A utilização da nuvem para concessionária pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. A CCM, empresa referência em nuvem e infraestrutura de TI para concessionárias, demonstra que a escolha de hospedar o sistema em nuvem traz uma economia de mais de 30% em relação à infra local.

Ficou curioso para saber como isso é possível? Confira o nosso texto e aprenda mais sobre o assunto!

Concessionárias Chevrolet adotam a nuvem

Quais são os custos envolvidos para manter um sistema fora da nuvem? 

Na hora de fazer a escolha sobre onde hospedar o sistema de gestão de sua concessionária, muitos detalhes devem ser levados em consideração. Um deles diz respeito aos custos que tal operação envolve, certo? Logo, listamos, nos tópicos seguintes, quanto é necessário gastar para manter uma infraestrutura local. Acompanhe!

Custo dos servidores

Se você opta por manter uma infraestrutura local, precisa contar com a presença de servidores. Levando-se em consideração que o seu ramo de atuação é a venda de veículos, e não propriamente a tecnologia da informação, provavelmente será necessário adquirir os equipamentos.

Caso já tenha feito uma pesquisa prévia, deve ter percebido que os servidores não custam nada barato, e os que custam não são recomendados para quem pretende evitar problemas de lentidão, por exemplo.

Consumo de energia elétrica

Os servidores funcionarão na sua estrutura física e para guardar todas as informações de sua concessionária, 24 horas por dia e durante toda a semana.

Considerando-se que eles contam com fontes de 750W e consomem, em média, 540KwH por dia, podemos afirmar que eles esquentam bastante, e isso precisa ser controlado. Para isso, você também precisará investir em ar condicionado e mantê-los ligados o tempo inteiro, para evitar o superaquecimento dos servidores.

Logo, concluímos que o impacto na sua conta de energia é bastante significativo, o que pode causar um custo a mais além da aquisição dos equipamentos.

Custo de softwares

Ao manter uma infraestrutura local, você também precisa preocupar-se com a compra de softwares de gestão, que serão utilizados exclusivamente para guardar as informações de seu negócio, o que, com certeza, encarecerá bastante o preço final.

Por outro lado, ao optar pela nuvem para concessionária administrada pela CCM, esse custo, além de ser diluído em mensalidades, também é partilhado com outras empresas que dividem a estrutura.

Custos periféricos

Até o momento, nós apenas citamos os gastos diretos que você terá ao arcar com uma infraestrutura local. Mas também é preciso colocar na ponta do lápis os custos periféricos que ela acarreta, como switches dedicados aos ambientes dos servidores, nobreaks, entre outros.


Quais são os benefícios da nuvem para concessionárias?

Você já deve ter entendido que manter uma infraestrutura local gera muitos custos que podem ser evitados. Mas, além do impacto financeiro, há outros benefícios que a nuvem para concessionária pode oferecer. Listamos alguns deles a seguir.

Flexibilização dos serviços

Se você mantém uma infraestrutura local de TI, sabe que ela precisa ser ajustada de tempos em tempos, principalmente para acompanhar o crescimento da sua operação. Servidores, por exemplo, perdem a garantia, ficam obsoletos e exigem manutenção.

Ao investir na nuvem para concessionária, você consegue ter muito mais flexibilidade, uma vez que ela se adapta com mais facilidade às suas necessidades tecnológicas. Um exemplo disso é a situação que vivemos com a pandemia causada pelo COVID-19. As empresas que contavam com um sistema de cloud computing, por exemplo, conseguiram transformar toda a sua operação em home office com muito mais facilidade do que os negócios que não permitem o acesso às suas informações remotamente.

Facilidade para acessar dados internos

A nuvem para concessionárias facilita o acesso a dados internos e de todos os lugares. Com o sistema remoto, o gestor tem a possibilidade de ter, em apenas um lugar, informações referentes a pagamento, clientes, contatos, à entrega de demandas e outros assuntos que achar necessário.

Como ampliar o controle de usuários

Melhora a produtividade

Contar com um sistema armazenado na nuvem permite que o gestor não se preocupe mais com questões meramente operacionais, ainda mais se contar com a assessoria da CCM. Dessa maneira, é possível voltar todo o foco para a parte administrativa e de relacionamento com os clientes.

Além disso, como já dissemos, a nuvem permite maior acesso aos dados da concessionária, o que também pode eliminar erros e perda de informações por ausência de backups ou por falhas humanas.

Aumento na segurança

Investir na nuvem para concessionária também aumenta a segurança dos seus dados, uma vez que, ao contrário do que muitos pensam, ela não é mais suscetível a ameaças do que outros sistemas.

Um dos principais benefícios de contar com a assessoria da CCM, por exemplo, é que nós cuidamos de tudo isso para você, investindo em equipamentos de ponta, como storages e softwares de virtualização, sempre revisados e atualizados. Adicionamos camadas de segurança em toda a operação e a realização de backups constantes, para, em caso de tentativa de ciberataques, o cliente não perca seus dados.


Como migrar o sistema para nuvem?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona e qual a importância de investir em uma nuvem para concessionária, vamos contar como fazer para migrar a sua operação, certo?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é a importância de contratar uma equipe especializada no assunto para que seja oferecido todo o suporte necessário. Se a sua concessionária já conta com uma infraestrutura local, a CCM realizará uma auditoria a fim de reconhecer todo o ambiente, entender as necessidades do seu negócio, a capacidade necessária para suportar a apuração, além de analisar quais são os equipamentos que você já tem e que podem ser aproveitados.

Após o levantamento inicial, serão, então, definidos os processos que serão migrados. Para tanto, é necessário avaliar a finalidade das aplicações e suas características. A nuvem, como nós já dissemos, apresenta bastante flexibilidade, porém também é importante ressaltar a presença de algumas aplicações e alguns sistemas que funcionam melhor localmente. Como saber disso? Por meio da presença de especialistas no assunto.

O que pensar antes da migração de TI para nuvem?


Quem já optou pela migração para o sistema na nuvem para concessionária?

As empresas estão, cada vez mais, descobrindo as facilidades e vantagens que a migração do sistema de gestão para a nuvem traz para o negócio. Um dos nossos exemplos é o da Veibras: uma concessionária da Chevrolet, localizada nas cidades de São José dos Campos e Caraguatatuba, no estado de São Paulo.

A nuvem proporcionou, além da economia financeira, a diminuição no desgaste emocional dos gestores, ao ter a certeza de que contam com um suporte ágil e de confiança. Com isso, os benefícios são sentidos na performance profissional, pois, com a ausência das preocupações operacionais, é possível focar em gestão, administração, relacionamento com os clientes e ampliação das atividades comerciais.

Caso você seja um usuário de algum sistema e esteja em processo de mudança, saiba que a maioria das empresas que optaram por essa migração tem utilizado a Nuvem da CCM – empresa líder em eficiência de TI para concessionárias – como a forma mais econômica e rápida de realizar a mudança com baixo custo e uma experiência muito mais tranquila. 

Portanto, para quem quer eliminar a preocupação com a infraestrutura local, a possibilidade de acontecer acidentes físicos, como enchente ou um blackout, e, consequentemente, aumentar a produtividade de toda a sua equipe, a nuvem para concessionária é um ótimo investimento.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo!

Leia também: