A transformação digital provocou um aumento exponencial da produção de dados nas empresas, tanto por colaboradores quanto pela internet das coisas. Esse novo momento coloca os gestores diante de um grande desafio: afinal, como armazenar essa enorme gama de dados que não para de crescer sem aumentar os custos? A grande tendência é o armazenamento em nuvem.

Por isso, neste post, você vai conhecer os quesitos que devem ser analisados na hora de escolher o melhor armazenamento em nuvem para implantar na sua empresa. Acompanhe e confira!

Por que as empresas devem fazer a migração para a nuvem?

Poderíamos fazer um e-book só com as vantagens que a migração para a nuvem gera para uma empresa, mas vamos focar aqui nas principais.

O primeiro benefício é a redução de custos que a empresa terá com equipamentos, tanto na aquisição quanto com a manutenção. A equipe de TI interna poderá focar em tarefas mais estratégicas voltadas para a atividade central da empresa e nas questões de segurança em relação ao controle de acesso. Ou seja, se voltar para a aquisição de um novo módulo do ERP, desenvolvimentos internos de aplicações relacionadas ao negócio, assessorar as áreas comercial e de marketing com um novo CRM, atuar junto a gerentes e diretores com dashboards de BI etc. Tudo aquilo que eleva a percepção de valor do profissional de TI e da área como um todo dentro da companhia.

Além disso, alguns provedores oferecem ferramentas extras, que ajudam no aumento de produtividade e na integração dos setores — para que eles possam trabalhar de forma colaborativa, compartilhando dados diretamente na nuvem.

Quais são as necessidades da sua empresa?

Antes de começar a analisar os provedores e os quesitos principais, o gestor deverá definir quais são as demandas da empresa. Você quer apenas armazenar dados, sem a necessidade de ferramentas extras? Poderá optar por um plano mais simples e com um maior custo-benefício.

Se você quer, além de armazenamento, ferramentas que auxiliem na integração e na produtividade da empresa, busque um plano mais completo. A partir daí você deve procurar provedores que atendam a esse perfil e analisar os quesitos que eles apresentam. Confira a seguir os principais deles.

Quais quesitos devem ser avaliados para a escolha do melhor serviço de armazenamento em nuvem?

Segurança

Quando falamos em migração, estamos confiando os nossos dados a terceiros, por isso é de extrema importância que verifiquemos o nível de segurança oferecido pela empresa.

É importante que haja um bom firewall para evitar contratempos e confirmar se é possível alterar as configurações de acordo com as necessidades da empresa. Lembre-se que o fator segurança está sempre ao lado do fator credibilidade, por isso escolha provedores com know-how.

É muito importante entender que a segurança em relação à imputação, modificação e exclusão de dados é responsabilidade do contratante, e não do provedor. Por isso, além de escolher uma nuvem segura, mantenha um bom controle de acesso interno.

Criptografia

Procure um provedor que ofereça aos clientes a possibilidade de criação e gerenciamento das suas próprias chaves de criptografia. Isso garante uma autonomia e independência de acesso até em relação ao próprio provedor, que não poderá descriptografar os arquivos.

Além da criptografia de chave pessoal, é interessante que a empresa contratada criptografe os dados durante a transferência e o armazenamento para o sistema do provedor. A combinação dessas duas soluções garantirá uma segurança reforçada dos dados.

Disponibilidade

Imagine a sua empresa perder um negócio por causa de um provedor instável e que ficou fora do ar bem na hora que você mais precisava. Isso pode custar caro, não é?

A nuvem deve atender aos critérios de disponibilidade do negócio, pois estamos em uma época em que as pessoas estão conectadas, trabalhando em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. É necessário que o provedor permita que o usuário envie e recupere dados sempre que precisar, como se tivesse trabalhando com um drive físico.

Escalabilidade

Como a maioria das empresas, a sua provavelmente também tem metas de crescimento em médio e longo prazos, e o seu armazenamento em nuvem deve acompanhar esse crescimento. É importante que você cheque esse fator antes de contratar o provedor definitivo, para não ter que fazer uma nova migração no futuro apenas por falta de capacidade de escala do servidor.

Uma troca de provedor, além de demandar tempo e dinheiro, pode prejudicar a produtividade e, por consequência, fazer a sua empresa perder a própria margem de crescimento conquistada.

Infraestrutura comprovada

Por mais que você faça pesquisas, converse com o atendimento e avalie os diferenciais, é importante checar com os clientes atuais se a infraestrutura é realmente boa e se o provedor entrega a qualidade prometida.

Não existe ninguém melhor para oferecer esse feedback do que os usuários atuais, principalmente aqueles que têm uma demanda parecida com a sua.

Suporte

Outro fator importantíssimo — e que se for insuficiente pode prejudicar bastante o fluxo da empresa — é o suporte que o provedor oferece. Isso acontece porque os problemas não chegam com hora marcada, não é mesmo?

Com os colaboradores cada vez mais livres para trabalhar em qualquer dispositivo e em qualquer horário, você precisa de um provedor que ofereça um suporte em tempo integral e com agilidade para resolver os imprevistos.

Esperamos que, após a leitura deste texto, você esteja preparado para escolher o melhor provedor. A solução ideal é aquela que oferece especialistas em camada da nuvem e outros diferenciais, como a CCM Tecnologia oferece. Além das camadas que compõem a nuvem, oferecemos soluções extras para garantir a segurança dos seus dados.

Além disso, a nossa nuvem é totalmente monitorada, com recursos dos servidores virtuais, links e firewalls, bem como conexão sempre criptografada com os datas centers — com a elaboração de túneis VPN.

Gostou de saber um pouco mais sobre os serviços de armazenamento em nuvem? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este na sua caixa de e-mails!