A pandemia do coronavírus impactou drasticamente a vida em sociedade e a economia mundial. Para se adaptarem e continuarem ativas no mercado, empresas precisaram repensar seus modelos de negócios e investir cada vez mais em recursos tecnológicos, o que tem levantado inúmeras questões sobre controle financeiro de TI.

O momento atual escancarou a carência tecnológica da maioria das empresas, que ainda estão atrasadas em seus processos de maturidade digital e não possuem os recursos e estruturas necessários para se adaptar ao “Novo Normal”.

Por isso, tornou-se vital adotar ferramentas, inovações e soluções tecnológicas que permitam às empresas continuarem executando suas tarefas e fazendo suas entregas aos clientes.

O problema é que diante desse cenário de crise com tantas incertezas e constantes transformações, manter o controle financeiro de TI tem sido uma tarefa ainda mais complexa.

É fato que a tecnologia é uma aliada poderosa para enfrentar os desafios trazidos pelo COVID-19, mas como fazer investimentos sem ter prejuízos nos negócios? Sua empresa sabe como fazer uma gestão financeira de TI eficiente? Acompanhe o conteúdo de hoje e aprenda a colocar em prática. Vamos lá?

Por que fazer gestão financeira de TI em momentos de crise?

Para conseguir fazer um controle financeiro de TI, é importante entender o que é gestão financeira de TI e qual a sua importância em momentos de crise.

A gestão financeira de TI é um conjunto de processos que envolve o planejamento estratégico focado nos aspectos tecnológicos de uma empresa. Assim como de qualquer outra área, tem como objetivo estabelecer práticas que levem ao lucro e prosperidade do negócio.

Manter o controle financeiro de TI é fundamental para momentos de crise, pois a tecnologia tem um papel de destaque no ambiente corporativo atual. Por meio das soluções tecnológicas disponíveis é possível trazer melhorias para os negócios como um todo, eliminando gastos, criando rotinas automatizadas e com alta mobilidade, otimizando os canais de comunicação, integrando departamento, dentre outras melhorias.

Em momentos de crise isso é fundamental, pois as empresas conseguem rever suas rotinas para eliminar o desperdício de recursos, identificar e eliminar processos que não estão dando retorno.

Desse modo as empresas conseguem enfrentar as situações adversas com os menores prejuízos e economia de recursos, podendo realizar novos investimentos e se mantendo competitiva mesmo em um mercado instável.

Finanças de TI: 6 dicas para ter mais controle financeiro.

Como manter o controle financeiro de TI em crises? 

Embora a TI proporcione grandes benefícios para a rotina corporativa, sabemos que a área também exige gastos e investimentos consideráveis, portanto manter o controle financeiro é fundamental em momentos de crise.

Diante disso, evitar o desperdício de recursos é um ponto-chave para manter a tecnologia integrada ao seu ambiente de trabalho sem correr riscos. E isso só é possível por meio do controle financeiro de TI. Veja a seguir como colocá-lo em prática:

Análise do cenário atual

Assim como explicamos neste conteúdo, é fundamental dar uma olhada crítica no cenário atual para identificar o que deve ser analisado. Portanto, o primeiro passo para um controle financeiro de TI efetivo é identificar os problemas externos que estão impactando diretamente a empresa. No momento, temos enfrentado o isolamento social e o trabalho remoto, o que tem refletido diretamente no poder de compra da sociedade e transformado os hábitos de consumo.

Por isso é necessário avaliar a situação e entender como a crise financeira irá impactar as despesas de TI em curto, médio e longo prazo. Sua empresa está precisando investir em novas ferramentas para permitir um home office seguro e ágil aos colaboradores? Tudo isso deve ser considerado nas projeções e análises realizadas.

Avaliação dos recursos atuais

Novas necessidades e demandas estão surgindo com a crise, mas e os custos fixos que a sua empresa já tem? Estão sendo considerados? Coloque na ponta do lápis o orçamento atual, todas as entradas e saídas.

É possível ainda que você identifique todas as forças e fraquezas enfrentadas por sua TI atualmente. Isso é fundamental para avaliar a situação atual da tecnologia de sua empresa. Para lhe ajudar nessa missão, sugerimos que você utilize nosso checklist de forças e fraquezas de TI.

