele interfere em diversos processos em todas as equipes. 

Por isso, o gestor de TI deve estar familiarizado com a linguagem administrativa da empresa, assim como suas estratégias e metas. 

O papel dos profissionais 

A disposição dos profissionais de TI é fundamental para guiar a forma como a equipe vai atuar dentro da nova estratégia. É responsabilidade do gestor mapear os processos de acordo com as necessidades da empresa e designar funções de forma que todos saibam o foco que devem manter.

Lembre-se de que é preciso considerar, também, as características de cada profissional. Basicamente, podemos destacar dois tipos mais genéricos de alocação de colaboradores. 

No primeiro modelo, os profissionais devem focar em um processo mais específico — como hardware, software, redes, infraestrutura etc. É preciso avaliar se a demanda da empresa é alta o suficiente para que não haja desequilíbrio na carga de trabalho para os funcionários, assim como a capacidade de cada um deles. 

O segundo modelo de distribuição seria integrar os colaboradores às diversas áreas da empresa, para que eles atuem em diferentes questões. A vantagem é que o time se adapta às mais variadas demandas do negócio e a gestão dos projetos se torna mais acertada, pois não há tantos casos em que falta o profissional com conhecimento naquela atividade específica. 

O possível obstáculo está exatamente aí. É preciso contar com uma equipe de profissionais capacitados e experientes em diferentes atividades, para que eles saibam lidar com as questões do dia a dia sem causar atrasos ou prejuízos. 

Uma distribuição mista também pode ser feita. O importante é pensar nessa estrutura de forma que os grupos sejam selecionados de acordo com o planejamento estratégico da empresa. 

Os benefícios para o negócio 

Para compreender melhor de que forma essas mudanças afetam o dia a dia e os resultados da empresa, mostraremos aqui alguns dos principais benefícios de um planejamento estratégico de TI eficiente.

Redução de custos 

Não dá para pensar em ações que modifiquem a dinâmica de um ambiente de trabalho sem avaliar as possibilidades de redução de custos. Aqui, podemos identificar diversos fatores que resultam nessa diminuição de gastos.

O aumento da produtividade proporcionado pela tecnologia é um bom exemplo de como isso ocorre. Para ilustrar a afirmação sobre a produtividade, podemos usar como exemplo o aumento da disponibilidade dos ambientes de TI nas soluções tecnológicas utilizadas pelas áreas da empresa, que é passível de medição para ser utilizado como indicador. 

Otimização de processos 

Fornecer novas soluções para as atividades de outras equipes é uma forma de revolucionar os processos internos de uma empresa. Por meio de softwares, pela devida configuração ou aproveitamento deles, ou ainda pela integração de sistemas de diferentes times, o resultado é a simplificação das atividades dos funcionários.

O ganho em produtividade também pode se encontrar na otimização de processos. A gestão das atividades da empresa por meio de planilhas impressas, por exemplo, deixa de existir para dar lugar a um processo mais inteligente, colaborativo e transparente. 

A otimização de processos anda lado a lado com a automatização e a integração dos processos e informações. Muito antes de as equipes de TI tomarem as proporções que têm hoje, a automatização já era uma forte tendência e ganhou um novo impulso com as possibilidades que a tecnologia vem proporcionando. 

Escalabilidade 

A força de um planejamento estratégico de TI possibilita que ele ofereça maior escalabilidade para a empresa em diversos sentidos. Do ponto de vista estrutural dos processos, os objetivos alcançados servem de referência para o passo que vem a seguir.

Do lado financeiro, é possível avaliar o aumento do desempenho das equipes e planejar o crescimento com efetividade. A empresa passa a ter uma visão mais aprofundada de seu potencial, baseada nos indicadores aos quais a tecnologia conseguiu dar visibilidade. 

O primeiro passo na sua TI 

Agora que você está por dentro de todos os aspectos que envolvem o planejamento estratégico de TI, podemos terminar o artigo dando algumas dicas de como iniciar essa mudança e posicionar seu setor e sua equipe no centro da tomada de decisões no negócio. Veja a seguir.

Crie uma visão sistêmica de negócio 

Se você pretende assumir seu papel como definidor de estratégias de negócio, você precisa transformar a sua gestão em algo mais próximo do que faria um administrador.

Ao planejar, investir e atualizar a tecnologia, não se limite ao que a TI precisa. Pense sempre no que aquela nova ferramenta ou solução pode trazer de benefício para a empresa como um todo, além de como sua implementação pode ser coordenada entre vários departamentos. 

Foque nos processos 

Uma TI estratégica dá sempre prioridade à eficiência e à otimização. Se você quer realmente causar um impacto no sucesso da empresa, precisa trabalhar em função de ajustes constantes de processos, redesenho de fluxos e integração de dados.

Invista em segurança 

Em uma empresa transformada digitalmente, a segurança da informação tem grande influência em seu sucesso. Por isso, qualquer planejamento tecnológico precisa contar com uma previsão de riscos e a busca por soluções que deem confiabilidade ao seu sistema.

Com uma TI mais segura, sua equipe perde menos tempo se preocupando e usa esse espaço para buscar novas soluções de crescimento e consolidação no mercado. 

Incentive a inovação 

Falando em mais uma influência da TI sobre os outros departamentos, o sucesso de negócios no futuro depende muito de uma cultura de inovação constante.

Além de resolver problemas e propor soluções, os seus planejamentos podem, daqui para a frente, incluir toda a empresa em uma discussão sobre o futuro: o que as demandas do público apontam, como vocês pretendem atendê-las e aonde esperam chegar nos próximos anos? 

Invista em outsourcing 

Terceirizar soluções de gerenciamento e apostar em ferramentas especializadas na gestão empresarial são outras duas formas de tirar da TI seu peso operacional e torná-la mais estratégica.

Busque empresas que entreguem qualidade e priorizem um relacionamento próximo, focado no crescimento mútuo. Com essa ajuda, você tem à mão todos os benefícios que listamos desde o primeiro dia de transformação no seu trabalho. 

O planejamento estratégico de TI pode revolucionar totalmente a forma como sua empresa se posiciona no mercado. Faça uma análise no seu dia a dia e veja os benefícios que ele pode oferecer! 

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