A Internet das Coisas (Internet of Things — IoT) deve movimentar mais de 11 trilhões de dólares até 2025, segundo um estudo da McKinsey. Ela é um dos grandes pilares do fenômeno conhecido como “era da transformação digital”, que está em pleno movimento no mundo corporativo.

Neste artigo, além de entender em profundidade o que é IoT, você também vai conhecer sua relação com a computação em nuvem (cloud computing).

Continue lendo para entender os impactos da IoT e da Cloud Computing na rotina de empresas dos mais variados segmentos e ver como é possível aproveitar as vantagens dessas tendências em seu negócio!

O que é IoT?

O glossário de TI da Gartner, maior empresa de pesquisas em tecnologia da informação, define IoT como “a rede de objetos físicos que contém tecnologia incorporada para comunicar e sentir ou interagir com seus estados internos e/ou com o ambiente externo”.

Na prática, estamos falando de conectar basicamente qualquer dispositivo (qualquer “coisa”), por meio de um botão liga/desliga, à internet (ou vice-versa).

Isso inclui praticamente tudo o que podemos imaginar — de smartphones e tablets a lâmpadas e móveis de escritório, passando por máquinas e muito mais.

Em uma escala mais ampla, com a conexão extrema, poderemos chegar às tão desejadas "cidades inteligentes", que podem reduzir desperdícios, organizar o trânsito e melhorar a eficiência do uso de combustíveis.

Os analistas da Gartner estimam que até 2020 haverá mais de 26 bilhões de dispositivos conectados, o que demonstra que a IoT é também um fenômeno.

Em suma, é preciso ter em mente é que a IoT permite, virtualmente, intermináveis oportunidades e conexões, cujos impactos não podemos sequer pensar ou entender completamente.

Como a IoT funciona?

Para visualizarmos mais facilmente o funcionamento da IoT, precisamos voltar à origem desse conceito. O termo "Internet das Coisas" foi criado em 1999 por Kevin Ashton, um executivo da multinacional Procter & Gamble.

Ashton teve a ideia de colocar uma etiqueta RFID em mercadorias e fazê-las se comunicarem com um receptor de rádio na prateleira para rastrear vendas e estoques e sinalizar quando o reabastecimento era necessário. Ele, então, percebeu que tal coleta de dados poderia ser usada para resolver muitos outros desafios e problemas.

De lá para cá, bilhões de dispositivos passaram a ser conectados por meio de outras tecnologias e métodos. Basicamente, eles usam hardware e software integrados para enviar e receber dados por vários protocolos de comunicação.

Essas “coisas” conectadas podem, por exemplo, usar nossos smartphones como porta de entrada para a web, conectar-se a alguma outra peça de hardware em nossas casas, que atue como um hub, ou conectar-se diretamente por meio do nosso Wi-Fi.

Os dispositivos conectados costumam enviar dados para servidores de computação em nuvem, onde são agregados e analisados. Geralmente, podemos acessar os resultados por meio de aplicativos ou navegadores em nossos dispositivos móveis.

Quais os impactos da IoT na rotina das empresas?

O impacto da IoT no mundo corporativo já é gigantesco. Nos mais variados segmentos, é possível notar vantagens e desafios.

De maneira geral, destacamos:

  • maior visibilidade em todo o processo de atendimento, permitindo que os varejistas acompanhem os pedidos desde o momento em que são realizados até chegarem aos consumidores;
  • fabricantes de bens duráveis podem aproveitar a conectividade para estabelecer relacionamentos de longo prazo com os consumidores, oferecendo serviços auxiliares, como manutenção preditiva e análise de desempenho;
  • mais dados a partir dos quais os profissionais de marketing podem obter informações sobre o comportamento do consumidor, levando a websites mais intuitivos e personalizados para o consumidor individual;
  • melhor engajamento com o cliente, o que inclui comunicação e recomendações personalizados a partir do uso de dispositivos conectados;
  • melhoria no poder analítico dos negócios, que podem captar dados e gerar insights a partir da percepção de padrões, por exemplo;
  • facilidades para a inovação, uma vez que a alta conectividade permite combinações que podem gerar valor em processos, produtos e serviços.

Qual a relação da IoT com a cloud computing?

Agora, como esse mar de dispositivos está conectado à web o tempo todo? E o mais importante: como eles funcionam juntos? É aí que entra a cloud computing!

Na prática, podemos dizer que IoT está para cloud computing da mesma forma que o combustível está para o automóvel. Nessa metáfora simplificadora, a energia produzida pelo combustível (IoT) move o carro (cloud computing).

O contrário também é válido: a cloud computing suporta e torna a IoT realmente efetiva — fornece a capacidade de utilizar os recursos de computação e armazenamento sob demanda, de forma flexível e com a mobilidade necessária.

Considere que você tem um conjunto de mil sensores em sua fábrica. Eles conseguem medir vários tipos de dados, desde a emissão de poluentes até a detecção de intrusão (os sensores são as “coisas” da IoT).

Imagine a quantidade de dados gerados pelos sensores e o poder computacional necessário para armazenar, processar e analisar essas informações.

Com uma estrutura de cloud computing, os dados coletados por meio de dispositivos IoT são armazenados e processados em grandes datacenters. Toda a capacidade, além da flexibilidade e da mobilidade necessárias, é de responsabilidade de empresas (os provedores de cloud) totalmente dedicadas a isso — o que reduz custos, agrega segurança da informação (confiabilidade, disponibilidade e integridade), entre outros benefícios.

Como se preparar para aproveitar a combinação de IoT e cloud computing?

Por fim, ressaltamos que uma estratégia de IoT precisa ter uma estrutura em nuvem. Dessa forma, é possível utilizar as soluções trazidas pela IoT sem sobrecarregar a infra de TI interna e liberar o time de tecnologia para uma atuação estratégica e analítica — reduzindo as preocupações com hardware (servidores), por exemplo.

Aqui estão algumas dicas para montar sua estratégia de IoT combinada com a cloud computing:

  • qualifique seu time — o pessoal de TI precisa conhecer em profundidade a IoT e a cloud computing, então, buscar certificações e fazer benchmarking com profissionais experientes são maneiras práticas de conseguir isso;
  • busque ajuda externa — uma boa consultoria pode ajudá-lo a montar uma estratégia ligada aos objetivos do seu negócio;
  • invista em soluções — contratar soluções e serviços de IoT e cloud computing de um provedor especializado é fundamental, nesse caso, dê preferência a fornecedores experientes no assunto.

Como você viu, combinar IoT com cloud computing é o cenário ideal para potencializar os resultados do seu negócio. A boa notícia é que realizar essa estratégia está cada dia mais barato e simples. O segredo é firmar parceria com fornecedores qualificados.

O que você achou da reflexão que trouxemos neste texto? Faça contato conosco e veja como nossas soluções e nossos serviços podem ajudá-lo a aproveitar o poder da IoT em conjunto com a cloud computing!