Também é necessário fazer projeções para identificar as tendências de gastos para os próximos meses. Utilize a tecnologia a seu favor para isso, por meio de análises de dados, é possível fazer previsões mais precisas sobre o futuro e garantir um melhor controle financeiro.

Redução de gastos e novas dívidas

As incertezas ainda são grandes, não sabemos quando a quarentena irá acabar e quando as empresas conseguirão se recuperar. Por isso, reduzir gastos e evitar novas dívidas é indispensável.

Detecte quais despesas são supérfluas para o momento e quais processos estão gerando prejuízos para os negócios. Uma excelente opção para reduzir gastos em TI é substituir despesas CAPEX por OPEX.

A crise do coronavírus tem impulsionado as empresas para o trabalho remoto, então por que continuar investindo em equipamentos e na infraestrutura local enquanto é possível aproveitar os benefícios da Nuvem?

Outro ponto importante para ter o controle financeiro de TI é não assumir novas dívidas, pois o cenário econômico ainda é muito incerto e pode ocorrer variações na arrecadação da empresa.

Portanto não é o melhor momento para adquirir novos equipamentos e fazer grandes investimentos. Novamente, a melhor alternativa é optar por recursos em nuvem que auxiliem o aprimoramento do trabalho dos colaboradores.


Renegociação com fornecedores

Provavelmente as demandas de sua empresa mudaram, portanto é fundamental entrar em contato com seus fornecedores para renegociar os serviços contratados e, se possível, combinar novos prazos de pagamento.

Outra dica é não manter relação apenas com um fornecedor. Muitas empresas trabalham com o mesmo parceiro há anos e acabam não enxergando outras oportunidades e ofertas melhores no mercado.

O momento é de crise e portanto, é importante reavaliar os níveis de serviços, atendimento e posicionamento de produtos ofertados e comercializados. Logo, sua empresa deve buscar por opções confiáveis no mercado para não sofrer com contratempos caso o fornecedor habitual não entregue o combinado.

Avaliação de novas oportunidades de faturamento

Em tempos de crise financeira, a queda do faturamento acontece rapidamente, por isso, é importante se focar em encontrar novos meios de aumentar o faturamento de sua empresa.

Há diversas formas de colocar isso em prática, como:

  • Realizar promoções de produtos e serviços que estão parados no estoque;
  • Criar novos canais de distribuição e comunicação para se chegar a mais consumidores;
  • Utilização de chatbots para oferecer um atendimento automatizado, mais ágil e personalizado aos clientes;
  • Oferecer diferenciais em seus serviços para que atrair clientes da concorrência;
  • Se possível, fornecer formas de pagamento mais flexíveis aos consumidores.
Como definir o planejamento estratégico de TI da sua empresa.

Reajustes no planejamento

Quando sua empresa realizou o planejamento para 2020 não estava esperando por um cenário de crise econômica mundial, não é mesmo? Por isso, é necessário fazer reajustes nos planos para se adequar a essa realidade.

Você deve fazer ajustes em todo o planejamento para que ele esteja focado em manter a continuidade dos negócios em momentos de crise. Para isso, elabore novas estratégias que contribuam para a recuperação financeira e liste quais ações podem ser tomadas para o cumprimento dos objetivos do empreendimento.

Além disso, é importar criar novas metas que estejam de acordo com o momento atual. Uma alternativa é utilizar metas SMART que é um método de definição baseado em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Você pode verificar ainda se há necessidade de rever as condições de precificação de seus serviços e produtos, avaliar as possibilidades reais para o seu negócio e elaborar novas estratégias para driblar esse período com os menores prejuízos possíveis.

Manter o controle financeiro de TI em momentos de crise é indispensável para que qualquer empresa consiga manter sua operacionalidade. Portanto, siga as dicas anteriores e não se esqueça, utilize a tecnologia a seu favor! A automatização de processos e os recursos em Nuvem podem contribuir para o ganho de eficiência e produtividade nesse momento tão difícil.

Quer receber mais dicas como estas? Não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber novidades direto em sua caixa de entrada!